Shiba Inu - Primeiro animal de estimação (Ajuda)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Squire
Mensagens: 2
Registado: sexta fev 23, 2018 8:47 pm

sábado fev 24, 2018 1:38 pm

Bom dia a todos,

Eu neste momento estou a pensar comprar um cachorro Shiba Inu e, não obstante já ter lido algumas coisas na internet, eu precisava da vossa ajuda e esclarecimento no sentido de perceber determinadas questões relacionadas com a raça e com o facto de ter um cão em casa, dado que será o meu primeiro animal de estimação.

O intuito deste post é tentar obter o máximo de informação da vossa parte para tomar uma decisão, pelo que gostava de ter uma conversa aberta convosco sobre o assunto.

Pelo que tenho lido, para ter um Shiba Inu terei que obter a lista de criadores pelo Clube Português de Canicultura. Provavelmente haverá outras formas, mas assim eu sei que existe um selo de garantia que vale o que vale, claro. Todavia, eu gosto de jogar com probabilidades e se desta forma me garante uma maior probabilidade de ter um animal saudável e controlado, melhor.

Eu vivo num apartamento e pelo que li o Shiba Inu é um cão que se adpta muito bem a este tipo de ambiente. No entanto, eu trabalho e ficarei fora perto de 10 horas por dia. Claro que terei tempo para acordar de manhã e dar o passeio matinal com ele durante 30 minutos e quando voltar terei mais tempo para o levar à rua. A minha questão prende-se com o impacto que as 10 horas terão no cão. Entre as 9h e as 19h eu não estarei em casa, pelo que tenho receio que o cão se aborreça, destrua a casa e acima de tudo seja infeliz. Li que há formas de mitigar estes efeitos, através de brinquedos que o entretenham e também com treino profissional. Aliás o treino é algo que eu apostaria seriamente, tendo em conta que se trata de um cão que não é propriamente muito obediente (pelo que tenho lido). A socialização é para mim importante e o treino seria uma forma de a obter. No entanto, qual o efeito que as 10h, sozinho num apartamento, terão nele, mesmo com o treino?

Enfim, gostava de perceber qual a vossa opinião acerca da raça, porque tenho ouvido dizer que não é aconselhável como primeiro cão. Mas mesmo com treino, não é aconselhável?

E quanto é expectável que eu gaste em treinos, alimentação e vacinas?

Eu sei que por lei não é permitido soltar um cão, mas eu tenho um parque muito grande à frente do meu apartamento e por vezes não tem muita gente, pelo que, se eu o deixar à vontade, sem trela, é certo que ele fugirá? Ouvi dizer que o Shiba Inu, não é fiável. É verdade? Ou será minimamente fiel e permanecerá perto de mim, ou virá ter comigo quando eu o chamar?

E relativamente ao período inicial, quando ele ainda é cachorro. Face ao que tenho lido, o processo de socialização inicial (que vai até aos 3 meses de idade) é essencial para o cachorro. Pelo que se eu adquirir um Shiba Inu será após os 3 meses de idade. E quando ele estiver em casa, tendo em conta que trabalho fora de casa, ele poderá ficar sozinho nestes momentos iniciais? Ou terei que tirar algumas semanas de férias para ficar com ele?

Pronto estas são algumas das questões nas quais me tenho debruçado e estou na esperança de obter uma ajuda da vossa parte.

Agradeço desde já a vossa atenção e peço desculpa pelo texto bíblico. Não era minha intenção ser enfadonho.

Cumprimentos!
PedroDelta
Membro
Mensagens: 134
Registado: domingo dez 08, 2013 6:24 pm

sábado fev 24, 2018 11:22 pm

Há ótimos exemplos de donos de cães em apartamentos, melhores até do que cães que têm muito espaço, mesmo de cães de energia alta, não sei se é o caso, os cães podem desenvolver problemas comportamentais devido ao tédio, para prevenir é importante que não deixe o cachorro acumular muita energia, deve procurar gasta la através de passeios e outras atividades, nas horas que passa sozinho pode por exemplo usar os brinquedos de estimulação mental Starmark, existem outros, mas eu gosto dos Starmark.
Não vai ter é dias de folga, e deve remover objetos que possam causar asfixia ou que sejam menos resistentes, eles em cachorros normalmente metem tudo a boca.
Eu criei um Pastor Alemão num apartamento T2 sem varanda, ele a única coisa que roeu foi o batente da porta e mordeu as pernas de uma cadeira.
Responder

Voltar para “Cães”