Como ganhar a confiança de um gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
QueenDiamond
Mensagens: 7
Registado: segunda mai 30, 2016 9:44 am

quinta set 15, 2016 1:08 am

Olá eu tenho uma gatinha que adotei quando ainda tinha 2 mesinhos e como ela era tão pequenina não tive de fazer muita coisa pois ela simplesmente se foi habituando a nós... Ela já tem 6 anos e sempre correu tudo bem, aqui onde eu moro infelizmente tem muitos gatos abandonados e eu quando ia passear ou assim via sempre um gato preto que é a coisa mais linda ele é preto preto e tem um olhos grandes e verdes já para não falar que ele é enorme, eu comecei a chama lo e ele com o tempo começou a vir ter comigo e ele é incrivelmente carente eu faço lhe uma festinha ele derrete se todo mas se por acaso fizesse algum movimento brusco ele bufava e ficava todo eriçado fugia e depois disso ficava uns dias sem vir ter comigo, até que ganhei coragem chamei por ele e ele veio enquanto lhe fazia festas peguei nele ao colo e trouxe o para casa pois estava a cortar me o coração vê lo no inverno sempre ao frio e cada vez mais magro... Quando o trouxe dei lhe um banho que foi até mais fácil do que dar à minha gata que é domestica pus o frontline e alimentei o, mas assim que o soltei em casa ele ficou muito assustado que era normal mas eu pensei que ele se iria acostumar a nós mais cedo ou mais tarde, mas isso não aconteceu já o tenho vai fazer 11 meses e ele não mudou de atitude em relação a nós, sempre escondido sempre que chegamos a uma divisão que ele esteja ele fica aterrorizado corre até bate contra as coisas para fugir de nós, e se por acaso eu tiver convidados em casa como a casa está cheia ele esconde se em qualquer canto e com medo até as necessidades ele faz lá, eu adoro o e as poucas vezes que ele deixou que eu lhe fizesse festas ou pegasse nele foram fantásticas ele é a coisa mais meiguinha que eu já vi, até a minha gata é mais mázinha :lol: gosta de estar sossegada e é muito independente... Mas eu já tentei de tudo para que ele confie em mim mas não consigo e não sei mais o que fazer, e o mais problemático é que eu tenho uma filha com 2 anos que não entende que não o pode perseguir e tentar fazer festas á força ele também o adora e anda sempre atrás dele mas ultimamente ele tem ficado agressivo só com ela e tenta morder e arranhar quando ela o encurrala, e eu tenho muito medo de ele magoa la seriamente, e ele já esta connosco tempo suficiente para no mínimo andar à vontade, eu não queria nada ter de o dar pois eu gosto muito muito muito dele mas eu tenho de olhar pelo bem da minha filhota... Desculpem o testamento mas eu precisava explicar direitinho e pôr isto cá para fora... Algum/a de vocês tem alguma ideia do que fazer para ele confiar em nós? Ia ficar muito triste se tivesse que o dar :cry:
Obrigada
Algu13
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: sexta ago 28, 2015 4:09 pm

quinta set 22, 2016 8:29 pm

Boa noite,

Gato adulto, recolhido da rua, é sempre muito difícil domesticar, pois eles estão muito habituados à liberdade que outrora tinham. Contudo, não é impossível.
Já pensou em esterilizá-lo? Normalmente tornam-se mais mansos e mais meigos depois desse procedimento. E também não vai sentir tanta falta e aquela necessidade em sair de casa...
...Depois é só juntar uma doses de muita paciência e amor e dar tempo ao tempo. Vai ver ver que aos poucos ele vai começar a ficar diferente!
Espero ter ajudado.
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda set 26, 2016 2:23 pm

Eu estive em situação com algumas semelhanças, quando o meu filho nasceu tinha 5 gatos e quando o meu filho aprendeu a gatinhar tinha a mania de os encurralar a um canto. Ora eu tinha um gato semibravo que não gostava nada da brincadeira e bufava por todos os lados com ele. Basicamente o que fiz foi ter os gatos numa só divisão da casa onde o filhote não entrava, e quando soltava os gatos estava presente para controlar a situação e ir explicando ao filhote o que era aceitável ou não. Ao fim de algum tempo o filhote lá aprendeu a não perseguir os gatos e a fazer festinhas apenas qd eles se mostrassem recetivos, às tantas como passar do tempo deixei de ter de supervisionar. Os meus filhos foram arranhados algumas vezes mas sem gravidade e basicamente o que tentei transmitir foi que tinham de aprender a ler melhor a linguagem corporal e sonora dos gatos. E eles aprenderam. Hoje em dia até os ouço a comentar um com o outro: "cuidado o Rafa está me modo de caça". Sabem-se se afastar se for preciso.
nidiasilva3
Mensagens: 5
Registado: sexta dez 02, 2016 9:48 pm

sábado dez 03, 2016 12:00 am

Oi!

Consulte estes links, espero ajudar.

5 Maneiras de criar amizade com gato
http://www.universodegatos.com/5-maneir ... -com-gato/

7 Formas de entreter gatos sem gastar muito dinheiro
http://www.universodegatos.com/7-formas ... -dinheiro/

3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais
http://www.universodegatos.com/3-dicas-gato-te-amar/

5 Dicas para socializar com um gato tímido
http://www.universodegatos.com/5-dicas- ... to-timido/
Responder

Voltar para “Gatos”