Intolerância alimentar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta fev 23, 2017 4:42 pm

Olá a todos,

Queria saber se alguém passou por uma experiência semelhante com o seu gato, ou tenha mais conhecimentos sobre nutrição, ou sugestões...

O meu Mephis nasceu em outubro de 2015. Quando o adoptámos reparei logo que era pouco desenvolvido, parecia ter metade do tamanho da irmã de ninhada, e vinha carregado de parasitas. Foi prontamente desparasitado e na altura comeu a ração de marca branca do continente para gatinhos e leite próprio para gatinhos. Quando os cocós continuavam moles passado algum tempo, retirei o leite e dei whiskas para gatinhos. Continuava com vómitos e diarreia e fomos então ao veterinário.

A veterinária começou um tratamento com bastante medicação e ração gastrointestinal Royal Canin. Mesmo com essa ração e com a medicação, incluindo anti-vomito, ele continuava com diarreia e a desidratar. Mais tarde, a vet confessou que pensou que ele não sobrevivesse. Felizmente, com tempo, estabilizou, engordou, cresceu e passou a comer RC growth.

Depois de esterilizado passou da RC growth para a RC kitten sterilized e depois de adulto, para RC sterilized. Até aqui, tudo óptimo.

O que não é óptimo é que a RC é caríssima. É uma fatia enorme retirada ao nosso orçamento familiar, e depois de me aconselhar com vários amigos que têm gatos, as rações que usam e a saúde dos mesmos, resolvemos experimentar (introduzindo gradualmente) a Cat Chow da Purina. Supostamente de boa qualidade, ainda assim cara, mas um pouco mais acessível. Correu muito, muito mal.

O Mephis voltou à diarreia, apesar de não costumar vomitar (só quando come rápido demais feito tonto) e mesmo fazendo de novo a RC gastrointestinal, está a demorar a estabilizar.

É preciso acrescentar que o Mephis também fazia diarreia com pescada cozida em casa, comida húmida e snacks para gato. Para sua segurança, a única coisa que comeu durante muito tempo foi só mesmo a ração seca RC.

Estive a comparar os componentes das várias rações que experimentou e rejeitou (Cat Chow e Whiskas) com as várias rações da RC que aceitou sem problemas e cheguei a estas conclusões...

Essas rações contém, mas a RC não contém:
- carne de porco
- cenoura
- amidos
- lacticineos
- ervilhas
- chicória
- aditivo de vitamina C
- aditivo de vitamina E

Será possível que o Mephis seja intolerante ou alérgico a algum destes componentes? Como confirmar sem arriscar de novo a sua saúde?
silver13
Membro
Mensagens: 51
Registado: sábado jun 06, 2015 3:00 pm

domingo fev 26, 2017 11:53 pm

Peça ao seu veterinário para fazer um teste para identificar qual é o elemento causador do problema. Isto requer fazer uma dieta hipoalergenica durante várias semanas e introduzir cada ingrediente 1 a 1 até identificar qual o causador.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda abr 17, 2017 11:50 pm

Obrigada pela sugestão, mas a própria veterinária disse não valer a pena fazer o teste porque a comer ração, os resultados seriam inconclusivos (como se separam os ingredientes de uma ração para serem introduzidos um a um?).
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quinta abr 20, 2017 3:07 pm

As minhas gatas só comem Sensitivity Control da Royal Canin, precisamente porque têm dificuldade em tolerar outras rações.

É uma ração de gama veterinária... E eu tenho duas gatas. Compreendo bem a questão do orçamento.

O que eu faço é comprar sacos grandes através da internet. Uso o site da Zooplus ou da Tienda Animal e compro logo 7Kg. Gasto mais de 50€ de cada vez, mas dura uns meses. Tente comprar ração num destes sites, fica mais acessível. São ambos sites confiáveis.
Responder

Voltar para “Gatos”