está aqui: home > blog da arca de noé vivapets > o fórum e a moderação

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

Blog Da Arca De Noé Vivapets

Adionar a página aos Favoritos 
O Fórum e a moderação
 No tópico anterior foram abordados alguns temas importantes sobre a utilização do fórum. Crio este tópico para esclarecer pontos importantes relacionados com a moderação e aqui deverão ser colocados todos os comentários relacionados.

Começando pelo mais básico:

Foram criadas um conjunto de regras e normas de conduta que todos os que participam neste fórum aceitaram. Estas regras foram pensadas para que a comunidade possa funcionar de forma equilibrada. Não ler as regras ou ignorar algum ponto especifico porque não é conveniente em determinado contexto não absolve ninguém de as cumprir.

No final do texto refere-se explicitamente:
“Se não concordar com estas regras de utilização por favor não utilize os fóruns Vivapets Arca de Noé.” Este ponto não é um asterisco ou um pormenor, é fundamental que seja respeitado e um direito para quem não se revê nessas regras.

A Arca de Noé não é um sistema político ou uma nação, não é uma “democracia” ou “ditadura”, é simplesmente um serviço do qual usufruem gratuitamente e tem de ser encarado como um privilegio não como um direito.

Dito isto é feito o máximo de esforço por todos os que aqui trabalham para a gerir de forma equilibrada, ter flexibilidade (para quem a mostrou merecer) e evitar eventuais erros (que também poderão acontecer).

Os tópicos sobre a moderação:

Colocar tópicos com criticas à moderação não é permitido. Não é uma regra de capricho (nenhuma delas é), tem fundamento em bom senso e objectivos bastante pragmáticos.

Acreditamos que a maioria dos utilizadores se queira exprimir porque valoriza a comunidade e tenha boas intenções. Infelizmente o fórum não é local que se preste a este tipo de discussão sobre moderação. Caso não concordem com algo existe sempre o canal adequado para nos contactarem e obterem resposta.
Todas as opiniões são lidas e tomadas em conta e caso seja necessário alguma alteração ou correcção a mesma será feita pela Arca de Noé. Tudo o resto acaba por entrar numa espiral descendente para a qual são arrastados também membros que não têm a visão completa do que se passa.

Outro ponto a ter em mente, a Arca de Noé tem perto de 100.000 utilizadores registados e mais de 250.000 visitantes mensais. Com este nível de tráfego atrai inevitavelmente alguns visitantes cuja motivação não é a de usufruir do serviço de forma legitima, por puro vandalismo ou outros objectivos menos claros às quais todas as comunidades de grande tráfego e algum sucesso estão expostas.

Permitir certo tipo de tópicos é uma porta aberta a ser prontamente explorada para tentar espalhar o caos, muitas vezes com comentários descabidos que na impossibilidade de resposta passam incólumes.

O Blog:

Por essa razão alguns temas terão que ser discutidos num local centralizado e num ambiente onde tudo esteja contextualizado – o Blog. Aqui todos podem ler, expressar-se, e obter feedback nosso.

Existem assim três formas de criticar algo e obter resposta ou manifestar o vosso desagrado, a 1ª delas disponível publicamente para que todos possam consultar e opinar:

1 – Comentar o blog
2 – Contactar algum dos membros da equipa
3 – Deixar de utilizar o serviço

Para os membros mais antigos:

O vosso contributo e presença é, naturalmente, muito valorizada. Cada um terá conhecimentos e experiência preciosa para partilhar e esclarecer os outros utilizadores, acompanharam o projecto desde sempre, participam activamente e dão muitas vezes o mote e imprimem dinâmica ao fórum. Eu conheço bem muitos de vocês.
Com a evolução do projecto esperamos ter cada vez mais tempo e recursos para interagir directamente com todos com maior frequência, responder e implementar sugestões de melhorias em tempo útil entre outros.

Mas a forma de funcionamento e regras gerais são aplicáveis a todos.  Quem quer fazer a diferença e gosta de cá estar saberá respeitá-las, especialmente quando tem várias formas  de se fazer ouvir.

Finalizando:

Sabemos que alguns utilizadores ficariam muito contentes se a Arca de Noé deixasse de existir. Sabemos que muitos, muitos mais ficariam tristes por a perder. É por estes que trabalhamos tanto.

A forma como desenvolvemos e gerimos o site será sempre reflectida no sucesso que tem. Os utilizadores são naturalmente quem dita o seu sucesso ou insucesso. Fazemos um bom trabalho, as pessoas gostam, por cá ficam e o projecto cresce. Não fazemos um bom trabalho e o projecto não terá sucesso. Até á data, apesar dos problemas e limitações, o trabalho tem sido valorizado.

