Gata com 1 ano - Tumor

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MHCosta
Mensagens: 2
Registado: sexta jul 19, 2013 11:48 pm

terça jun 20, 2017 2:30 pm

Olá a todos!

Esta é a primeira vez que escrevo aqui no fórum, mas infelizmente não pelos melhores motivos. A Farrusca é a gata da minha avó. Foi encontrada em setembro do ano passado. Era tão pequenina e como não desenvolvia achávamos que era anã. :lol: Qual não foi o nosso espanto quando em fevereiro ficou com o cio e um gato a deixou prenha.

A Farrusca nunca parou e parecia uma autêntica bolinha, dado o seu tamanho. :lol: A gravidez foi levada até ao fim, mas os gatinhos nasceram mortos. Ela depois acabou por criar uma infeção nas glândulas mamárias. Foi acompanhada pelo veterinário e, com a devida medicação, tudo voltou ao sítio. Exceto uns pequenos carocinhos. Arriscámos na castração, os carocinhos desincharam um pouco, mas a biópsia revelou "carcinoma mamário não infiltrativo com intensa metaplasia escamosa", algo que os médicos sempre desconfiaram mas que nos deixava na dúvida por ela ser ainda tão nova.

Vamos agora proceder às operações para remover as maminhas, algo que me preocupa um pouco, dada a agressividade da operação. Gostaria de saber se mais alguém aqui passou pelo mesmo com as suas gatinhas. Os casos que encontrei são de gatas mais velhas (com 7 ou mais anos). Não sei mesmo o que fazer, confesso. :|
eukuka
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda ago 03, 2009 9:04 pm

quinta out 12, 2017 5:00 pm

Olá, de facto penso que não é nada comum em idade tão precoce isso acontecer. O que me aconteceu não foi nada de tão grave, mas uma das gatas da colónia que alimento, nem um ano tinha e quando foi esterilizada detectaram uma neoplasia mamária. A veterinária disse mesmo ter sido a primeira vez que via uma neoplasia numa gata tão nova, mas colocou a hipótese do tumor regredir após a esterilização. Ficou uma semana a tomar medicação e depois tive de ficar de olho para ver se de facto o tumor regredia, o que felizmente aconteceu. E a gatinha como está?
MHCosta
Mensagens: 2
Registado: sexta jul 19, 2013 11:48 pm

sexta out 13, 2017 11:55 am

eukuka Escreveu:Olá, de facto penso que não é nada comum em idade tão precoce isso acontecer. O que me aconteceu não foi nada de tão grave, mas uma das gatas da colónia que alimento, nem um ano tinha e quando foi esterilizada detectaram uma neoplasia mamária. A veterinária disse mesmo ter sido a primeira vez que via uma neoplasia numa gata tão nova, mas colocou a hipótese do tumor regredir após a esterilização. Ficou uma semana a tomar medicação e depois tive de ficar de olho para ver se de facto o tumor regredia, o que felizmente aconteceu. E a gatinha como está?

Fiquei bastante em pânico porque não encontrei, em fórum algum, uma situação igual a esta, de uma gata tão nova com cancro.

Depois da castração, e do resultado "carcinoma mamário" que o laboratório enviou, foi realizada a operação para lhe remover uma das linhas mamárias.
Foram horas de pânico para mim, porque a castração tinha sido feita há 15 dias e era mais uma anestesia geral que a pobre gata iria levar.

Felizmente correu tudo bem. Como ela tinha tido a infeção nas glândulas mamárias uns meses antes, ainda tinha muita pele, o que fez com que fossem retiradas as duas cadeias mamárias de uma só vez. O resultado foi muito chocante e a imagem dela toda cosida e com os olhinhos brilhantes e tristes nunca me vai sair da memória.

As maminhas voltaram a ir para análise porque o nosso receio era que o cancro tivesse espalhado. Qual não foi o nosso espanto, quando o resultado do laboratório veio e revelou que não havia vestígio algum de carcinoma. O próprio veterinário não queria acreditar e ainda hoje não sabemos como tal foi possível. O próprio laboratório que analisou (um conceituado em Barcelona) realizou, por conta deles, uma nova análise porque também não percebeu como era possível. Até agora continua um mistério.

Neste momento a gata está ótima, voltou a ganhar peso e não teve mais problemas. É uma verdadeira guerreira! :)
Responder

Voltar para “Gatos”