Preciso mesmo de ajuda!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lek21
Membro Veterano
Mensagens: 280
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

sexta dez 02, 2016 2:48 pm

Boa tarde a todos,

estou desesperada por ajuda, principalmente para ter uma solução. Caso as coisas não mudem, toda a gente aqui em casa quer dar o nosso gato para adopção.

Tenho um gato com quase 5 anos, que quando chegou cá a casa só havia um cão. Adoptamo-lo com cerca de 3 meses e foi castrado. Quando ele tinha quase dois anos adoptamos mais um gato com cerca de 7 meses do gatil - o Fredy - que também foi logo castrado. Gatos de casa, e nunca os deixámos ir para a rua... expecto quando fogem. O Fredy infelizmente deixou-nos há precisamente 1 ano e um mês. A relação entre eles não era totalmente pacifica, porque o fredy mordia e perseguia várias vezes o Teco, e o Teco nunca foi muito de se saber defender, optando por fugir por ser mais ágil.

A verdade é que o teco a partir +/- dos dois anos começou a fazer xixi em casa. Na roupa, essencialmente na roupa do meu irmão. Na altura fui com ele ao veterinário e o vet disse que se eu não sabia identificar qual o acontecimento que o pode ter marcado, então ele sabia muito menos.

Experimentei produtos como sprays que pulverizava pela casa, todos contra a marcação do território dos gatos dentro de casa. Comprei inclusive um que ficava ligado à energia e ia libertando aquele cheiro com as feromonas na tentativa que ele parasse de fazer xixi na principal zona onde o fazia: num sofá!

Na altura fiz um exercício de memória e tentei saber o que podia ter acontecido naquela altura:
- o meu irmão voltou para casa depois de estar a estudar 4 anos noutra cidade do país;
- Esteve fugido de casa cerca de 2 dias - pela primeira e única vez.

A verdade é depois, deixou de ser na roupa apenas do meu irmão, começou a ser em toda a roupa, depois começou a ser naquele sofá específico. Se aparece algo de novo cá em casa ele faz logo xixi! Em caixas de papelão, em sacos com fruta ou com legumes... Aquele sofá foi para o lixo, e neste momento estou sem controlo dos sítios, porque agora está a fazer em todo o lado, até em cima de móveis!

Entretanto alertaram-me para o facto do meu gato ter sofrido de "bullying" por parte do fredy. O que até faz sentido, mas ele morreu há um ano, este comportamento não deveria ter melhorado? Bem sei que os traumas em nós também se prolongam por muitos anos, após episódio x ou y.

Já o protegi estes anos todos, inclusive quando descubro algum sítio onde faz xixi, e vou limpar antes que alguém descubra antes. Mas começa a ser incomportável. Percebo os meus pais, mas não posso conceber que vou ter que deixar o meu gato num gatil!! Não sei o que fazer!

Preciso mesmo, mesmo de ajuda!!
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo dez 04, 2016 8:16 pm

Boa noite,

Antes de mais, mudar de veterinário...

O problema pode não ser comportamental, é provável que ele esteja com algum problema nas vias urinárias.

O veterinário chegou a fazer-lhe algum exame?
lidialima
Membro Veterano
Mensagens: 379
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

segunda dez 05, 2016 2:05 pm

Que raio de veterinário! Leve é o gatinho a outro veterinário que lhe faça pelo menos umas análises pois o bichinho provavelmente tem é um problema de saúde
honesto
Mensagens: 1
Registado: quarta jan 18, 2017 4:00 pm

quarta jan 18, 2017 4:02 pm

Eu tenho esse problema. É um grande conselho para mim :) Obrigado.
Responder

Voltar para “Gatos”