Primeira Caturra - Cuidados e dúvidas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
filipe0991
Mensagens: 9
Registado: quinta jan 07, 2016 10:35 pm

sábado jan 09, 2016 2:59 pm

Boa tarde,

Sempre gostei muito desta ave, e agora decidi comprar uma. Bem, comprei, o senhor disse que era um macho, e de facto parece ser, pois as pintas laranja na cabeça são mais vivas. Não tenho bem a certeza de qual é a mutação, mas depois mais tarde coloco foto para ver se me conseguem ajudar.

No inicio coloquei a caturra num poleiro, mas andei a ler, e percebi que o melhor seria coloca-la numa gaiola, então ontem coloquei-a numa gaiola. Que podem ver no seguinte link: http://www.miscota.pt/aves/voltrega/p-41266#description

Gostava de saber que cuidados devo ter com ela, nomeadamente com a alimentação, neste momento tenho só um comedouro na gaiola, com ração daquela mistura para caturras, no entanto já li por aí que se calhar não é a melhor opção. Devo variar? Devo colocar mais algum comedouro?

Outra questão de alimentação é se posso colocar por exemplo maçã na sua alimentação pois vi que elas gostam muito, e se sim, onde devo colocar na gaiola?

Coloquei na grade pelo lado de dentro um mineral com 23% de cálcio, pois li que as caturras podem ter a sua alimentação complementada com mineral, posso deixar estar? Ela parece que ainda não tocou.

A gaiola neste momento tem dois poleiros(plástico) um pouco abaixo do comedouro, e outro mais para cima na gaiola. A disposição pode ser esta? devo colocar mais poleiros? Devo trocar por poleiros de madeira?

Neste momento a caturra está muito parada, muito timida, e sempre que coloca a mão na gaiola para colocar por exemplo o comedouro ela fica com medo, mas penso que seja por estar cá à pouco tempo.


Será que me podem ajudar?
miguelferro
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sábado jan 02, 2016 4:53 am

domingo jan 10, 2016 6:28 pm

Boa tarde Filipe, na minha opinião fez uma excelente escolha na aquisição do seu novo animal :) Em relação a alimentação, as caturras comem uma mistura de sementes própria para elas, porém essas misturas, contêm muitas semente de girassol, o que é prejudicial para o fígado delas. O melhor a dar é a ração G14 da marca nutribird, pois é uma alimentação mais saudável e balenceada. Para completar a alimentação da sua caturra, deve dar-lhe frutas e verduras, numa taça (atenção que a pêra abacate é venenosa para elas, dê uma breve pesquisa sobre as frutas e legumes que as caturras podem ou não comer). Quanto ao cálcio pode deixar, pois mal não a de fazer. Na gaiola o melhor era não por muitos poleiros, pois assim farão mais exercício físico. Não faça atos repentinos para a caturra não se assustar, e de tempo ao tempo, vai ver que em breve serão grandes amigos. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida disponha.
Cumprimentos, Miguel.
filipe0991
Mensagens: 9
Registado: quinta jan 07, 2016 10:35 pm

domingo jan 10, 2016 8:57 pm

Obrigado Miguel desde já,

Irei então quando puder, trocar a ração e usar a da nutribird.
Quanto à fruta, posso colocar a taça no chão da gaiola ou onde devo colocar?
Tenho dois poleiros neste momento, vou manter então.
Espero que sim, gostava muito de a poder domesticar :)

Obrigado mais uma vez.
miguelferro
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sábado jan 02, 2016 4:53 am

domingo jan 10, 2016 9:04 pm

Olá, a fruta pode colocar numa taça no chão, ou então se a gaiola tiver uma taça fixa a ela, também pode. Aconselho-o a assistir a uns vídeos de duas youtuberes que explicam o processo de domesticação, o nome delas é Nathy Takaoka e Brena Braz. Vá dando noticias, sobre o pequeno.
Cumprimentos, Miguel.
filipe0991
Mensagens: 9
Registado: quinta jan 07, 2016 10:35 pm

