Opiniões sobre criação de Iguana (primeiro réptil)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Azcabel
Mensagens: 3
Registado: sábado fev 20, 2016 9:37 am

sábado fev 20, 2016 11:13 am

Bom dia,

Adquiri ontem, após um longo tempo de pesquisa e de espera, uma pequena iguana de tonalidades vermelhas, com cerca de 4 meses de idade (pelo o que o dono da loja mencionava) e mais ou menos 30-40cm de tamanho (com cauda incluída).

Apesar desta alegria nova para a minha família, queria apenas pedir conselhos sobre se tenho tudo ok, para que a pequena possa-se desenvolver em condições e com saúde.

Digo isto pois a minha grande preocupação e urgência de a ir buscar à loja (além de paixão à primeira vista), foi o facto da mesma já ter uma patinha traseira deformada, devido a maus tratos anteriores (e na loja, estava num espaço mais pequeno do que está agora com a condicionante de estar a partilhar o espaço com outra iguana, apenas com um comedouro, um bebedouro e uma lâmpada, recebendo o calor de placas, e não de zonas superiores como deveria ser).

Antes de a ir buscar, obviamente, li muito sobre o melhor modo de cuidar de Iguanas, tanto no seu habitat, alimentação, higiene, etc. Mas, como é o primeiro réptil que tomo conta, mesmo com muito estudo e leitura, ficamos sempre com dúvidas se estamos a oferecer o melhor para a mesma.

Portanto, explano as condições da pequena:

- Para infelicidade minha, apenas consegui adquirir um terrário de exposição horizontal (sei que é preferível vertical), com dimensões de 1 metro de comprimento, 0,5 metros de altura e 0,5 metros de profundidade. Vejo este terrário, obviamente, como provisório para os primeiros tempos, enquanto vou construindo e preparando um novo e maior, já final (com medidas de cerca de 2,5m alturax2m comprimentox1m profundidade)

- O terrário tem três lâmpadas, sendo elas: 1 de cerâmica, de 60w, que fica sempre ligada, numa das extremidades do terrário (direita); 1 de UV-B de 6.0 (23w, da marca "Trixie") e 1 de Daylight de 75w, com UV-A incluída. Estas duas últimas ficam ligadas 12h-14h, normalmente das 8:00 às 20:00 ou perto de tal, e ficam na outra extremidade do terrário (esquerda), perto uma da outra, criando o "basking spot".

- Ao centro do terrário, deixei o termómetro e hidrómetro (onde quero arranjar mais dois termómetros para as extremidades do terrário ou mesmo um termóstato, para um melhor controlo de temperaturas), e uma pequena piscina para ajudar na humidade local (e a pequena poder-se banhar).

- Como solo tem relva sintética e, por cima, substrato de pinho, tendo duas rochas sem arestas (bem arredondadas) e três ramos perto do "basking spot", podendo ela assim ficar mais perto apenas da lâmpada de UV-B, mas ainda com alguma distância da Daylight (10-15cm).

- Como decoração, ainda estou à procura de algumas plantas artificiais próprias para os animais, e quero por um fundo que a faça sentir-se mais em casa.

Mostro algumas fotos do terrário e a sua disposição:

http://postimg.org/image/x0ij7kqet/
(O terrário completo)

http://postimg.org/image/48bro3ir9/
(A pequena :))

http://postimg.org/image/h7l0tzief/
(Parte esquerda do Terrário, com o "Basking Spot" e as das lâmpadas ligadas durante o dia)

http://postimg.org/image/xp992meyx/
(Parte direita do Terrário, com a lâmpada de cerâmica, o comedouro e o bebedouro)

O que acham? Acham que, para os primeiros meses está bom para a pequenina? O que devo modificar para lhe dar uma estadia mais saudável?
Obviamente, aos poucos e poucos irei melhorar o ambiente, tornando-o mais "bonito", mas para inicio tem as condições devidas?

Sobre a adaptação com os humanos, li que deve ser algo gradual, não chegando a uma hora por dia, primeiramente mexendo nela com o punho fechado no seu tronco, até começar com a mão aberta, até que um dia ela permita fazer o mesmo na cabeça (onde já mostrará, em principio, confiança). Tal é um facto ou li erroneamente? (Apesar de ser um tanto complicado pois ela ainda foge de nós :\) Quais os melhores passos, se não forem estes?

Sobre a ida ao veterinário, devo ir rapidamente para um "check-up" geral, para perceber se está tudo bem com ela, ou tal pode ser feito mais tarde?

Em termos de banho, o dono da loja mencionou-me que devo dar banho regularmente a ela devido à patinha, além de quando ela muda de pele. Aguardo primeiro até ela habituar-se a nós e confiar para lhe dar banho ou devo o fazer com ela ainda não confiando em nós?

