Dúvida - animal com chip

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Responder
kifg
Mensagens: 7
Registado: quarta abr 29, 2015 9:30 am

quarta abr 29, 2015 9:40 am

Olá,

Registei me neste forum porque tenho uma dúvida, que é mais uma inconformidade.
Há +/- 7 meses encontrei um cão na minha porta, não o podia deixar na rua... Dei lhe cama, comida e uma ida ao vet... Ele estava bem, assustado e tinha marca de coleira mas não tinha nada...
Verificou-se que tem chip, contatei a Sicafe para saber os dados do dono.
O que descobri:
- tinha sido registado há menos de 1 mes
- vivia a 20 km da zona onde o encontrei (do outro lado do rio Douro)
- nome, morada e tlm da 'detentora'

Tentei ligar por várias vezes e dava fora de serviço ou ninguem atendia. Falei com o canil onde foi registado e mandaram me ir lá entregar o animal, e disseram que se calhar se ninguem procura-se o animal eu poderia adota-lo. Mas depois de alguma pesquisa vi que era um canil de abate e com tão má fama que me deu medo entregar o animal.

Falei com o canil da zona onde o encontrei e disseram para não entregar o cão no canil, que ele estava melhor comigo e que eu aguarda-se o contato do canil (caso a sra o fosse procurar), pois eu mandei fotos para os canis e avisei a SICAFE.

Também me informaram que em 6 meses de espera eu poderia adotar imediatamente o cão... Mas hoje dizem me para mandar carta à sra a pedir um papel assinado por ela a doar-me o cão.

Compreendo que se deve contatar a 'detentora' mas não compreendo porque é que caso ela queira o animal o deva devolver quando não há provas que ela o tenha procurado.....

Este assunto está a consumir-me... E necessitava de desabafar...

Obrigada
zebrazul
Membro
Mensagens: 152
Registado: quarta out 29, 2008 3:13 pm

terça mai 05, 2015 10:37 am

Bom dia,
Verifique no site www.encontra-me.org se existe algum anúncio de animal desaparecido. Pode também colocar anúncio de animal encontrado para o menino que tem em casa. A "detentora" pode estar à procura por outras vias.
Bem haja por ter recolhido o menino
kifg
Mensagens: 7
Registado: quarta abr 29, 2015 9:30 am

terça mai 05, 2015 10:40 am

zebrazul Escreveu:Bom dia,
Verifique no site www.encontra-me.org se existe algum anúncio de animal desaparecido. Pode também colocar anúncio de animal encontrado para o menino que tem em casa. A "detentora" pode estar à procura por outras vias.
Bem haja por ter recolhido o menino
Bom dia, eu coloquei no encontra-me.org e pesquisei...
Coloquei no canil da zona de residência da detentora e no canil da zona onde encontrei o animal.
Coloquei no Facebook
Enviei para a SICAFE e SEPNA

Só me faltou bater na porta dela...
Liguei lhe, mas não atendeu nem devolvei.. Não liguei apenas 1 vez, mas várias, horas diferentes...
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta mai 06, 2015 4:03 pm

Se sabe quem é o dono, tente falar com ele ou por telefone ou presencialmente. Se não o quiser fazer, pode entrar em contacto com as autoridades locais e pedir que falem com os donos.
Claro, que se os donos o querem de volta é obrigado/a a entregar, pq o animal não é seu. Tem direito a reaver o dinheiro que gastou.
Se os donos não quiserem o animal e a forista pretende ficar com ele, fica logo a saber e poderá tratar de mudar o chip para seu nome.

Parabéns por ter tratado dele e boa sorte.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
kifg
Mensagens: 7
Registado: quarta abr 29, 2015 9:30 am

quarta mai 06, 2015 4:07 pm

Aletheia Escreveu:Se sabe quem é o dono, tente falar com ele ou por telefone ou presencialmente. Se não o quiser fazer, pode entrar em contacto com as autoridades locais e pedir que falem com os donos.
Claro, que se os donos o querem de volta é obrigado/a a entregar, pq o animal não é seu. Tem direito a reaver o dinheiro que gastou.
Se os donos não quiserem o animal e a forista pretende ficar com ele, fica logo a saber e poderá tratar de mudar o chip para seu nome.

Parabéns por ter tratado dele e boa sorte.
Boa tarde,

Neste momento aguardo resposta da carta que enviei. A minha questão é: 'o que fazer se ela não responde?'

Obrigada
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quinta mai 07, 2015 5:49 am

kifg Escreveu:
Aletheia Escreveu:Se sabe quem é o dono, tente falar com ele ou por telefone ou presencialmente. Se não o quiser fazer, pode entrar em contacto com as autoridades locais e pedir que falem com os donos.
Claro, que se os donos o querem de volta é obrigado/a a entregar, pq o animal não é seu. Tem direito a reaver o dinheiro que gastou.
Se os donos não quiserem o animal e a forista pretende ficar com ele, fica logo a saber e poderá tratar de mudar o chip para seu nome.

Parabéns por ter tratado dele e boa sorte.
Boa tarde,

Neste momento aguardo resposta da carta que enviei. A minha questão é: 'o que fazer se ela não responde?'

Obrigada
Pode sempre ir à um posto da PSP dizer que encontrou esse animal e pedir aos agentes que falem com ela. Assim, tem a certeza que a pessoa sabe que o animal foi encontrado, se encontra na sua posse e que tentou devolver ao dono. A partir daqui, se os "donos" não fizerem nada, penso (informe-se com a PSP) pode considerar o animal seu.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”