Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

Blog Da Arca De Noé Vivapets

Adionar a página aos Favoritos 

Arquivo para Agosto 2007

O Fórum e a moderação
 No tópico anterior foram abordados alguns temas importantes sobre a utilização do fórum. Crio este tópico para esclarecer pontos importantes relacionados com a moderação e aqui deverão ser colocados todos os comentários relacionados.

Começando pelo mais básico:

Foram criadas um conjunto de regras e normas de conduta que todos os que participam neste fórum aceitaram. Estas regras foram pensadas para que a comunidade possa funcionar de forma equilibrada. Não ler as regras ou ignorar algum ponto especifico porque não é conveniente em determinado contexto não absolve ninguém de as cumprir.

No final do texto refere-se explicitamente:
“Se não concordar com estas regras de utilização por favor não utilize os fóruns Vivapets Arca de Noé.” Este ponto não é um asterisco ou um pormenor, é fundamental que seja respeitado e um direito para quem não se revê nessas regras.

A Arca de Noé não é um sistema político ou uma nação, não é uma “democracia” ou “ditadura”, é simplesmente um serviço do qual usufruem gratuitamente e tem de ser encarado como um privilegio não como um direito.

Dito isto é feito o máximo de esforço por todos os que aqui trabalham para a gerir de forma equilibrada, ter flexibilidade (para quem a mostrou merecer) e evitar eventuais erros (que também poderão acontecer).

Os tópicos sobre a moderação:

Colocar tópicos com criticas à moderação não é permitido. Não é uma regra de capricho (nenhuma delas é), tem fundamento em bom senso e objectivos bastante pragmáticos.

Acreditamos que a maioria dos utilizadores se queira exprimir porque valoriza a comunidade e tenha boas intenções. Infelizmente o fórum não é local que se preste a este tipo de discussão sobre moderação. Caso não concordem com algo existe sempre o canal adequado para nos contactarem e obterem resposta.
Todas as opiniões são lidas e tomadas em conta e caso seja necessário alguma alteração ou correcção a mesma será feita pela Arca de Noé. Tudo o resto acaba por entrar numa espiral descendente para a qual são arrastados também membros que não têm a visão completa do que se passa.

Outro ponto a ter em mente, a Arca de Noé tem perto de 100.000 utilizadores registados e mais de 250.000 visitantes mensais. Com este nível de tráfego atrai inevitavelmente alguns visitantes cuja motivação não é a de usufruir do serviço de forma legitima, por puro vandalismo ou outros objectivos menos claros às quais todas as comunidades de grande tráfego e algum sucesso estão expostas.

Permitir certo tipo de tópicos é uma porta aberta a ser prontamente explorada para tentar espalhar o caos, muitas vezes com comentários descabidos que na impossibilidade de resposta passam incólumes.

O Blog:

Por essa razão alguns temas terão que ser discutidos num local centralizado e num ambiente onde tudo esteja contextualizado – o Blog. Aqui todos podem ler, expressar-se, e obter feedback nosso.

Existem assim três formas de criticar algo e obter resposta ou manifestar o vosso desagrado, a 1ª delas disponível publicamente para que todos possam consultar e opinar:

1 – Comentar o blog
2 – Contactar algum dos membros da equipa
3 – Deixar de utilizar o serviço

Para os membros mais antigos:

O vosso contributo e presença é, naturalmente, muito valorizada. Cada um terá conhecimentos e experiência preciosa para partilhar e esclarecer os outros utilizadores, acompanharam o projecto desde sempre, participam activamente e dão muitas vezes o mote e imprimem dinâmica ao fórum. Eu conheço bem muitos de vocês.
Com a evolução do projecto esperamos ter cada vez mais tempo e recursos para interagir directamente com todos com maior frequência, responder e implementar sugestões de melhorias em tempo útil entre outros.

Mas a forma de funcionamento e regras gerais são aplicáveis a todos.  Quem quer fazer a diferença e gosta de cá estar saberá respeitá-las, especialmente quando tem várias formas  de se fazer ouvir.

Finalizando:

Sabemos que alguns utilizadores ficariam muito contentes se a Arca de Noé deixasse de existir. Sabemos que muitos, muitos mais ficariam tristes por a perder. É por estes que trabalhamos tanto.

A forma como desenvolvemos e gerimos o site será sempre reflectida no sucesso que tem. Os utilizadores são naturalmente quem dita o seu sucesso ou insucesso. Fazemos um bom trabalho, as pessoas gostam, por cá ficam e o projecto cresce. Não fazemos um bom trabalho e o projecto não terá sucesso. Até á data, apesar dos problemas e limitações, o trabalho tem sido valorizado.