Agradeço a vossa atenção e aguardo uma opinião daqueles mais experientes neste mundo que para mim é novo mas que me fascina em querer aprender mais :)
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

segunda fev 22, 2016 11:20 am

1 º -- quais sao as temperaturas que mantem ? no lado frio e no lado quente ?
2º -- dar banho todos os dias... ajuda na limpeza e na saida da pele velha e tb a habitua a associar o banho a fazer as necessidades logo o que ajuda a que o terrario esteja sempre limpo.

3º -- Tire esse substrato, como elas sao demasiado curiosas,, podem experimentar comer um pedaço desses e o que lhe pode provocar obstruçao intestinal o que causara a morte do animal... pra alem de que esse substrato se nao o ferveu e lavou vem sempre cheio de parasitas / bichos que lhe podem sugar o sangue ( visivel, no corpo da iguana uns pontos vermelhos )

4º -- compre o mais rapido possivel um terrario vertical aonde o ideal seria 2mt x 2 mt x 2mts

5º -- va o mais rapido possivel a um vet especializado nao va a um que aceite exoticos , mas sim um especializado em repteis. ( qual a sua zona ?). Ela nunca se vai habituar a ti, simplesmente e se tudo correr bem , podera tolerar te. Porque nao queiras ter um macho com 2 mt em pleno cio atras de ti ou a atirar se a ti para te arrancar um pedaço de carne :P

Duvidas diz aqui alguma coisa
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Azcabel
Mensagens: 3
Registado: sábado fev 20, 2016 9:37 am

sábado fev 27, 2016 3:22 pm

Obrigado pela resposta.

Como ainda tenho só um termómetro/hidrómetro, tenho o mesmo na zona mais fria, sendo que com as três lâmpadas ligadas tenho tido temperaturas de 29º-30º nessa zona, à noite 20º-21º.
Irei buscar na segunda-feira um termóstato, que já tenho encomendado, para colocar/controlar a zona mais quente.

Nesta semana, seguindo alguns conselhos do site, não tenho mexido na iguana, apenas limpando e trocando diariamente a comida, água e piscina dela, assim como limpando as necessidades dela. Como esta segunda ia ao veterinário com ela, ia limpar por completo o terrário, e aí dar banho nela.
Passarei a dar banho nela diáriamente, ou no máximo de dias possível (se houver dias que não me seja possível, por já estar a dormir ela devido ao meu horário laboral).

Ao dar banho, existe alguma forma apropriada? É só água morna?

Em relação ao substrato, o que devo por então? É que não consigo pôr substratos de terra em casa (devido a questões familiares), e este era prático pois quando ela fazia as suas necessidades, era só tirar e trocar (até a limpeza à fundo). Qual substrato aconselham para ela?

Agora que mencionas isso, fiquei mais preocupado, pois ela não faz necessidades à dois dias e pouco tem comido. Apesar de já estar preocupado, já me tinham dito que nos primeiros tempos era normal este proceder dela, mas ela já estava a começar a comer normalmente e a fazer necessidades normalmente quando de repente parou novamente.
Hoje irei desde já verificar também a pele dela, ver se tem manchas vermelhas, apenas para precaução.

Sou da zona de Cascais, e segunda-feira ia a uma consulta do Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (foi-me aconselhado para ir lá).

Mas, passando já esta semana, já posso começar a pegá-la para "tolelar-me" então? Mesmo ela ripostando contra mim? Ou ela com o tempo pára com tal, aos poucos e poucos?
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

domingo fev 28, 2016 12:31 am

Azcabel Escreveu:Obrigado pela resposta.

Como ainda tenho só um termómetro/hidrómetro, tenho o mesmo na zona mais fria, sendo que com as três lâmpadas ligadas tenho tido temperaturas de 29º-30º nessa zona, à noite 20º-21º.

Ela passa a maior parte do tempo nessa zona ? se sim, ta bom.Espero que nessa zona tenha colocado a lampada uvb de maneira a que ela fique exposta aos raios e apanhe calor ao mesmo tempo.As temperaturas principalmente a nocturna estao um pouco baixas. Temperaturas diurnas podes colocar 30º\31º , e a nocturna 25º\26º

Passarei a dar banho nela diáriamente, ou no máximo de dias possível (se houver dias que não me seja possível, por já estar a dormir ela devido ao meu horário laboral).

Ao dar banho, existe alguma forma apropriada? É só água morna?

Sim, so agua tepida, de maneira a que ela quando tiver em descanso nao fique com agua acima da cabeça (morrer afogada).No meu caso deixava um pouco com a agua a correr e ela começava logo a defecar..de seguida enchia a banheira e deixava a estar de molho um bocado la dentro.


