Gata doméstica com possível trauma (urgente)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
FranciscaAA
Mensagens: 1
Registado: terça set 13, 2016 11:13 pm

terça set 13, 2016 11:32 pm

Boa noite,

Tenho uma gatinha com 4 anos que sempre viveu dentro de casa, porque ela própria odeia sair à rua. Desde pequena que ela nunca foi muito meiga com hóspedes mas para os donos sempre foi calma, nunca deu problemas nenhuns nem nunca magoou ninguém. No entanto, há cerca de de 2 meses ela estava a brincar com um saco e não sei como assustou-se com aquilo inclusive urinou o chão (coisa que nunca tinha feito). Nesse dia ficou extremamente agressiva e não deixava que ninguém se aproximasse ou ela própria ia para onde os donos estavam e começava a emitir sons agressivos e a tentar atacar os chinelos da minha tia que em conjunto comigo trata da gata. Foi um dia horrível porque estava praticamente refém da gata até que a consegui fechar numa divisão da casa. Ao fim desse dia voltou ao normal, durante o dia dorme e está com os donos tranquilamente e deixa fazer festas e caricias. No último mês esteve sempre calma e meiga. Hoje, quando a minha tia usava certo tipo de calçado dentro de casa ela começou a ficar novamente agressiva mesmo com chinelos diferentes aos que a minha tia usou naquele dia. Já não acontecia isto desde aquele dia e pensei que já lhe tinha passado mas nem por isso. Quando agora a tentei fechar numa divisão ela ficou sossegada comigo mas com a minha tia lembrou-se de qualquer coisa e começou a fazer sons agressivos. Desde aquele dia isso aconteceu mais 2 vezes portanto estamos a falar de intervalos de tempo bastante grandes. Ontem estava tudo bem hoje lembrou-se e ficou nervosa com a minha tia, vá-se lá saber porquê... Vale a pena também avisar que a minha tia só lhe deu as primeiras vacinas e para combater o cio dá-lhe a pílula (esporadicamente) apesar de estar a pensar esterilizar porque soube que a pílula lhe faz mal. Preciso de ajuda urgentemente não quero dar a gata para um gatil mas não podemos ficar reféns de uma gata cada vez que ela se lembra de ficar agressiva. Obrigado e desculpem pela extensão do texto mas não queria que faltassem informações :(
marapereira1
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 23, 2015 5:13 pm

terça set 13, 2016 11:49 pm

Boa noite,

Aconselho-a a consultar o Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA), pois parece tratar-se de um problema comportamental e eles, melhor que ninguém, saberão ajudá-la a resolvê-lo.

De qualquer forma, antes de mais nada, deve levar a gatinha ao veterinário(a) para descartar qualquer causa orgânica que possa estar a provocar essas alterações de comportamento na gatinha.

Sem dúvida que deve avançar com a esterilização o mais brevemente possível, tem inúmeras vantagens, entre as quais a possibilidade de atenuar essas manifestações de agressividade.

E, por favor, não coloque a gatinha num gatil...


Boa sorte, que tudo corra bem...
Responder

Voltar para “Gatos”