Cirurgia às cataratas - complicações

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
claudia2017
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 07, 2017 1:39 pm

quarta jun 07, 2017 2:33 pm

A minha cadela que fez 10 anos em Maio, foi operada às cataratas em Março deste ano. Decidimos avançar para a operação porque ela estava completamente cega e nos foi dito que as hipóteses de sucesso eram de 95%, ou seja só em 5% dos casos o animal não iria recuperar a visão. Decidimos avançar, embora a operação tivesse um custo de 1700 euros (cirurgia aos 2 olhos) e a cadelita se orientasse bem dentro de casa, apesar de cega, quisemos muito melhorar a sua qualidade de vida. Pensámos : "pior do que está não fica!" Mesmo com uma experiência negativa de uma cadela de uma familiar que foi operada a uma catarata e não recuperou a visão, decidimos avançar.
A operação correu bem, mas as complicações no pós operatório foram mais do que muitas, tivemos de lhe colocar gotas nos olhos de 2 em 2 horas, devido a essas complicações. Tudo o que podia correr mal correu : rebentou as suturas dos dois olhos nas 48 horas a seguir à operação. Passado 1 mês fez uma ulcera numa vista, verificou-se que o nível de lágrima era baixo ( o que pode ter provocado a ulcera, não sabemos) e aumentou-se o número de gotas para aumentar o nível de lágrima. A ulcera fechou passado umas 3 a 4 semanas, mas desenvolveu glaucoma e cegou dessa vista, ponderando-se a hipótese de retirar esse olho. Hoje ficámos a saber que está cega do outro olho (também tem glaucoma), que tem níveis de pressão ocular muito elevados (superiores a 40) e que isso provoca muita dor. A opinião dos veterinários é a extração das dois olhos.
Todo este percurso até aqui me leva a questionar o meu pensamento inicial : "pior do que está não fica", porque isso não é verdade, ela está bem pior agora! vai ser sujeita a mais duas cirurgias para extrair os olhos, tem sido sujeita a imensos tratamentos com gotas que provocam dor e comichão, andou com colar isabelino quase 3 meses.
Para quem estiver a pensar operar o seu animal às cataratas, e se o seu animas apesar de cego tem qualidade de vida e é feliz, equacione bem essa decisão.
Aconselho que vejam a seguinte tese de mestrado : http://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/4936

Nela a autora refere: "A taxa de complicações no pós-operatório a médio/longo prazo foi de 76,2%. A presença de opacidades nas cápsulas anterior (33,3%) e posterior (55,6%) foi a complicação pós-cirúrgica mais prevalente. Contudo, estas opacidades não inviabilizaram completamente a visão dos pacientes. No final deste estudo, 18 dos olhos 21 olhos operados estavam visuais, o que corresponde a 86% dos casos.
A correcção cirúrgica de cataratas por facoemulsificação é uma cirurgia tecnicamente exigente e que possui uma taxa de complicações elevada em canídeos. Uma selecção criteriosa dos pacientes e uma boa técnica cirúrgica são factores que condicionam o sucesso da cirurgia."

Gostaria de estar mais informada quando tomei a decisão, confiei na estatística dos 5%! devia ter pesquisado mais, talvez a decisão tivesse sido outra.
Dos 2 casos que conheço hoje de perto (2 olhos da minha cadela e outro de uma cadelita de um familiar) a percentagem de insucesso é de 100% (3 olhos operados que ficaram invisuais pouco tempo depois da operação).

Se mais alguém tiver experiências de operações às cataratas, com complicações ou não agradeço que partilhe neste forum porque pode ajudar alguns donos a tomar a sua decisão de operar ou não o seu cão.
Responder

Voltar para “Cães”