Orcas!!

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça jan 14, 2014 9:35 pm

Sei que não tem nada a ver com cães nem sei se vai contra as regras do foruma , mas considero de maior interesse aqui para os foristas :)

Sempre tive um pé atrás com parques marinhos tais como o zoomarinho e com jardins zoologicos, penso que a imagem amorosa que dão cá para fora esconde muita coisa. Este documentario veio demonstrar isso mesmo. É sobre o famoso parque aquatico dos estados unidos Seaworld e as suas orcas. a forma como estas foram tratadas e capturadas. as mentiras lançadas e as consequencias dessas mentiras. vale a pena ver e aprender que a realidade é sempre muito mais complexa e negra do que o filme que nos é pintado pelos média e pelo Marketing. fica o link :


http://viooz.co/movies/21942-blackfish-2013.html

Imagem
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

terça jan 14, 2014 10:38 pm

Existe um tambem muito bom sobre golfinhos

The Cove

Imagem


http://youtu.be/mc2arU61LSg

Pedro
afterdark
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

terça jan 14, 2014 10:59 pm

Bem, primeiro que tudo não é zoomarinho mas sim ZOOMARINE.

parque este que tem vários profissionais, competentes por sinal, que por diversas vezes resgataram animais em vias de morrer, trataram e devolveram ao seu habitat natural.

Falar mal é muito fácil, mas cada vez mais é apanágio do tuga falar mal.
afterdark
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

terça jan 14, 2014 11:02 pm

E já agora, nem todos os parques e jardins zoológicos são iguais.
Isto é como tudo na vida, existem bons e maus profissionais em todo o lado.

Dava-lhe aqui "N" exemplos de que o Zoomarine interviu, mas isso deixo ao seu critério.

Vá, só um exemplo:

http://www.tvi.iol.pt/videos/13949575
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

quarta jan 15, 2014 12:23 am

Primeiro acho que o debate de ideias civilizado e correcto é muito proveitoso para ambas as partes. não pus aqui nada que merecesse critica, apenas a minha opinião sincera que vale o que vale assim como qualquer opinião. segundo não falo da parte da reabilitação de animais que o zoomarine (desculpe o erro) ma como sabemos o zoomarine faz espectáculos de golfinhos, focas, leões marinhos e por ai fora. Sabemos que por exemplo estes animais são gregários e constituem grupos familiares tal como as orcas. Sabemos que são animais extremamente inteligentes que necessitam de imensa estimulação mental. sabemos que a maioria destes animais são retirados do seu meio marinho recorrendo á força, famílias são separadas, laços profundos quebrados e são infligidos imensos danos psicológicos aos animais. Sabemos isto e muito mais sobre estes animais como tal não acho justificável a continuação dos espectáculos e a manutenção destes animais em cativeiro. é verdade que é de louvar o trabalho de reabilitação e devolução ao meio marinho , então e o resto? Com tanto conhecimento que temos á cerca destes animais será que justifica a continuação da manutenção em cativeiro? a verdade é que não sabemos o que se passa dentro de portas fechadas, longe da comunicação social, o que pode ser bonito pode também não o ser, o mesmo acontece com o seaworld.

Quanto aos Jardins Zoológicos é verdade que fazem um trabalho de protecção do ambiente e de awareness para os problemas ambientais. mas até que ponto estes animais em cativeiro ajudam os selvagens? a cada geração criada em cativeiro a espécie perde características e instintos por não ter os mesmos estímulos que no seu meio ambiente natural que são muitas vezes determinantes para o desenvolvimento de vários instintos e comportamentos e que são essenciais para que estes animais consigam sobreviver em liberdade. Depois as condições em que são mantidos também não me agradam- é verdade que já muito foi feito nesse campo no entanto basta ir ali ao zoo de Lisboa, para ver animais cheios de tiques nervosos, com movimentos repetitivos indicadores de stress. são todas estas coisas que me metem de pé atrás em relações a parques marinhos e zoológicos.

Mais uma vez é uma opinião e vale o que vale, gosto de uma boa troca de ideias e de um bom debate construtivo , cada um com as suas ideias não vale a pena chatearmo - nos por isso. ;)

Desculpem o longo testamento :)
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

quarta jan 15, 2014 12:24 am

ElMariachi Escreveu:Existe um tambem muito bom sobre golfinhos

The Cove

Imagem


http://youtu.be/mc2arU61LSg

Pedro
Este The Cove é muito chocante ? no sentido de ter imagens muito fortes?
afterdark
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

quarta jan 15, 2014 12:34 am

você diz que não sabe o que se passa longe dos olhares do público, pois eu sei.. e digo-lhe que os animais são tratados MUITO bem, e muitos deles já nasceram no Zoomarine, sendo que também muitos deles se não estivessem no Zoomarine já não estavam neste mundo. :)
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

quarta jan 15, 2014 12:45 am

afterdark Escreveu:você diz que não sabe o que se passa longe dos olhares do público, pois eu sei.. e digo-lhe que os animais são tratados MUITO bem, e muitos deles já nasceram no Zoomarine, sendo que também muitos deles se não estivessem no Zoomarine já não estavam neste mundo. :)

Nesse documentario que partilhei vem uma parte muito interessanto sobre os problemas psicologicos que podem passar para a genetica das crias. Criando crias , no caso das orcas, com maior potencial para atacar humanos por exemplo. Não sei até que ponto é ético os animais que lá estão continuarem a ser reproduzidos. e sim é verdade que muitos animais se não estivessem lá já não estavam neste mundo. mas temos que olhar também para o quadro maior da situação, queremos beneficiar o mais possível a espécie no seu meio natural. em que é que reproduzir animais selvagens em cativeiro vai ajudar nesse ponto? não disse em nenhuma parte que os animais eram maltratados. aliás, se vir o documentário, vê que também os do seaworld não eram maltratados pelos seus tratadores muito pelo contrario (aliás o documentário é contado pelo ponto de vista dos treinadores que lá trabalharam de perto com as orcas em questão ). Estou a por em causa sim estas politicas de se manterem animais tão inteligentes ou mais que os seres humanos em tanques com pouca estimulação. Será o mesmo penso que nos meterem numa banheira o resto das nossas vidas e de vês em quando pedirem para fazermos saltos e truques. mas aconselho mesmo ao forista a ver o documentário. é super interessante e não é critico no sentido de mandar para o ar que tudo é mau e por ai fora, dá exemplos concretos e fundamentados, muitas vezes em video. :)
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quarta jan 15, 2014 12:49 am

Eu ainda não percebi muito bem essa "coisa" do ser humano interferir em pleno na vida de todas as espécies animais e até que ponto essa intervenção será benéfica. Também não tenho nenhuma opinião ainda formada sobre o que é mais correcto e feliz para os animais, se é nascerem e crescerem num zoológico ou se é preferível nascerem e crescerem no seu habitat natural. Talvez a ultima seja a melhor, mas também tem as suas desvantagens. Uma vez publiquei um tópico a perguntar o que era mesmo a criação ética, e sinceramente ainda não concordei com nenhuma resposta, e ainda ando a formular a minha. Seja como for, haverá sempre duas vertentes, pessoas que concordem mais com uma e outros com outra. Também não me vou alongar mais, nem quero resposta às minhas questões sem resposta, mas é que no que toca ao que é mais benéfico para os animais há sempre opiniões opostas, e penso que este assunto do zoomarine e do zoológico será uma delas.
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

quarta jan 15, 2014 12:53 am

Susana94 Escreveu:Eu ainda não percebi muito bem essa "coisa" do ser humano interferir em pleno na vida de todas as espécies animais e até que ponto essa intervenção será benéfica. Também não tenho nenhuma opinião ainda formada sobre o que é mais correcto e feliz para os animais, se é nascerem e crescerem num zoológico ou se é preferível nascerem e crescerem no seu habitat natural. Talvez a ultima seja a melhor, mas também tem as suas desvantagens. Uma vez publiquei um tópico a perguntar o que era mesmo a criação ética, e sinceramente ainda não concordei com nenhuma resposta, e ainda ando a formular a minha. Seja como for, haverá sempre duas vertentes, pessoas que concordem mais com uma e outros com outra. Também não me vou alongar mais, nem quero resposta às minhas questões sem resposta, mas é que no que toca ao que é mais benéfico para os animais há sempre opiniões opostas, e penso que este assunto do zoomarine e do zoológico será uma delas.

Sim mesmo entre a comunidade cientifica, o assunto é de certa forma controverso, pois alguns acreditam que não é de todo prejudicial outros acreditam viverem e crescerem no seu meio natural e ai viverem. Até que ponto a nossa intervenção trás mais benefícios que malefícios? São muitas questões ainda sem uma resposta concreta...
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jan 15, 2014 1:23 pm

afterdark Escreveu:você diz que não sabe o que se passa longe dos olhares do público, pois eu sei.. e digo-lhe que os animais são tratados MUITO bem, e muitos deles já nasceram no Zoomarine, sendo que também muitos deles se não estivessem no Zoomarine já não estavam neste mundo. :)
há animais em circo muito bem tratados. Não deixam de ser animais de circo por isso. Os animais não foram feitos para nos entreter, não são palhaços.
devo ao zoomarine a minha única experiência directa com golfinhos até hoje, estou-lhes grata pelo empenho e trabalho que possam ter, mas na «big picture»,o ideal era mesmo não haver animais explorados para o nosso entretenimento. Há um mundo inteiro de diversões que não requerem animais :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta jan 15, 2014 2:34 pm

...olá se há! :P
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 15, 2014 6:29 pm

vanerodrigues Escreveu:
ElMariachi Escreveu:Existe um tambem muito bom sobre golfinhos

The Cove

Imagem


http://youtu.be/mc2arU61LSg

Pedro
Este The Cove é muito chocante ? no sentido de ter imagens muito fortes?

É. Muito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

quarta jan 15, 2014 7:00 pm

Estou curiosa com ele, vou fazer um esforço para o ver :)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 15, 2014 7:33 pm

Vai ficar muito chateada com os Japoneses...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”