Aguardo os vossos comentários, os tópicos do fórum a que diz respeito esta entrada serão apagados.
sobre mim
ARCA DE NOÉ
VIVAPETS
A comunidade para todos os amantes de animais de estimação
20
posts
156
comentários
arquivo
entradas recentes:
05.06 : Uma nova era
arquivo completo:
2012 : Junho
2012 : Março
2010 : Outubro
2010 : Fevereiro
2008 : Setembro
2008 : Fevereiro
2007 : Novembro
2007 : Agosto
2007 : Julho
2007 : Junho


Comentários (18)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
15.11
yuska disse:
Parabéns à equipa, vi o comentário na RTP 1 e fiquei babada, não só por ser membro da Arca, mas também pelo vosso esforço ter sido distinguido pela CNN. Afinal os Portugueses quando querem até são bons. Força.
06.09
marcos disse:
O vosso ponto de vista está aqui publicado.  

A Arca de Noé passou por um período bastante difícil e a capacidade de acompanhamento do site esteve longe do nível desejável. É obvio, nunca o negamos nem temos qualquer problema em o referir. Teve que ser feita uma opção na forma como se iriam utilizar os recursos disponíveis, a aposta foi feita em construir algo de realmente inovador, melhor e mais completo.

O passado não é carta branca nem justificação para comportamentos deste género. A estrutura actual é diferente e mais robusta, é afinal a que referem que faltou no passado. Quem acompanha vai intervir quando necessário e quem utiliza a Arca de Noé deverá ter isto em mente, membros novos ou antigos.
Em caso de falha nossa, contactem-nos e obterão resposta. Utilizem os canais que estão pensados para dar apoio de uma forma sustentada, mensagens privadas para moderadores ou página de contactos do site. O chat por exemplo, não é um canal indicado para o efeito.

A participação mais activa da equipa no fórum não é possível de momento. O trabalho tem que ser dividido por inúmeras tarefas e o projecto não é sustentável de outra forma. As expectativas devem ser razoáveis e reguladas de acordo com tudo o que é oferecido no site.
A estrutura de suporte foi melhorada e continuará a ser reforçada cada vez mais para corresponder melhor às expectativas de todos.

Os membros que foram bloqueados  foram-no por violações graves e repetidas das regras, normas de utilização deste fórum e regras de civismo básicas. Não foi por “palavras mais duras” ou por um tópico ou uma mensagem de reclamação ou outros motivos benignos.
Foi aplicada a devida tolerância e a abertura necessária para ouvir, foi comunicado onde poderiam exprimir o desagrado, ninguém foi bloqueado sumariamente como alguns referem, muitos contactos foram feitos via pm.  Infelizmente essa tolerância apenas foi aproveitada para continuar a publicar tópicos e mensagens cada vez mais degradantes.

O equilíbrio entre um clima de diálogo aberto e “vibrante”, acomodando vários tipos de personalidade, formas de estar e interesses é o que deve imperar.  Caso ultrapasse a linha para o campo do insulto, agressividade excessiva ou outra motivo explicitamente referido nas regras, ai interviremos.  

O feedback dos utilizadores influência o caminho que se toma no desenvolvimento do site. Mas não da forma como foi expresso neste caso especifico.