Em relação ao substrato, o que devo por então? É que não consigo pôr substratos de terra em casa (devido a questões familiares), e este era prático pois quando ela fazia as suas necessidades, era só tirar e trocar (até a limpeza à fundo). Qual substrato aconselham para ela?

Como substrato faceis e seguros tens : papel de cozinha; alguns usam jornais ( algumas pessoas dizem que nao usam por ser toxicas.por causa da tinta ) ,e tb tens aqueles tapetes de relva sinteticos que era o que eu usava. Tinha sempre um de reserva , porque quando estava um sujo metia logo o outro.


Agora que mencionas isso, fiquei mais preocupado, pois ela não faz necessidades à dois dias e pouco tem comido. Apesar de já estar preocupado, já me tinham dito que nos primeiros tempos era normal este proceder dela, mas ela já estava a começar a comer normalmente e a fazer necessidades normalmente quando de repente parou novamente.
Hoje irei desde já verificar também a pele dela, ver se tem manchas vermelhas, apenas para precaução.

Sim, faz isso... quando fores a consulta e se ainda nao comer pede lhes para fazerem um rx !


Sou da zona de Cascais, e segunda-feira ia a uma consulta do Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (foi-me aconselhado para ir lá).

Sim.Tb ja ouvi que nao sao maus. Mas tb ouvi que nao sao especialistas , mas sim, estagiarios acompanhados por um veterinario normal... logo nao sei ate que ponto é bom. Aconselho te este veterinario \ clinica veterinaria. MUITO BOM. Drº Rui Patricio , especialista em repteis...~

https://www.facebook.com/Cl%C3%ADnica-V ... ?pnref=lhc

Mas, passando já esta semana, já posso começar a pegá-la para "tolelar-me" então? Mesmo ela ripostando contra mim? Ou ela com o tempo pára com tal, aos poucos e poucos?


Sim, podes lhe pegar...Nao te esqueças que tu para ela.. és um predador que lhe quer fazer mal :lol:
Pega lhe mas nao insistas muito. Uma coisa que nao lhe podes mostrar é receio ou medo de lhe pegar.. E nunca lhe tentes pegar\aproximar por cima, sempre de frente.Ela se te atacar começa sempre por te dar xicotadas e tb te ira dar sinais,como por exemplo head boobing. Uma coisa muito importante nao a stresses\provoques muito medo porque eles como sinal de defesa, largam\perdem a cauda. Embora volte a crescer , nunca sera o tamanho igual
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Azcabel
Mensagens: 3
Registado: sábado fev 20, 2016 9:37 am

domingo fev 28, 2016 12:43 pm

Obrigado pela rápida resposta :)

Bem, ela praticamente está sempre na mesma zona: durante o dia, perto da lâmpada UV-B e Day-Light (zona mais quente do terrário); e durante a noite, fica na mesma zona (sendo a zona mais fria), em vez de se aproximar da lâmpada térmica (onde tem temperaturas superiores aos 20º-21º ditos).
Principalmente lá fica durante o dia, onde coloca-se em cima dos ramos/rocha (normal, redonda) e durante a noite, esconde-se debaixo dos mesmos ramos, como se a esconder.
Apesar de estar sempre perto da lâmpada de UVB, ficaria mais descansado se à noite fosse para perto da outra fonte de calor (lâmpada de cerâmica), para ficar mais quente.
Os 25º/26º à noite, deveriam ser na zona mais fria, ou na zona mais quente?

Em termos de papel de cozinha/jornal, corto em tiras e coloco no fundo do terrário? Eu tenho um tapete de relva (mas apenas um), posso colocar o papel por cima para dar maior higiene? (assim, diariamente troco o papel onde ela suja, e na limpeza semanal limpo tudo a fundo).
Ouvi falar de um substrato "forest bark" aqui no fórum... Compensa para iguana, ou é melhor usar mesmo o papel? (e se sim, é de fácil aquisição? Pelas imagens pareceu-me algo género madeira ou semelhante)

Ontem estive a verificar a iguana e, apesar de não ter pegado nela (tentei, mas após muita chicotada proveniente da cauda dela, quando estava prestes a tocar nela, reparei que ela estava a ficar muito nervosa e a começar a voltar a cabeça como pronta a morder, e então deixei estar para ela recuperar), não reparei em nenhuma mancha vermelha felizmente :). Mas amanha peço ao veterinário para ter a certeza.
Além disso, hoje já defecou normal (finalmente). Em termos de comida, deixei apenas dois alimentos que reparei que ela comeu mais quando já estava a comer (feijão verde e couve lombarda cortada em pedaços pequenos, separados na mesma tigela), vamos lá ver se agora come.

Irei verificar essa clínica que sugeres, muito obrigado. Apesar de já ter consulta marcada para aqueles que mencionei, irei amanha lá, mas ficarei já com esse registado para as idas futuras da pequenina.

