Catnip ou erva gateira

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ARibeiro1990
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Localização: Tonecas, Guna, Vendetta, Cookie.

sexta jan 04, 2013 10:20 pm

Boa noite! Gostava de saber se alguém já experimentou dar catnip aos seus gatos ou mesmo algum produto à base de catnip. Gostava de a usar como calmante para acalmar o meu gato mas não sei se irá resultar.
Keera
Membro Veterano
Mensagens: 290
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sexta jan 04, 2013 10:24 pm

eu já cheguei a plantar catnip para ver qual seria a reação da minha gata,mas ela nem quis saber... sempre que eu lhe punha aquilo à frente limitava-se a tentar trincar a ervinha e pronto, não aconteceu absolutamente nada de diferente :lol: até me senti enganada! depois de ver tanto vídeo no youtube com reações bem giras de alguns gatos :lol: mas aparentemente à minha não fez nada!
ARibeiro1990
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Localização: Tonecas, Guna, Vendetta, Cookie.

sexta jan 04, 2013 10:27 pm

E onde arranjou as sementes?
osmclara
Membro Veterano
Mensagens: 598
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Localização:
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

sexta jan 04, 2013 10:44 pm

Fiz a mesma coisa e a minha gata reagiu igual à sua, Keera. :evil:
As sementes compram-se quer nas lojas de artigos para animais, quer nas grandes superficies: Continente, Jumbo, Pingo Doce,...
Clara
ARibeiro1990
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Localização: Tonecas, Guna, Vendetta, Cookie.

sexta jan 04, 2013 10:58 pm

Penso que estão a confundir a catnip ou erva gateira com aquela erva para gatos que se compra nos supermercados e que temos de regar. Essa apenas serve para melhorar a digestão. A catnip é outra erva com umas flores roxas (se pesquisarem no google vão perceber a diferença), esta só encontrei à venda seca em saquinhos ou em sprays e brinquedos à base dela. Se conseguisse encontrar sementes é que era óptimo.
osmclara
Membro Veterano
Mensagens: 598
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Localização:
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

sexta jan 04, 2013 11:04 pm

ARibeiro1990 Escreveu:Penso que estão a confundir a catnip ou erva gateira com aquela erva para gatos que se compra nos supermercados e que temos de regar. Essa apenas serve para melhorar a digestão. A catnip é outra erva com umas flores roxas (se pesquisarem no google vão perceber a diferença), esta só encontrei à venda seca em saquinhos ou em sprays e brinquedos à base dela. Se conseguisse encontrar sementes é que era óptimo.
:oops: da minha parte acho que tem razão :oops: .
Clara
ARibeiro1990
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Localização: Tonecas, Guna, Vendetta, Cookie.

sexta jan 04, 2013 11:12 pm

Eu pela foto da planta até acho que é uma planta que se vê muito em Portugal. Não sei se concordam.
osmclara
Membro Veterano
Mensagens: 598
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Localização:
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

sexta jan 04, 2013 11:49 pm

Pelo que estive a ver no google é muito parecida com a hortelã (parece que é da mesma família) mas não é hortelã :), essa eu tenho plantada no exterior e ainda não vi nenhum gato a comê-la :lol: .
Quando for à loja da animais (o Fishplanet aqui perto é bastante grande) pergunto se têm sementes :wink: .
(o nome da planta é "nepeta cataria")
Clara
ARibeiro1990
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Localização: Tonecas, Guna, Vendetta, Cookie.

sábado jan 05, 2013 12:18 am

Se conseguir saber partilhe, por favor, que eu agradeço. Já perguntei em algumas lojas de animais mas até agora nada. Só consegui o spray, que encomendei e agora só pra semana é que vem. Queria usa-lo para acalmar o meu gato ciumento, vamos ver se resulta.
Keera
Membro Veterano
Mensagens: 290
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sábado jan 05, 2013 12:20 am