Quem tiver comentários ou dúvidas adicionais sobre este tópico - que não tenham já aqui sido abordadas - poderá contactar-me para obter mais esclarecimentos.  
06.09
I_Pereira disse:
Isto é uma cópia do texto que meti num tópico do forum, e pelo que a moderação tem dito ultimamente, agora estará a ser escrito pelos canais apropriados: Esta é a vitória dos afectados pelo "complexo de beija-flôr", daqueles que não aceitam ser corrigidos, daqueles que pedem ajuda e opiniões mas só aceitam aquilo que querem ouvir, caso contrário amuam e os outros passam a arrogantes e gente com mania de donos da verdade :rolleyes: Estas mesmas pessoas que se tivessem ouvido os veteranos mauzões tinham aprendido e muito. Foram estes mesmos mauzões que me receberam na ignorância do meu 1º tópico, que também não foi a melhor por me terem confundido com clone, alguns desses mesmos mauzões que já conheci pessoalmente e me dou bem com eles, e não foi preciso muito para perceber o porquê de certas reacções aqui no forum. Com estes mesmos mauzões aprendi a ser menos ignorante, aprendi muito, que também me permitiu ajudar em algumas situações. É que o dito pelos mauzões, com mais ou menos floreados e palavras bonitinhas, arrogantemente ou não, directos ao assunto, no que eles escreveram há conteúdo, há algo a aproveitar! ;) Mas muitas vezes as respostas que caem bem, mesmo não tendo nada de jeito, são aquelas todas educadinhas e fofinhas, passando esses que não escrevem nada por "os porreiros da arca" :rolleyes: Quantas situações de risco não terão sido evitadas pelas respostas ríspidas de quem sabe? Quantos maus conselhos dados inocentemente não terão sido desmentidos e esclarecidos? Também não demorei muito tempo a presenciar situações de clones só para destabilizar, ou pior, para difamar e espalhar boatos graves sem que nada fosse feito! Com este post pouco mais disse do que já foi dito, apenas inclui um pouco da minha experiência pessoal, e apenas outro entre muitos que fica triste pelos verdadeiros grandes da arca se irem afastando. A ver vamos no que isto vai dar... Li mais que uma vez a moderação a avisar que comentários sobre a mesma só no blog, mas não posso evitar dizer, sinceramente, tenham um bocado de senso quando actuam, sejam mais participativos na medida do possivel (isto também vos ia ajudar a actuar correctamente quando fosse preciso, acho eu), e não só com respostas mecanizadas ;) Só para finalizar não vou estar a dizer que hoje não me fazia diferença ser banido, porque a mim iria fazer. Foi aqui que me iniciei, com este nick. Temos também os albuns dos nossos animais, o nosso conteúdo pessoal (pms por exemplo), o que um ban imprevisto impossibilita aceder, de outras pessoas nos contactar (não adivinham o registo seguinte, e isto caso seja criado) ou mesmo informação útil ou contactos guardados nas pm. Por acaso o uso que lhes dou não é o mais regular, mas há muitos casos que é sim. Pensem nisso ;)
05.09
leoa_nova_ disse:
É sempre a mesma coisa, este site é preso por ter cão e por não ter. Quando estava na clix, toda a gente perguntava onde andava a moderação, agora que está como deve ser, queixam-se... Não pensavam que lhes iria bater à porta.
05.09
sesta disse:
e por vezes humilhar, quem apenas quer conviver e partilhar o seu gosto pelos animais. segundo, quero aqui dizer que não estou de acordo com o que o dinodane escreveu no forum, onde pediam para eu não sair e com as palavras do snoopy6 que também lá escreveu. Peço desculpa por alguma atitude menos razoavel da minha parte .
05.09
sesta disse:
Boa noite Marcos Acho que lhe devo uma explicação e vou ser bastante simples a dá-la. Primeiro quero dizer que estou completamente de acordo consigo em tudo o que escreveu no blog, talvez assim compreenda porque retirei já uns petsites, e a minha decisão em sair da arca. Aceito criticas construtivas, mensagens e tudo o mais, não aceito é que algumas pessoas só saibam criticar
05.09
fang disse:
Vamos lá ver se isto é aceite... Estava para fazer um grande discurso (e sinceramente, também estive para não dizer nada...), mas, para alem de ter um "nó" no estomago, já praticamente tudo foi dito (basta consultar os tópicos bloqueados). Gostaria apenas de dar uma satisfação aos users (acho que merecem), especialmente aqueles que me acompanham neste fórum ao longo de 6 anos e tal, forum este que deu, entre variada conversa fútil e "fantochada", [b]muita discussão com "sumo". [/b]Discussões calmas e discussões muito acesas, mas discussões onde [b]aprendi muito[/b] e debitei alguns conhecimentos. Face aos ultimos acontecimentos (onde parece que o bom senso não impera por parte da administração) e à tomada de consciencia da minha parte em relação ao rumo deste site ( onde conta o clique e não a qualidade da informação/participação ), vejo-me obrigado, por uma questão de princípios, a abandonar por tempo indeterminado a minha participação nestes fóruns (quanto ao resto dos serviços deste site, ainda estou a ponderar...). [b]Por isso, meus amigos, não estranhem o meu silencio.[/b] Resta-me agradecer a TODOS (mas sobretudo aos que comigo estiveram aqui desde o início - onde as regras não eram o que são - todas as conversas e discussões com substância, com as quais muito aprendi, algo ensinei, mas sobretudo me fizeram pensar, meditar, puxar pelos neurónios e sobretudo colocar-me no lugar de outras pessoas com problemas que não os meus, no que de animais diz respeito!!. Obrigado a TODOS !!! Parafraseando a Sealords: Vemo-nos por aí!! (seja pessoalmente ou virtualmente). E quem sabe, talvez aqui na arca, pois a esperança é a última a morrer...