domingo jan 10, 2016 9:10 pm

Ok, obrigado, o meu medo de colocar no chão é por causa das fezes, mas depois tento arranjar uma solução na gaiola, pois por incrivel que pareça a gaiola só trazia bebedouros e não comedouros então tive de improvisar para colocar os comedouros, tenho de arranjar os comedouros pertencentes aos encaixes xD
Os videos da brena braz já vi alguns, inclusive já fiz o brinquedo com o rolo do papel, mas o Luke não achou muita piada, pq ainda não lhe tocou xD.
Sim, depois vou dando noticias.
Obrigado
filipe0991
Mensagens: 9
Registado: quinta jan 07, 2016 10:35 pm

segunda jan 11, 2016 3:50 am

Onde consigo comprar a ração da nutribird? Sem ser online.
Obrigado
miguelferro
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sábado jan 02, 2016 4:53 am

segunda jan 11, 2016 8:47 pm

Eu costumo comprar a minha ração na loja de animais daqui da zona, de uma vista de olhos nas lojas dai, aproveite e veja se a loja tem comedouro que possa colocar nas grades da gaiola.
Cumprimentos, Miguel.
filipe0991
Mensagens: 9
Registado: quinta jan 07, 2016 10:35 pm

terça jan 12, 2016 12:38 am

Sim, vou fazer isso Miguel. Obrigado
filipe0991
Mensagens: 9
Registado: quinta jan 07, 2016 10:35 pm

quinta jan 14, 2016 12:53 pm

Bom dia pessoal,
Falando da caturra deste tópico, quando ela estava no poleiro as vezes eu ia la e assobiava e ela assobiava também, depois que a passei para a gaiola, como disse ela estava sempre parecia muito timida e assustada. Eu sempre q chego ao pe dele chamo-o pelo nome e faço um assobio, mas ele nunca da nem um assobio, e verifiquei também que pouco tem comido desde que esta na gaiola.

Por vezes ouço ele fazer um barulho, não sei se é ao respirar, não consigo perceber de que é, mas não gosto muito.
Ante-ontem fui la à gaiola como vou todos os dias à noite, pois chego tarde a casa, e só consigo a essa altura, e reparei que estava encolhido no fundo da gaiola.
Nesse dia troquei a comida dela, para a nutribird G14, o que acho que fiz mal, pois devia ter deixado ficar também a antiga comida secalhar.

Ontem à noite, como faço diariamente fui lá estar um pouco com ela e quando cheguei vi-a de novo encolhida no fundo da gaiola. E a gaiola estava cheia da comida g14 pelo chão :( tinha lhe posto já à uns dias um brinquedo na gaiola, e ela nunca mexeu, e ontem quando cheguei à gaiola, as argolas que formavam uma espécie de bola estavam espalhadas no chão.
Enquanto estive la preocupado e a assobiar, e tentar falar ela começou a ficar mais rebileira, começou a vir para o gradeado e até por incrível que me tenha parecido, começou a assobiar, mas muito pouco. Então decidi pegar na comida antiga e colocar lá(fiquei a segurar o comedouro à frente do peito dela), e não é que ela até subiu para o comedouro e começou a comer, mas com uma vontade xD
Estava tão concentrada a comer que eu tirei-a pela porta da gaiola com muito cuidado e ela sempre em cima e a comer, poisei-a num móvel e ela continuou a comer e a comer, voltei a coloca-la na gaiola e ela continuou a comer, até que a deixei, e vim dormir. Hoje de manhã não tive oportunidade de ir lá, mas logo à noite quando chegar vou logo lá.

É normal? O que aconselham a fazer? Pode estar com sintomas de alguma doença ou algo do género? As fezes parecem-me estar normais, pelo menos não estão liquidas, nem de outra cor que não verde, e aquela parte branca.
filipe0991
Mensagens: 9
Registado: quinta jan 07, 2016 10:35 pm

quinta jan 14, 2016 12:55 pm

Desculpem o texto enorme, mas gostava que me ajudassem.
Obrigado
filipe0991
Mensagens: 9
Registado: quinta jan 07, 2016 10:35 pm

quinta jan 14, 2016 1:15 pm

Na minha opinião isso terá acontecido pois não fiz o desmame da comida antiga (aquela mistura para caturras que tem à venda em qualquer hipermercado). Alguém me pode ajudar como devo fazer esse desmame?
Responder

Voltar para “Aves”