Urinar fora da caixa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
WhiteFairy
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 27, 2017 8:05 pm

quinta jun 01, 2017 4:21 pm

Boa tarde.
Tenho 2 gatinhas com 9 meses, recentemente uma delas começou a urinar fora da caixa.
Isto já aconteceu umas 4x, uma das vezes fez no chão perto da caixa, as outras vezes tem sido no tapete que elas usam junto da caminha.
Não consigo compreender este comportamento uma vez que tenho bastante cuidado com a higiene da caixa.
Ainda hoje o fez e nem à 24h coloquei areia limpa.
Depois de "levar" um raspanete ela foi à caixa.
A única explicação que encontro é por ela ser muito marota.
Já tiveram gatos assim? O que fazer? Receio que comece a fazer por toda a casa.
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo jun 04, 2017 7:38 pm

Os motivos podem ser vários

Tente retirar a areia suja mais frequentemente durante o dia.

Umas gotinhas no fundo da caixa também podem ajudar.

Trocar o tipo de areia que usa, ela pode não gostar.

Se tem 2 gatos, o mais correto era ter pelo menos mais uma caixa de areia.

Se nada resultar, terá de levá-la ao veterinários, pois esse comportamento pode também ser sinal de problemas de saúde.
WhiteFairy
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 27, 2017 8:05 pm

domingo jun 04, 2017 10:49 pm

Obg Magnolya pelas suas sugestões.
A questão da higiene na caixa não vejo que seja problema, tenho muito cuidado, e como estou por casa consigo controlar facilmente.
Trocar a areia também não me parece, porque desde que ela fez a "asneira" a primeira vez já troquei de areia.
Sugere "umas gotinhas no fundo da caixa"...mas gotas de quê?
Colocar 2 caixas para a areia já me ocorreu, apenas não o fiz por não ter espaço...em todo o caso posso (com algumas manobras) tentar colocar as 2. A ser assim as 2 caixas devem ficar no mesmo espaço, certo?

Bom, nesta altura eu retirei o dito tapete, para já não houve incidentes e sempre que ela usa a caixa tenho-a acarinhado e presenteado.
Se continuar a acontecer falarei com o veterinário.
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo jun 04, 2017 11:16 pm

Peço desculpa... :?

Referia-me a gotas de lixívia. Eles gostam do cheiro e é por esse mesmo motivo que não devemos limpar com lixívia a urina fora das caixas, mas antes com vinagre.
Também existem produtos próprios para o efeito. Eu mandei vir um neutralizador bio que destroi os odores a urina.

Quanto à troca de areia, o que quis dizer é trocar a marca/tipo de areia. Por vezes, há gatos esquisitos com a areia.
WhiteFairy
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 27, 2017 8:05 pm

segunda jun 05, 2017 5:13 pm

Boa tarde Magnolya
Obg pela dica, irei experimentar usar as gotas de lixívia. O detergente que uso para lavar a caixa contem já lixívia.
Eu percebi o que quis dizer com "trocar" a areia e isso também fiz, troquei por outra marca :D
Estas ocorrências não foram seguidas, a primeira foi à cerca de 4 meses, depois aconteceram mais 3 ou 4 vezes.
Esta gatinha é muito brincalhona, por isso achei que ela o tivesse feito por malandrice. Por 2 vezes presenciei o sucedido, ela começou a "desafiar" o tapete para brincar (da mesma forma como faz com a irmã) e como ele não "respondeu" ela fez xixi nele (não sei se rio se choro) :D :D
De qualquer forma vou experimentar e ficar atenta.
Obrigado
nidiasilva3
Mensagens: 5
Registado: sexta dez 02, 2016 9:48 pm

quarta jun 07, 2017 11:42 pm

Talvez este artigo a possa ajudar >> http://www.universodegatos.com/9-dicas- ... -da-caixa/
WhiteFairy
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 27, 2017 8:05 pm

terça jun 13, 2017 3:48 pm

Ola Nidiasilva3
Obg por disponibilizar o artigo.
Como já referi em post anterior a gatinha não faz isso com frequência, o meu receio é que passe a fazer pela casa toda ou até que se revele algum problema de saúde.
Até hoje não voltou a fazer, também não voltei a colocar o tapete, pelo menos para já.
:wink:
Responder

Voltar para “Gatos”