04.09
dinodane disse:
Não posso deixar de manifestar o meu desagrado pelas expulsões recentes de membros válidos. Reportei recentemente dois novos users que injuriaram e ofenderam toda a gente no chat e... eis que ambos ainda têm cá o registo... Não me cabe a mim decidir quem deve usufruir do "privilégio" de pertencer à comunidade mas assiste-me o direito de deixar de participar.
04.09
jcsousa disse:
Gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre a actuação dos moderadores da arca e sobre o tema em questão: -houve tempos em que todos nos queixávamos de que a moderação na arca era inexistente; -hoje, pelos vistos, as queixqas têm um sentido contrário - a moderação peca por excesso... Em minha opinião o forum só ganha com uma moderação atenta, coerente e ela mesmo "moderada". Atenta, não tem estado, infelizmente - já reportei vários tópicos antes de responder a certas provocações e não obtive resposta, pelo que me senti autorizado a responder no mesmo tom a determinados foristas. Acho que os vários tópicos deveriam merecer dos moderadores um acompanhamento mais assíduo por forma a detectar à nascença posts que podem fazer derivar os debates para registos menos próprios. Coerente, também me parece que a moderação não tem sido: bloqueiam-se agora nicks de vários foristas, bem como vários tópicos, porque está em causa o trabalho da moderação, mas não se bloqueiam outros em igualmente são desrespeitadas outras regras da utilização do forum. Equidade e coerência é o que se pede. Por outro lado, uma actuação "moderada" por parte da moderação, deveria reconhecer aos foristas "punidos" com bloqueios de topicos pelo menos o direito de serem informados via pm dos motivos de tais bloqueios. Já tive alguns tópicos bloqueados e não me deram qualquer satisfação, o que não me parece correcto. Finalmente, e a fazer fé no que foi postado em vários tópicos, não percebo porque é que os moderadores não moderam ao fim de semana... isto permite introduzir de 6ª a domingo uma série de barbaridades que só serão apagadas na 2ª feira... então para quê falar em rigor? Não sei se vocêds são pagos para moderar ou não, nem me interessa, mas se querem moderar não podem deixar os fins de semana para a rebaldaria... mas talvez esse seja um assunto da responsabilidade da gestão do portal, de qualquer modo seria importante saber ao certo se ao fim de semana vocês estão mesmo de folga... Concordo com a moderação em que aqui não deve haver foristas de primeira nem foristas de segunda, por muito expert (ou pseudo-expert) que possa ser cada um dos nicks agora bloqueados... Todos devem merecer o mesmo tratamento, e as regras de jogo devem ser iguais para todos, sejam eles quiduxos ou fofuxos. E todos, na minha opinião, devem mercer a justificação dos actos da moderação que, pelo que vejo, não foi dada. Cumprimentos José Carlos
04.09
MDogster disse:
marcos, mensagens publicadas após escrutínio e aprovação prévia, não é grande mérito... Queria apenas relembrar que a polémica se iniciou com a crítica, por alguns membros, à actuação da moderação ao enviar tópicos para o subfórum "Moved", de onde, passado pouco tempo, desapareciam sem deixar rasto. Tópicos esses que, a par de algumas picardias de somenos ou de uma ou outra interpelação menos correcta, continham informações de grande relevância para os temas abordados. A título de exemplo, lembro-me de um tópico relativo a um cão que sofria de uma “infestação de insectos” para o que alguém recomendou a aplicação do Ivomec… Foi esse modo de actuação que foi questionado. Tivesse, na altura, existido o bom senso de uma resposta "personalizada", que não fosse a remessão para as regras do fórum e os sistemáticos bloqueios com a alusão aos "canais apropriados", como se de uma gravação se tratasse, e certamente não teríamos assistido a esta escalada de descontentamento. Não me parece que fosse assim tão degradante reconhecer ter existido algum excesso de zelo, que me parece mais do que óbvio quando são aleatoriamente destruídas informações de inegável valia. Assim, o que esta recusa em debater o assunto abertamente, no local onde o mesmo teve origem, tem vindo a conseguir, é o afastamento de membros sem os quais este fórum se torna incomparavelmente mais pobre. Como alguém disse anteriormente, são os membros que fazem o fórum e não o oposto...
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch