Documentos legais para ter uma Iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
carlagarcia
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 06, 2011 2:03 pm

quinta set 08, 2016 4:59 pm

Preciso que alguém me dica quais os documentos legais que exigem em Portugal para se ter uma Iguana??? Eu tenho a factura da loja com o nº do CITES. É preciso mais algum documento???
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

segunda set 26, 2016 8:49 am

precisas de um documento em que ateste que esse cites esteja em teu nome
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
carlagarcia
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 06, 2011 2:03 pm

segunda set 26, 2016 9:52 am

Informaram-me que tenho que chipar a iguana e ir ao ICNF fazer o registo.
Tive um problema com um vizinho e o SEPNA foi lá a casa e estão a pedir isto. Será que é obrigatório????
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

segunda set 26, 2016 12:18 pm

sim. So a parte do chip é que penso que nao seja obrigatorio. Mas tens que ir registar a iguana em teu nome.. Com o cites e com o papel de compra e prenches um papel.. Agora se SEPNA disse que tinhas que a chipar... é pk é verdade....

á pessoas mesmo estupidas... tive a minha iguana durante 15 anos... nunca aconteceu nada.... ate os vizinhos a gostavam de la ir ve la..... :roll:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
carlagarcia
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 06, 2011 2:03 pm

segunda set 26, 2016 12:49 pm

Já tratei de tudo, chipei e registei no ICNF.
O vizinho fez queixa ao Sepna porque pensava que era uma espécie que não se podia ter em casa. Quando o Sepna foi lá a casa vinha com a indicação que eu tinha um lagarto exótico. Enfim...
Agora o que me preocupa é que desde que lhe coloquei o chip ela quase que não come...
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

terça set 27, 2016 11:00 am

qual é o setup em que a mantens ?
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
carlagarcia
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 06, 2011 2:03 pm

terça set 27, 2016 11:51 am

Setup??' Se está a perguntar a temperatura, 28 graus.
Mas eu não percebo nada disto... a iguana é do meu filho , ele é que trata dela. O meu terrario é grande tem 2 metros de altura x 2 metros de largura x 1.20 de profundidade, tem as lâmpadas todas (cerâmica, uv , lua e etc) também tenho um humidificador. Acho que não lhe falta nada... Dou-lhe agrião, espinafres, nabiça, rucula, maça, pera, banana, pêssego, melancia, uma mistura de flores (ibisco e outras) e ração para iguana baby que compro na tienda animal. O meu filho tem 22 anos e a iguana é dele, mas eu adoro animais e ando sempre a meter o nariz, não quero que lhe falte nada!!!
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

terça set 27, 2016 12:53 pm

Sim.. setup ! Como a mantem. A luz da lua faz lhe mal... porque ela necessita de escuridao para poder dormir descansada. A temperatura tem que subir um pouco mais. No hot spot ( um sitio aondes tem que estar colocada um lampada de spoT) tem que estar perto dos 30/31.. que é onde ela ira passar mais tempo e onde tb se coloca a lampada de uvb. A noite essa lampada desliga ( a de spot) e fica so ligada a lampda de ceramica e tem que ficar no terrario uma temperatura de 25º.

Cuidado com a banana e os espinafres.... a banana por ser toxica em demasia... ( de so como miminho/bonus ) por exemplo por ter feito as necessidades no sitio certo (no meu caso era a banheira)

Os espinafres por terem demasiado fosforo e calcio podem fazer mal...

Nao de racao para elas.... existem tantos alimentos naturais(verduras) que ela nao precisa disso para nada. Pra alem de que provoca secura neles.

De resto acho que ta tudo bem.. Muito bom terrario, boas medidas.

