Pedido de Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
plantunes
Mensagens: 1
Registado: quarta jan 31, 2018 2:55 pm

quarta jan 31, 2018 3:04 pm

Boa tarde a todos.
Ando com um problema de alguma gravidade lá em casa por causa do meu patudo.
Tenho um cão com 11 anos, de porte médio. Muito meigo, muito dócil e um óptimo companheiro.
Sempre foi habituado a ficar fechado numa marquise grandita durante o período em que ficava sozinho em casa e nunca deu grandes problemas.
No entanto, há um ano mudámos de apartamento e tudo mudou...
A marquise, ainda maior do que a anterior, nunca foi bem aceite por ele. Colocamos cancelas em madeira, com quase dois metros de altura...e ele passou meses a roer o que podia, conseguindo abrir buracos para de lá sair, passando o dia a ladrar (ele que raramente ladrava e pessoas da nossa vida havia que nunca o tinham escutado a ladrar) e a causar incómodos junto dos vizinhos que passaram a queixar-se ao condomínio do barulho por ele causado.
Decidimos deixá-lo à solta em casa para ver se resultava, com a sala e quartos fechados e durante mais de meio ano, ele andou calmo e sereno.
Percebemos com o passar do tempo, que ele ficava grande parte do tempo encostado à porta do nosso quarto, ao invés de estar na cama dele e por isso até comprámos uma segunda cama para a deixar durante o dia nesse local, de modo a que estivesse mais confortável.
No entanto, há cerca de um mês "descobriu" que consegue abrir as portas, quer da sala, quer do quarto...e quando não consegue, desata a roer as portadas, arranha as portas e está a destruir-me a casa com esse comportamento, pois quase todas as portas lá de casa estão com um aspecto miserável com marcas de unhas e de dentes, lascas enormes arrancadas...
Como é que poderei acalmá-lo? A que se poderá dever este comportamento?
CarlaMartin
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta set 27, 2013 11:19 am

quinta fev 01, 2018 12:30 pm

Olá.
Penso que o seu cão poderá estar com tédio.
A falta de distracção e de estímulo pode levar a este tipo de comportamento. Tente estimulá-lo com passeios em sítios diferentes do costume, pelo menos de vez em quando, e também distraí-lo mantendo-lhe a mente ocupada com jogos e algum treino/exercício mental. Socializar o cão para ele poder conviver com pessoas e outro animais também é importante, levando-o a um parque de cães para ele poder brincar com outros é uma forma de o fazer.
Um cão precisa também de se distrair e não apenas ver o tempo a passar, se não começa ele próprio e tentar passar o tempo com algo, e nem sempre consegue a melhor forma.
Pode ainda comprar-lhe um "kong", é um brinquedo de borracha que se recheia com mimos alimentares e dá-lho quando for sair de casa, mantém-no distraído a tentar tirar de lá a comida, nem que por um tempinho.
Puzzles também existem para cães, para estimular a mente.
Enfim, tente trazer estímulo e novidade para a vida do cão, vai ver que ele com exercício para uma mente ocupada e mais cansado de passeios, sossega a frustração.
CarlaMartin
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta set 27, 2013 11:19 am

quinta fev 01, 2018 12:40 pm

Já agora, e por exemplo, jogar à bola é uma coisa que os cães costumam apreciar e fácil para os donos! Adoram ir buscar a bola que atiramos.
É um bom exercício mental e físico. Se costuma passear o cão diariamente, faça uns minutos de jogar a bola durante o passeio diário, é outra distracção que pode incorporar na vida dele, para além das que falei em cima.
parasol
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 02, 2011 8:55 pm

sexta fev 09, 2018 8:26 pm

Tive a mesma experiência em 2005 (nessa altura o meu cão já tinha dez anos) quando me mudei para uma nova casa, mas, o meu cão teve uma reação diferente, durante dois ou três meses ficou apático, muito triste. Durante o referido período a pessoa que anteriormente me fazia a limpeza a casa, não veio, pois tinha-me desfeito de toda a mobília (casa nova, mobília nova), um dia a senhora voltou, e a partir daí ele rejuvenesceu!.

Dois anos passaram, o meu cão teve que ser operado, pois apareceu-lhe um tumor num dos testículos, uma semana depois fomos de férias, ele voltou a andar triste, também não conhecia a casa, o meu filho que não nos pode acompanhar de início (por afazeres profissionais) veio se juntar a nós uma semana depois, a alegria que ele teve quando o viu, foi indescritível, só visto!.

O que é curioso é que no primeiro caso quando se estava ainda na antiga casa, não gostava da senhora (detestava-a, principalmente quando ela varria perto da cama), no segundo caso, ele não simpatizava muito com o meu filho, pois ele fazia-lhe muitas tropelias.

O que retiro destas experiências é o seguinte, os animais como as pessoas são marcados por hábitos, são fieis aos donos, aos ambientes às sua coisas, portanto, há que fazer a ponte entre o passado e o presente. No seu caso, sugiro que lhe coloque coisas que lhe faça recordar o seu anterior ambiente, ou se possível convide pessoas (antigos vizinhos?) que lhes lembre, o passado.

Não sei se a vai ajudar o relato da minha vivência, espero que sim, lembre-se que para ele deve ser angustiante não encontrar explicação para de repente se deparar com um "mundo desconcertante", como por exemplo, quando acontece eles serem abandonados, ou como no caso, quando mudam totalmente de ambiente. :cry:
Responder

Voltar para “Cães”