Hamster roborovski - AJUDA URGENTE

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

quarta nov 04, 2015 4:57 pm

Boa tarde, preciso de ajuda!! Ofereceram-me um hamster que descobri ser o roborovski, e tenho tentado informar-me e fazer o melhor que consigo, porém agora a minha hamster está com o pelo de cima todo oleoso e coça-se muito. Levei a uma veterinária que não conseguiu ajudar-me pois diz não ter encontrado qualquer parasita e o exame do pelo não ter indicado qualquer anomalia. Alguém já teve esta situação e pode ajudar-me? Obrigada
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quarta nov 04, 2015 9:17 pm

Qual a alimentação do pequeno? Tem muitas sementes de girassol?
E que tipo de substrato está a usar com ele?
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

quinta nov 05, 2015 1:03 am

Obrigada pelo interesse.
Estou a utilizar serragem de madeira mole sem substancia nocivas que comprei no [Editado pela moderação], quanto à comida também me deram mas vinha num frasco por isso não sei qual é. É mista e tem maioritamente milho e sementes de girassol.
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta nov 05, 2015 2:57 pm

Por madeira mole, refere-se ao pinho?
Quanto à alimentação, essa pode sem dúvida ser a razão pela qual ele está com o pêlo assim, uma alimentação equilibrada é essencial para um pêlo saudável, os Roborovski são muito propensos a ficarem com o pêlo oleoso se a alimentação não for boa, em especial se conter muitas sementes de girassol e amendoim, a carência nutricional nos hamsters pode ser algo muito sério, podendo mesmo levar à queda do pêlo e queda dos dentes.
Se tiver uma [Editado pela moderação] perto de si, aconselho vivamente a ir à mesma procurar pela Bunny, uma marca de uma alimentação completa para hamster de excelente qualidade, baseada em estudos no habitat natural deles, aconselho a para hamsters anões em especial, custa cerca de 7-8€, se não me engano são 500 ou 600gr, já não tenho o pacote da Bunny para confirmar, mas como se trata de um hamster o gasto é quase nulo, uma vez que eles comem muito pouco por dia.
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

quinta nov 05, 2015 5:50 pm

Pois a questão é que na embalagem não faz menção a qual a madeira utilizada. Não tive oportunidade de comprar outra serragem mas já tirei esta é coloquei apenas papel higiênico para evitar o contacto com essa madeira. Irei procurar essa comida Bunny o mais rápido possível e tentar encontrar serragem de cânhamo ou faia que ja vi noutro post você indicar que são as mais indicadas. O stress poderá causar também essa reacção no pelo?
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta nov 05, 2015 8:41 pm

O stress pode levar o hamster a arrancar o próprio pêlo, portanto indirectamente pode sim, estar relacionado à queda de pêlo, mas tendo em conta que a alimentação dele é em maioria sementes de girassol e milho, estaria mais inclinada para ser um problema de insuficiência nutricional.
Mencionei as aparas porque poderia também ser alguma alergia caso a mesma fosse de pinho.
Se souber a marca das aparas, talvez o consiga ajudar a descobrir de qual se trata, no [Editado pela moderação] segundo sei existem as da Vitakraft apenas, sei que a mais barata é de pinho, enquanto uma mais cara deles é segura, de canhámo/hemp, mas honestamente acho muito cara, uma vez que custa cerca de 15€ apenas 30L e sendo que consigo online 150L por apenas 18€, o que fica muito em conta. :D
A loja onde compro essas aparas de canhámo/hemp é a [Editado pela moderação], existe na .pt e na .es, o pack ahorro (=2 sacos de 150L cada) da .es está melhor, mas na .pt só um saco fica mais barato que apenas um na .es.
Que por acaso também tem a comida Bunny! :wink:
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

quinta nov 05, 2015 9:13 pm

Muito obrigada pela ajuda!! Há pouco ja fui a [Editado pela moderação] comprar a comida bunny para hamsters anões e aproveitei comprei a serragem Bunny também. Penso que se têm preocupação com a alimentação também devem ter com a serragem :)
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

quinta nov 05, 2015 10:46 pm

Confirmei agora e realmente as aparas são do [Editado pela moderação] da Vitakraft Confort Classic 14lt... Oh, será que fiz mal ao meu bichinho? Agora ao alterar as aparas e a comida deverá ficar bom em pouco tempo?
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta nov 06, 2015 2:46 am

Com o tempo certamente melhorará. :)
Infelizmente as aparas em Portugal são praticamente 95% delas feitas de madeiras leves, que libertam uma substância tóxica quando cortadas que pode desenvolver alergias e problemas respiratórios, mas por acaso essa da Bunny se for a que estou a pensar (só conheço uma deles) é boa sim. :wink:
Não precisa de agradecer, é um prazer ajuda, vá dando notícias para sabermos se a situação se normalizou. :D
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

sexta nov 06, 2015 10:54 pm

já agora só mais uma pergunta: o que é mais indicado para o desgaste dos dentes?
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sábado nov 07, 2015 1:17 am

Por aqui uso diversas opções, embora os meus não liguem muito a brinquedos de roer que não sejam comestíveis, mas de vez em quando lá os vejo a darem uma dentadinha.

Como opções não comestíveis uso brinquedos de roer de madeira, geralmente os naturais de maceeira, gosto dos da JR Farm, que são uns pauzinhos de maceeira, mas existem muitas outras marcas pelas que pode optar, aqui em Portugal felizmente temos uma enorme variedade de brinquedos de roer de madeira, mas aconselho em especial os da JR Farm, Trixie e Karlie.
Outras opções não comestíveis e seguras são os brinquedos de erva ou do seguinte tipo:

Imagem

Existem também as Willow balls, que são bolas de madeira com maçã (ou outras frutas secas) lá dentro que o hamster tem de roer para alcançar e conseguir comer, as da JR Farm são excelentes também.


Já comestíveis, as opções são infinitas, no entanto, eu uso por aqui umas escovas de dentes vegetarianas que vendem para cães, os meus hamsters simplesmente amam e são muito rijas, excelentes para o desgaste e sem qualquer tipo de ingrediente nocivo aos hamsters.
Deixo-lhe a fotografia:

Imagem

Por acaso também vendem na Ornimundo, se não me engano são cerca de 20-25 escovas a 5€ e tal, dão para muito tempo, uma vez que só devem ser dadas a cada 10 dias e por vezes uma dura mais que 10 dias, lembrando que devem ser as de 7cm, para cães pequenos.

Também dou de vez em quando uns biscoitos (não é exactamente biscoito, mas parece-se a um em forma) naturais e orgânicos da Bunny, são os do meio desta fotografia:

Imagem

Depois existem um monte de snacks duros e naturais da marca JR Farm que também valem a pena, pois são muito saudáveis.
Lembrando no entanto, que estas opções de desgaste comestíveis devem ser dadas com intervalos, geralmente uma vez por semana apenas (no caso das escovas, como disse, de 10 em 10 dias).

Coisas a evitar para o desgaste: Plástico, pedras minerais e sticks (podem ser dados, mas raramente, uma vez que contém muito açúcar derivado do mel).
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

sábado nov 07, 2015 11:49 pm

A minha hamster aparenta estar melhor..
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

segunda nov 09, 2015 4:21 pm

Ela está melhor, sem dúvida!! MUITO MUITO OBRIGADA!
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda nov 09, 2015 5:21 pm

É muito bom saber disso! :D
É um prazer ajudar, não precisa de agradecer, sempre que precisar de ajuda, disponha. :)
KellyVieira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 04, 2015 4:53 pm

domingo nov 15, 2015 12:16 am

Só para informar que a minha hamster está completamente restaurada! já tem o pelinho lindo e fofinho novamente!
Responder

Voltar para “Exóticos”