Irei também seguir esses conselhos, relativamente ao modo de pegar nela. E sim, ela tem realizado esses sinais ao tentar pegar nela (chicotada sempre e, caso me aproxime mais, vira a cabeça com outras intenções). Aos poucos e poucos irei então tentar aproximar a mão e caso ela fique demasiado stressada, deixarei ela estar em paz.

EDIT: Aproveito também para perguntar: na questão da humidade, tenho no terrário uma pequena piscina e, visto a trabalhar durante o dia, peço à minha família para borrifarem com água o terrário, 2-3x por dia, isto pois durante o dia a humidade baixa muito, para 40-50% se não tomar cuidado. À noite, mantêm-se sempre nos níveis ideais, 70-80%.
Existe alguma maneira de aumentar a humidade do terrário, além da piscina e das borrifadelas de água? É que gostava de estar menos pendente da família para tal, e com o trabalho durante o dia é-me impossível fazer isso.

Obrigado mais uma vez pela ajuda prestada.
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

segunda fev 29, 2016 11:56 am

Azcabel Escreveu:
Os 25º/26º à noite, deveriam ser na zona mais fria, ou na zona mais quente?

25/26 de temperatura ambiente.. ou aonde ela dormir
Lampada de ceramica tens a colocada a meio do terrario ?


Em termos de papel de cozinha/jornal, corto em tiras e coloco no fundo do terrário? Nao... colocas folhas inteiras de jornal - melhor é tapete de relva mas daqueles com a folha curta/rasa por causa das unhas nao se prenderem la
Eu tenho um tapete de relva (mas apenas um), posso colocar o papel por cima para dar maior higiene? (assim, diariamente troco o papel onde ela suja, e na limpeza semanal limpo tudo a fundo).
Poder podes,sempre é mais higienico, mas o ideal e mais bonito é teres 2 tapetes, tiras um e metes outro


Ouvi falar de um substrato "forest bark" aqui no fórum... Compensa para iguana, ou é melhor usar mesmo o papel? (e se sim, é de fácil aquisição? Pelas imagens pareceu-me algo género madeira ou semelhante)
Nao... isso é madeira, que tb acarreta os riscos que ja te disse, impactaçao e pode trazer bichos prejudiciais

Além disso, hoje já defecou normal (finalmente). Em termos de comida, deixei apenas dois alimentos que reparei que ela comeu mais quando já estava a comer (feijão verde e couve lombarda cortada em pedaços pequenos, separados na mesma tigela), vamos lá ver se agora come.
A comida deves dar toda misturada , de preferencia com polvilhada com suplemento de calcio d3 ... Deixo te aqui um link de comida saudavel que lhes podes dar:
http://www.anapsid.org/iguana/igdiet.html
http://www.triciaswaterdragon.com/salad.htm



Irei também seguir esses conselhos, relativamente ao modo de pegar nela. E sim, ela tem realizado esses sinais ao tentar pegar nela (chicotada sempre e, caso me aproxime mais, vira a cabeça com outras intenções). Aos poucos e poucos irei então tentar aproximar a mão e caso ela fique demasiado stressada, deixarei ela estar em paz.

Atençao nao deixes que ela se aperceba que ao ela fazer esses sinais todos , tu deixes de a pegar. ( é mesmo isso que ela quer) Insiste sempre, mostra lhe quem é que manda....Volto a dizer... nao vais querer ter um bicho de 2 metros a investir contra ti...

EDIT: Aproveito também para perguntar: na questão da humidade, tenho no terrário uma pequena piscina e, visto a trabalhar durante o dia, peço à minha família para borrifarem com água o terrário, 2-3x por dia, isto pois durante o dia a humidade baixa muito, para 40-50% se não tomar cuidado. À noite, mantêm-se sempre nos níveis ideais, 70-80%.
Existe alguma maneira de aumentar a humidade do terrário, além da piscina e das borrifadelas de água? É que gostava de estar menos pendente da família para tal, e com o trabalho durante o dia é-me impossível fazer isso.

Se lhe deres um banho diariamente como te expliquei nao te preocupes com a humidade... Porque se lhe deres um banho principalmente na muda de pele, ajuda bastante.
No maximo podes comprar um humidificador de ar e ligas o a um temporizador tipo isto :
http://static.fnac-static.com/multimedi ... 1507-1.jpg

eu tinha isto , liguei lhe uma mangueira e coloquei no sitio aonde ela passa mais tempo durante o dia... e programei para ligar 2 a 3 vezes durante o dia. Nao te esqueças que tens de por é agua destilada ou agua que sai dos desumidificadores... agua que nao te estrague o aparelho,, pk agua da torneira tem calcario.

.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”