Aguardo os vossos comentários, os tópicos do fórum a que diz respeito esta entrada serão apagados.
Novidades: Panorama! e nova secção Cavalos

O Panorama! é uma janela em tempo real para o mundo Arca de Noé! Através do Panorama! podem seguir todas as acções que estão a acontecer na nossa comunidade, nesse preciso instante, de mimos a prémios trocados, amizades, comentários até fotos entre outros.

A janela está disponível na página principal da Arca e na secção onde ficam guardados os últimos eventos. Uma forma divertida de “sentir o pulso” da Arca...

Adicionamos também uma nova categoria para “Cavalos”, uma secção pedida por muitos e que vai dar “casa” a vários petsites e a todos os amantes deste nobre animal. Como em todas as outras todos podem contribuir com sugestões para actualização ou expansão das raças existentes.

Como sempre aguardamos os vossos comentários sobre as novidades.

Informação importante para os frequentadores do fórum
Face a algumas situações verificadas em tópicos recentes seguem algumas informações importantes para os utilizadores do fórum.

1 -
Instalou-se em alguns tópicos e entre alguns utilizadores um ambiente de “batalha campal” para o qual a tolerância será zero.

Guerras entre membros ou criação de “clãs” não têm lugar aqui. Por favor resolvam as vossas diferenças utilizando o canal de mensagens privadas ou, caso não o pretendam, simplesmente não comuniquem entre si. A Arca de Noé é muito grande e há espaço para todos.

2 -
Dos utilizadores que possuem mais experiência e conhecimentos (quer de utilização do fórum quer sobre determinada temática), espera-se que recebam e aconselhem os membros menos experientes. Caso uma pergunta de um membro lhes pareça disparatada ou repetitiva é sempre mais útil uma resposta pedagógica ou simplesmente absterem-se de responder.

Apontar erros ou criticar alguma observação será normal e muitas vezes necessário, o que não é normal é a agressividade patente e imediata com que isso é feito por alguns utilizadores. Isso não é o espirito do fórum e quem assim procede aqui não tem lugar.

Lembrem-se que por detrás de qualquer destas questões está muitas vezes um animal que poderá beneficiar de uma resposta mais construtiva.

3 -
Aos membros em geral e aos recém-chegados em particular
Deverão consultar o fórum de boas vindas e ler as regras de utilização com atenção. Devem sempre efectuar primeiro uma pesquisa antes de colocarem uma questão no fórum. Existe uma base de informação muito grande e é provável que a questão já tenha sido abordada e respondida várias vezes.

Respostas agressivas ou ofensivas a uma critica ou correcção feita de forma educada não são toleradas. Quem não sabe lidar com criticas não deverá frequentar este fórum que é naturalmente de conversação e onde diferenças de opinião surgirão inevitavelmente.


É também importante relembrar que tópicos ou membros que julguem estar em violação das regras deverão ser reportados à moderação. Não piore a situação respondendo (muitas vezes igualmente com insultos), tentando determinar que tópicos deverão ser fechados ou que membros deverão ser bloqueados. Esse é o trabalho da equipa da Arca de Noé.

Todos os tópicos em questão foram analisados e as devidas medidas serão tomadas de acordo com as regras de utilização. Dependendo da gravidade a conta poderá ser bloqueada temporariamente ou definitivamente.

De resto leiam por favor as regras para relembrar o espirito que aqui deve imperar.

Obrigado




Destaque Arca de Noé na RTP1!
 A Arca de Noé Vivapets continua a dar que falar, desta vez sendo alvo de destaque na RTP1.

A reportagem foi para o ar no Jornal da tarde de domingo, 20 de Agosto 2007, para quem não viu aqui está o vídeo online:



Pode também ser visto clicando no link abaixo:
http://videos.sapo.pt/uM26nWBLJazMTsBVP2Nh
Arca de Noé coloca Portugal no mapa
A Arca de Noé Vivapets foi considerada pela revista Business 2.0 como um dos 30 projectos não Norte-americanos mais promissores a nível mundial! A Memória Visual é a única empresa portuguesa a figurar neste top. Na lista figuram também uma empresa brasileira e o popular projecto Joost.

A revista Business 2.0 faz parte do grupo Time Warner juntamente com a Fortune e Time Magazine sendo uma das publicações de referência na área da nova economia.

Esta noticia é o tema de capa da última edição (agosto) podendo também ser encontrado online no site da revista em:

http://money.cnn.com/galleries/2007/biz2/0707/gallery.web_world.biz2/...
sobre mim
ARCA DE NOÉ
VIVAPETS
A comunidade para todos os amantes de animais de estimação
20
posts
156
comentários
arquivo
entradas recentes:
05.06 : Uma nova era
arquivo completo:
2012 : Junho
2012 : Março
2010 : Outubro
2010 : Fevereiro
2008 : Setembro
2008 : Fevereiro
2007 : Novembro
2007 : Agosto
2007 : Julho
2007 : Junho


rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch