Construção do meu Lago no Jardim (Fotos, Dúvidas) ATUALIZADO

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
DiogoVila
Mensagens: 5
Registado: sábado out 03, 2015 3:42 pm

sábado out 03, 2015 5:43 pm

Boas tardes, com a mudança de casa, consegui meter as minhas ideias em prática e construir o meu primeiro lago, uma coisa, que já tinha em mente, a bastante tempo..

Estas ultimas duas semanas, estive de volta, das escavações.. (aconselho, a todos, a construírem um lago, porque é magnifico, mas por outro lado, espero que tenham uns bons braços..). Custou bastante, a escavação sobretudo numa zona de 50/60 cm, de profundidade, devido a um aterro, com pedras, que tinham feito.. depois de retiradas as pedras, (removi as pedras uma a uma, devido a ser uma das causas dos fracassos nas construções de lagos). Escavei, vários anéis, para conseguir colocar plantas, se bem me lembro 4 .. na parte mais funda o lago tem 1,70cm por volta disso.. Como sempre existem sempre pequenas coisas, que correm para o mal, e uma delas eram as paredes do lago.. custou bastante a endireitar, pois a areia estava sempre a cair.. mas lá consegui com umas regadelas de água..

( TENHO FOTOS DO LAGO PESSOAL.. MAS AINDA NÃO AS CONSEGUI COLOCAR.. ESTÃO NO TELEMÓVEL, A VER SE AINDA HOJE FAÇO ISSO..)

Depois de escavar, tirar pedras, e alisar, comecei a colocar panos velhos e lençóis, depois de tudo coberto de panos, já poderia colocar, o plástico, mas não quis, e coloquei outros pedaços de plástico que cá tinha.. um reforço, criando assim 2 camadas + a camada de plástico final, criando assim 3 camadas, acho que já deve prevenir por uns anos, as raízes que poderão aparecer.

E pronto pessoal, o meu lago está nesse ponto, falta o plástico final.. (O lago é bastante grande).

Agora, precisava era de umas ajudas, sobre filtros... tenho cá em casa, uma bomba de água, acho que seria de retirar água de um poço, por isso acho que servirá não tenho certezas mas tenho em mente uma ideia..

Imagem

Imagem


Obrigados!! :lol:
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

terça out 06, 2015 11:55 am

Boas,

Antes de tudo quero dar os meus parabéns por ter abraçado este projecto. Eu próprio se tivesse condições fazia um, mas como vivo num 1ºandar está fora de hipótese.

Em relação á estrutura do lago, nas conversas que já tive com pessoas que já construiram um lago destaco o seguinte : coloque um bidon, barril de plástico enterrado no fundo do aquário para caso haja uma tragédia e as coberturas do lago tenham fugas os peixes tenham um refúgio com água suficiente para sobreviverem caso estas fugas se verifiquem. Espero que nunca aconteça no seu caso.

Em ralação aos filtros e afins só chamaria atenção para o filtro uv deixa a água cristalina e elimina alguns parasitas existentes na coluna de água.

Já agora que peixes vai colocar? Carpas Koi?
DiogoVila
Mensagens: 5
Registado: sábado out 03, 2015 3:42 pm

quarta out 07, 2015 1:41 am

Boas Vasco, sim pensei em carpas... mas gostava de colocar 2 tartarugas que cá tenho também, já bastante grandes..

Essa ideia do bidon, não está mau pensado.. tenho medo é da acumulação de lixo na parte mais funda.. do bidon. eu estou a revestir bem o lago.. já levou várias camadas.. e ainda é capaz de levar outra antes do plástico mais resistente..

Se tiver ideias, para peixes, faça questão de me dizer!

Sempre me agradou fazer um lago.. e agora, como tenho possibilidades, meti mãos a obra..
DiogoVila
Mensagens: 5
Registado: sábado out 03, 2015 3:42 pm

quarta out 07, 2015 1:42 am

Eu pensei em fazer um filtro caseiro, pois tenho cá em casa 2 bombas, de tirar água.. e com um pouco de cabeça, acho que consigo fazer algumas coisas engraçadas..
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quarta out 07, 2015 8:51 am

Boas,

Julgo que a sujidade acumulada no bidon não será maior do que a acumulada no resto do lago, mas aconselho a reflectir bem sobre a hipótese de colocar um no seu lago, o "Murphy" ataca quando menos se espera.

Em relação ao filtro caseiro usando as bombas de água que tem, não lhe consigo aconselhar, excepto no filtro uv que poderá aplicar uma bomba de água, mas terá que ver a capacidade das bombas de água e comparar com o volume de água do lago.
DiogoVila
Mensagens: 5
Registado: sábado out 03, 2015 3:42 pm

quarta out 07, 2015 8:12 pm

Obrigado Vasco, eu vou tentar me informar sobre a capacidade, das bombas..

Em relação ao bidão, sou capaz de colocar.. cortado a meio...

Se tiveres mais ideias partilha.
Obrigada
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quinta out 08, 2015 8:43 am

Boas,

Como disse não tenho experiência com lagos mas encontrei este video num forum sobre esta temática. Observe como está montado este lago e tente tirar ideias para o seu.
Julgo que a ideia de montar uma pequena cascata é boa para facilitar a oxigenação do lago.


https://www.facebook.com/video/video.ph ... 2666638526
DiogoVila
Mensagens: 5
Registado: sábado out 03, 2015 3:42 pm

quinta out 08, 2015 3:10 pm

Boas Vasco, sim o meu lago, terá uma cascata.. já era minha ideias, no projecto inicial do lago..
Responder

Voltar para “Peixes”