Pode por uma foto dela e do terrario ?
Última edição por psylizart em terça set 27, 2016 1:35 pm, editado 1 vez no total.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
carlagarcia
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 06, 2011 2:03 pm

terça set 27, 2016 1:30 pm

Vou alertar o meu filho para as indicações que me deu. Vou ter cuidado com os espinafres e com a banana. A minha também faz as fezes quando lhe dou banho. Mas como não lhe dou banho todos os dias também faz no terrário.
Não tenho fotos dela, vou ver se consigo tirar e colocar aqui.
Obrigada ajudou bastante.
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

terça set 27, 2016 1:44 pm

Tente lhe dar banho todos os dias.... e vai ver que ela espera que a a va buscar ou no meu caso bastava lhe abrir a porta e ela ia sozinha fazer as necessidades. Se lhe der banho todos os dias vai ver que ajuda bastante na limpeza do terrario.... So limpava restos de comida e de peles...

Outra coisa atençao que as lampadas de uvb teem que ser trocadas de 6 em 6 meses... porque depois deixam de emitir a radiaçao uvb e passam a ser lampadas normais...

A lampada de spot é uma coisa destas... que se pode compra em qualquer superficie comercial....

http://destination77.loja2.com.br/45783 ... -REFLETORA

Outra coisa , como faz a mudança da temperatura do dia para a noite ?
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
carlagarcia
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 06, 2011 2:03 pm

terça set 27, 2016 3:03 pm

Eu acho que à noite o meu filho desliga a de cerâmica e a de uvb e deixa só a da lua. Mas pelos vistos está a fazer tudo mal!!! Então num canto tem que ter a de spot e a Uvb e noutro canto a de cerâmica, e a da lua não precisa. Certo????
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

quinta set 29, 2016 9:18 am

Certo , é isso mesmo.. !!
A temperatura ambiente a noite , principalmente aonde ela dorme tem que estar nos 25ºc. A temperatura diurna ambiente tem que estar nos 29/30, e temperatura por baixo do spot tem que rondar os 31/32. Que eles como sao animais de sangue frio , fazem a termo regulaçao... Ou seja... quando estao mt quentes... afastam se e procuram zonas mais frias, em principio ela ira sair de baixo do spot para outro lado, talvez a parte de baixo do terrario... quando começar a ficar mais fria volta novamente.... Por isso é que se mete a lampada uvb no sitio aonde ela ira passar mais tempo ( que ira ser onde estiver mais quente) debaixo do spot.

Como é que ele em ligado a lampada de ceramica ? Porque se a lampada de ceramica nao estiver ligado num controlador estara sempre a aquecer o que pode levar a um sobaquecimento dentro do terrario. Existem controladores no mercado. que da para ligar varias lampadas de aquecimento e programa las para que temperatura elas teem que ligar ou desligar, existem alguns ate que se pode programar tb para a noite. Que era o que tinha.... nunca mais me preocupei de ir ai terrario para mudar a temperatura de dia para a noite

Outra coisa , as lampdas de uvb so fazem efeito a menos de 30 cm do animal sem nada entre eles,
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
carlagarcia
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 06, 2011 2:03 pm

quinta set 29, 2016 1:56 pm

E onde posso comprar esse controlador para a lâmpada de ceramica???
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

quinta set 29, 2016 3:13 pm

por exemplo no Leroy merlin existe. Tem que procurar por cronotermostatos. E perguntar se existem sem ser a pilhas. Isto o que lhe estou a dizer é uma opçao mais barata.

Tem que perguntar a questao de poder programar tb a parte da noite e escolher bem onde vai colocar o aparelho dentro do terrario porque estes nao teem sonda externa. é o proprio aparelho que serve de sonda... quanto mais longe ele estiver das fontes de calor menos detecta o calor

http://www.aki.pt/electricidade/regulac ... 12606.aspx

Esta opçoes abaixo ja sao mais caras , mas sao mais fiaveis e melhores tb ja teem sonda externa o que pode colocar o aparelho do lado de fora do terrario e por a sonda do lado de dentro...

http://www.reptilica.de/product_info.ph ... rol-Pro-II

Podes confiar neste site para pedir. É seguro.

Depois é so programares as horas e a temperatura que queres de dia e de noite e voila.... nao te preocupas com mais nada de temperaturas..

So tens que testar bem onde colocas a sonda, E vais ligar neste aparelho a lampada de ceramica. A de spot compras uma com poucos wats e fica sempre ligada durante o dia e testas ate que temperatura chega
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”