Urgente: Ansiedade de Separação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JTCorreia
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 13, 2016 2:36 pm

domingo nov 13, 2016 12:49 pm

Bom dia a todos,

O assunto que me leva a escrever hoje no fórum é um pouco delicado, pelo que necessito da vossa sincera opinião, e de todas as dicas que possam dar-me.

Tenho uma cadelinha com 4 anos (pequenina, cerca de 4kg); há cerca de dois anos, deparámo-nos com alguns comportamentos estranhos: chorava intensamente sempre que saíamos de casa, arranhava violentamente as portas e quando chegávamos a casa, mesmo que tivéssemos saído apenas por 1hora, estava completamente ensopada. Não conseguíamos compreender, porque a Veterinária sempre nos disse que os cães não suavam pelo pêlo - contudo, isto acontecia sempre, ao ponto de encontrarmos até sangue nas patitas dela, de tanto arranhar.

A situação ficou muito difícil, não só para ela, mas para nós. A cadelinha só ficava bem quando estávamos em casa. Só comia e dormia quando estávamos em casa, e nunca nos podíamos desviar dela 2 metros - tinha de vir sempre atrás de nós.

Levámo-la a uma consulta de comportamento animal. A Veterinária explicou que se tratava de ansiedade de separação e recomendou-nos medicação para a ansiedade e um Kong, didáctico, para que tentasse distrair-se procurando comida, quando saíamos de casa. Resultado: a medicação fazia efeito apenas quando estávamos em casa: dormia o dia todo. Não prestou atenção nenhuma ao brinquedo e estava de tal forma dopada, que decidi deixar de medicá-la, porque o problema não melhorou e estava constantemente adormecida e fraca sempre que estávamos com ela.

Depois de anos neste drama, recomendaram-me um dia arranjar um cãozinho
para lhe fazer companhia. Embora o nosso cão, que adoptámos para a ajudar, seja muito energético e brinque muito com ela, o problema dela apenas teve uma ligeiríssima melhoria. Depressa nos apercebemos que a dependência é com pessoas, e que um animal não ajuda a resolver o problema tanto quanto gostaríamos. É extremamente protectora e obediente, mas nós continuamos a ficar destroçados sempre que fechamos a porta. Adoptámos algumas medidas ao sair de casa, para minimizar a sensação de ansiedade dela, mas são apenas primárias, e sentimos que não é suficiente.

O problema da nossa cadelinha é tão preocupante, que a depressão se instalou em nós também, por não sabermos mais o que fazer. Não se trata de medicação, ou treino comportamental. Já alguns Veterinários nos disseram que será sempre assim,e tenho muito medo de um destes dias chegar a casa e me deparar com o pior, porque sei que a minha cadelinha sofre muito com isto, e nós também.

Todo o contributo que puderem dar no sentido de no ajudarem a compreender esta situação será precioso.

Já passaram por algo parecido ou conhecem alguém que tenha passado? E se sim, como conseguiram ajudar os vossos amiguinhos?

Desde já agradeço a atenção disponibilizada a ler este post, e a preocupação da vossa parte.

Atentamente,
Judite Correia
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta nov 16, 2016 12:15 pm

Olá,
A ansiedade por separação resolve-se bem quando devidamente tratada.
Obviamente que a medicação é o ultimo recurso, parece-me que ainda tem muito a fazer antes disso.

Acrescentar outro cão à família, é um erro muito comum como pôde comprovar não resolve a situação (por vezes até piora).

Sugiro que:
Mude e treine as rotinas de entrada e saída de casa:
Quando entra e sai, ignora os cães, nem sequer contato visual;
Pegue nas chaves e faça o ritual de saída (vestir casaco etc) mas senta-se no sofá por exemplo.

Trabalhar o híper-apego:
Fazer a cadela trabalhar para receber o afeto e só o dá nessas alturas e desta forma promove a sua independência;
Promova interação entre a cadela e o cão e outras pessoas (na rua por exemplo);

Deixar a cadela confinada apenas a uma área (cozinha por exemplo e de preferência sem acesso à porta da rua);
Treine a cadela a ficar nesse espaço enquanto está em casa. Por exemplo dê-lhe um kong e deixe-a fechada na cozinha. Assim que ela se calar, volta a abrir a porta.

Resolver esta situação ou não, depende inteiramente dos donos e na consistência com que seguem estas indicações. Assim que abrem uma exceção, volta tudo atras.

Boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
JTCorreia
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 13, 2016 2:36 pm

quarta nov 16, 2016 2:25 pm

Bom dia,

Desde já agradeço a atenção e a disponibilidade em responder
Posso dizer-lhe que, curiosamente, o comportamento que me sugere é precisamente o que temos adoptado já há muito tempo, à excepção do Kong, porque a cadela nunca presta nem prestou atenção.

Do que me disse, o que me parece que possamos fazer de novo é promover mais interação entre ela e outros cães, já que ela é muito introvertida.

A rotina de vestir o casaco e pegar nas chaves e sentarmo nos no sofá é algo que também fazemos. Talvez por isso nos tenham sugerido medicação, porque há mais de 1 ano que mantemos este comportamento com ela e não há melhorias

O cão foi uma grande ajuda, pois ela diminuiu alguns dos comportamentos, mas não por completo.

Sei que o problema é complicado e que depende dos donos fazer o possível para o resolver. Da nossa parte, sabemos que tudo o que sempre nos indicaram foi e está a ser feito. Talvez seja uma questão de persistência

Mais uma vez agradeço
Votos de uma boa semana

Cumprimentos
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta nov 25, 2016 4:03 pm

Os cães precisam de distracção... Num apartamento precisam de companhia porque não há qualquer estímulo do exterior. :?
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado nov 26, 2016 2:54 pm

Parece-me um problema muito complicado, mas porque são 4 anos de reforço do mesmo.
Não é uma crítica mas é um problema que os cães, de forma geral, tendem a sofrer cada vez mais, que é o excesso de amor.
E eventualmente o novo cachorro poderá dar alguns sinais ligeiros disso mesmo. O LFGomes deu óptimas indicações e eu não consigo ajudar mais que isso. Não pode desistir de consultar especialistas em comportamento animal para a tentar ajudar a resolver o problema.
Tente ver alguém que vos observe em casa, porque não tanto uma questão de persistência, mas dos pequeninos detalhes. Eles fazem a diferença.
Acho que as boas notícias são que, quando encontrarem alguém que consiga meter as mãos no problema, os cães vivem muito rapidamente, mas também produzem ajustes (de comportamento) com rapidez. Não desistam. Procurem, procurem.
Cumprimentos.
JTCorreia
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 13, 2016 2:36 pm

domingo nov 27, 2016 6:48 pm

Muito obrigada por todas as recomendações, e pela motivação!

Um bem-haja!

Cmps.
J.Correia
Responder

Voltar para “Cães”