ARibeiro1990 Escreveu:Penso que estão a confundir a catnip ou erva gateira com aquela erva para gatos que se compra nos supermercados e que temos de regar. Essa apenas serve para melhorar a digestão. A catnip é outra erva com umas flores roxas (se pesquisarem no google vão perceber a diferença), esta só encontrei à venda seca em saquinhos ou em sprays e brinquedos à base dela. Se conseguisse encontrar sementes é que era óptimo.
olha que parvoíce :oops: erro meu,então! eu realmente estranhei um pouco porque tinha a ideia que catnip se vendia sobretudo em pó (como eu vi nos vídeos do youtube), e achei esquisito o aspeto, pois parecia-me erva normal.

pronto, um dia hei de ver se arranjo então a «verdadeira», estou curiosa com as reações :lol:
ARibeiro1990
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Localização: Tonecas, Guna, Vendetta, Cookie.

sábado jan 05, 2013 12:24 am

Essa em pó é a erva seca, essa encontra-se facilmente numa loja de animais, acho que é usada principalmente para atrair os gatos a determinado sítio, como um arranhador, por exemplo, para evitar que arranhem outras coisas:)
osmclara
Membro Veterano
Mensagens: 598
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Localização:
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

domingo jan 06, 2013 2:00 am

ARibeiro1990 Escreveu:Se conseguir saber partilhe, por favor, que eu agradeço. Já perguntei em algumas lojas de animais mas até agora nada. Só consegui o spray, que encomendei e agora só pra semana é que vem. Queria usa-lo para acalmar o meu gato ciumento, vamos ver se resulta.
No google encontrei isto:
http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loj ... a-cataria/ fica para a sua zona (penso).

O meu marido irá trabalhar para a zona na terça-feira e já lhe pedi para passar pelo armazém para comprar (caso tenha tempo) depois digo o resultado (como a vendem, qual o aspecto da planta, preço embora esteja no site, etc.).
Clara
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

domingo jan 06, 2013 9:25 am

A erva gateira mais conhecida por esse nome tvz estejam a se referir akelas ervas ou sementes que ate se compram nos supermercados que são umas folhas finas e longas. Não tem nada a ver com a erva que na maioria dos casos altera comportamentos nos gatos. Essa é a nepetta cataria e é da família das hortelãs e a folha até é parecida às folhas das hortelãs.

Qto ao catnip que mtos dizem vender, é preciso sorte. Pode ser de facto esta nepetta seca e moída ou pode ser uma intrujice qualquer que algum apanhou na estrada e decidiu comercializar. Eu proprio uma vez comprei um brinquedo pr gato que trazia um saquinho extra da suposta catnip, mas na verdade nao vi qualquer coisa diferente no gato.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo jan 06, 2013 11:35 am

ARibeiro1990 Escreveu:Eu pela foto da planta até acho que é uma planta que se vê muito em Portugal. Não sei se concordam.
Já a comprei cá, em vaso, entretanto morreu e nem sementes deu antes de morrer. As minhas gatas esfregavam-se nela mas não a comiam. Essa erva é a mesma com que se fazem os "mojitos" que, em Cuba lhe chamam de "yerba buena" que, é esta (muito parecida com a hortelã): http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 ... jAYlgUvOLA

Erva "digestiva", compro sementes de aveia no gremio ou em feiras de levante, e semeio num vaso.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo jan 06, 2013 4:23 pm

Teho dois vasos com catnip (nepeta cataria), que comprei num horto. Já antes tinha encomendado no cantinho das aromáticas, fiquei satisfeita com o serviço, mas com os portes encarecia bastante (é uma planta barata) e foi devorada em 3 tempos, sem posibilidade de voltar a crescer :? estas duas têm sobrevivido, talvez porque os gatos mais "agarrados" já morreram e tb tenho o cuidado de as deixar mais inacessíveis. A sensibilidade varia de gato para gato, sendo os machos adultos mais susceptíveis aos seus efeitos. Claro ue há excepções, como essa gatinha que tive, q era verdadeiramente louca por catnip e perdia completamente a compostura! :lol:

já fi umas belas "catnip parties", são hilariantes! E conseguem-se efeitos semelhantes com a raíz de valeriana. ;)
Responder

Voltar para “Gatos”