Gatinhos bébés - AJUDA URGENTE

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tete24
Mensagens: 1
Registado: sábado out 01, 2016 1:50 am

sábado out 01, 2016 2:00 am

Olá todos,

Recentemente a minha gata engravidou e teve 5 gatinhos que são as coisinhas mais fofas que existe...
Ora bem tirando isso estou com um problema grave e preciso de ajuda com urgência

A minha gata nas primeiras semanas (3 semanas) amamentou os bebes normalmente e sem problemas e esta última semana foi meio complicado, ela deitava-se, eles começavam a mamar e depois ela levantava-se e não os deixavam mamar...
Não sei se foi por este motivo que os gatinhos começaram a ficar com feses amarelas (tipo diarreia) e até já houve 1 que não tinha forças para se alimentar e faleceu ontem
Neste momento e esta semana toda estive alimentar os gatinhos com o leite whiskas mas tenho 2 dos gatinhos que estão a ficar como o outro que faleceu ontem, ou seja, estão a ficar um pouco magros, e estão "sempre no seu cantinho" e quando lhes dou o leite eles recusam-se a beber.
Já tentei coloca-los junto das tetas das gata mas eles ou não querem mamar ou não tem forças para tal, também reparo que a gata tem as tetas um pouco inchadas e não sei se está já "seca" ou ainda tem leite para os alimentar...

Resumidamente penso que já deveria ter ido ao veterinário mas fica quase a 30km da minha casa e no entanto quero ouvir opiniões vossas porque penso que já devem ter havido pessoas na mesma situação!

Um agradecimento a quem me poder ajudar por favor, que começo a ficar sem saber o que fazer...
marapereira1
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 23, 2015 5:13 pm

sábado out 01, 2016 10:08 am

Não tenho experiência com gatas gestantes mas posso assegurar-lhe que o leite Whiskas não é, de todo, aconselhável e já soube de casos idênticos em que provocou diarreias fatais nos gatinhos bebés. Se tiver de substituir o leite materno, faça-o com um produto de qualidade e mais seguro como o leite em pó da marca Royal Canin, por exemplo, ou outro que adquira em lojas de produtos para animais ou centros veterinários.

Além disso convém mesmo que leve a gata e os gatinhos ao veterinário com urgência.


Tudo a correr bem!
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sábado out 01, 2016 2:18 pm

Também não tenho experiência, os meus têm sido sempre esterilizados e vêm para casa já com mais de 3 meses.

Do pouco que sei, a mãe deveria ter começado a ser alimentada, ainda durante a gestação, com ração própria para gatinhos (penso que a melhor é a da RC), isto até deixar de amamentar os filhotes.
A RC tem também um kit para alimentação de bebés, para além do leite traz um biberon, e os filhotes devem ser alimentados de 2 em 2 horas, noite e dia, isso quando a mãe já não os alimenta de todo.
Deve dar o biberon com os bebés na mesma posição em que se alimentariam diretamente da mãe, ou seja de barriga para baixo, e não na mesma posição dos bebés humanos.
Se a mãe não os estimular para fazerem cocó, deverá também fazer massagens com uma gaze quente humedecida na barriguinha deles.
Em relação aos mamilos da mãe, não sei mesmo o que pode fazer.

Eu, no seu lugar, pegaria nessa maltinha toda e metia-me a caminho do veterinário, esteja ele a 30, a 50 ou a 100km.
nidiasilva3
Mensagens: 5
Registado: sexta dez 02, 2016 9:48 pm

sexta dez 02, 2016 11:52 pm

Olá!

Julgo poder ajudar com algumas dicas que existe neste blog:

Encontrei gatinhos bebés o que fazer?
http://www.universodegatos.com/encontre ... bes-agora/

:D :D
Responder

Voltar para “Gatos”