Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta mai 06, 2011 10:57 am

Ah, pronto! Obrigado sr Zefe! Afinal não sou assim tão distraída...
Pois é! Vieiras frescas, em supermercado, nunca vi á venda. E congeladas simples .... :roll: também não. Mesmo naqueles viveiros de marisco também é raro ver.
Resumindo : Para fazer este prato tenho de ir à pesca.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

sexta mai 06, 2011 11:03 am

nicasxi Escreveu:Ah, pronto! Obrigado sr Zefe! Afinal não sou assim tão distraída...
Pois é! Vieiras frescas, em supermercado, nunca vi á venda. E congeladas simples .... :roll: também não. Mesmo naqueles viveiros de marisco também é raro ver.
Resumindo : Para fazer este prato tenho de ir à pesca.
:D No CI vendem-se em vacuo. Alguns viveiros de marisco e algumas peixarias mais xpto às vezes têm, se conhecer alguém em lotas ou que trabalhe em mercados de peixe também se arranjam.Mas são carissimas nestas condições.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta mai 06, 2011 11:18 am

ZeFe Escreveu: :D No CI vendem-se em vacuo.
Pois é! Tinha-me esquecido do CI. Embora não goste nada de lá ir... ( muitos narizes empinados para português ver, para meu gosto) , mas sim , de facto é onde se encontra aqueles produtos menos comuns. Faz-me lembrar , em certos aspectos, uma grande superficie gourmet.
Bom,já não preciso de ir á pesca. :D Vou experimentar. Se não encontrar as vieiras .... volto-me para as ostras.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 06, 2011 5:48 pm

Há miolo de vieira congelado no Pingo Doce.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

terça mai 10, 2011 9:53 am

Vamos fazer isto pelo lado económico porque os Cavaleiros do Apocalipse estão aí à porta.

-2 Cebolas
-3 Latas de atúm
-4 colheres de sopa de polpa de tomate ( ou de preferencia tomate frito,que sinceramente em Portugal não sei onde se vende)
-Sal grosso q.b.
-Noz-moscada q.b.
-Cominhos moidos q.b.
-Pimenta preta moida q.b.
-Oregãos
-Azeite
- 1 copo de vinho branco
- 1 embalagem de massa folhada.

Num tacho, aquecer o azeite enquanto pica as cebolas grosseiramente em pequenos pedaços. Juntar a cebola ao azeite quente, quando esta começar a amolecer juntar o tomate, sal, pimenta, os cominhos e a noz-moscada, deixar cozinhar por alguns minutos em lume médio. Refrescar com o vinho branco, deixar evaporar, tapar e deixar apurar por uns minutos. Convém ir provando e ir acertando de sal. Quando estiver au point, apagar o lume, juntar o atúm e os oregãos envolver bem e deixar repousar por 2 minutos.

Nesta fase há 2 caminhos:

Ou pasteis pequenos ou um pastel grande tipo pizza calzone.Dependendo da paciencia, da quantidade de massa e do jeito.

Para os pasteis, estender a massa e tirar com uma colher de sopa bem cheia, uma porção do preparado, cruzar a massa e com um copo de vidro por exemplo, tapar a "bola" e pressionar de modo a ficar bem cortado e bonitinho.

Para a Calzone, esticar a massa, despejar o preparado sensivelmente no meio da massa e cruzar as pontas fazendo um aperto nas extremidades.

Em qualquer dos casos pincelar com clara de ovo e ir à Patusca ( ou cloche, aqueles pequenos fornos redondos de 2 resistências) já aquecida durante 15 a 20 min.

Acompanhar com uma salada de tomate e alface por exemplo.

EDIT: Obrigado LuluB.
Última edição por ZeFe em terça mai 10, 2011 11:13 am, editado 2 vezes no total.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mai 10, 2011 10:39 am

ZeFe Escreveu:...
Em qualquer dos casos pincelar com clara de ovo e ir à Patusca ( ou coloche, aqueles pequenos fornos redondos de 2 resistências) já aquecida durante 15 a 20 min.

Acompanhar com uma salada de tomate e alface por exemplo.
Cloche, ZeFe. A palavra é francesa e significa sino, campânula, que é o feitio desse forninho, francês de origem. :wink:

Foi gralha, não foi? :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

terça mai 10, 2011 11:11 am

LuluB Escreveu:
ZeFe Escreveu:...
Em qualquer dos casos pincelar com clara de ovo e ir à Patusca ( ou coloche, aqueles pequenos fornos redondos de 2 resistências) já aquecida durante 15 a 20 min.

Acompanhar com uma salada de tomate e alface por exemplo.
Cloche, ZeFe. A palavra é francesa e significa sino, campânula, que é o feitio desse forninho, francês de origem. :wink:

Foi gralha, não foi? :D
:lol: :lol:

Não Lulu, foi mesmo ignorância, nunca fiz qualquer tipo de ligação lógica entre o objecto e a origem da palavra. :oops:

Corrigido!
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mai 10, 2011 11:12 am

:lol: Pronto já fui útil hoje! Avé! :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça mai 10, 2011 12:03 pm

nicasxi Escreveu: Embora não goste nada de lá ir... ( muitos narizes empinados para português ver, para meu gosto) , mas sim , de facto é onde se encontra aqueles produtos menos comuns.
olha que é questão de hábito.. as pastas da loja gourmet são mesmo espectaculares, as frutas... eu gosto e só não vou mais vezes por detesto ( ao cubo ) o parque de estacionamento. :oops:
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 10, 2011 2:08 pm

Netherwing Escreveu:
nicasxi Escreveu: Embora não goste nada de lá ir... ( muitos narizes empinados para português ver, para meu gosto) , mas sim , de facto é onde se encontra aqueles produtos menos comuns.
olha que é questão de hábito.. as pastas da loja gourmet são mesmo espectaculares, as frutas... eu gosto e só não vou mais vezes por detesto ( ao cubo ) o parque de estacionamento. :oops:
Não é falta de hábito , não. É mesmo falta de pachorra para tanto emproamento bacoco.
O estacionamento é giro. O acesso é em caracol... é só ver gente " almareada" quando chegam lá abaixo. :lol: :lol:

Sr Zefe, segui a dica da Dino e comprei congeladas no PD.
Não sei se costuma usar manjericão e oregãos secos. Eu usei frescos, acabados de apanhar no canteiro. :D ( Só uso secos quando não tenho no canteiro, geralmente depois do meu mitra decidir jardinar um bocadinho).
E agora vou eu jardinar .... gostava era de saber qual é a espécie de tulipa que dá em Agosto... :twisted: :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

terça mai 10, 2011 2:31 pm

nicasxi Escreveu:
Netherwing Escreveu:
nicasxi Escreveu: Embora não goste nada de lá ir... ( muitos narizes empinados para português ver, para meu gosto) , mas sim , de facto é onde se encontra aqueles produtos menos comuns.
olha que é questão de hábito.. as pastas da loja gourmet são mesmo espectaculares, as frutas... eu gosto e só não vou mais vezes por detesto ( ao cubo ) o parque de estacionamento. :oops:
Não é falta de hábito , não. É mesmo falta de pachorra para tanto emproamento bacoco.
O estacionamento é giro. O acesso é em caracol... é só ver gente " almareada" quando chegam lá abaixo. :lol: :lol:

Sr Zefe, segui a dica da Dino e comprei congeladas no PD.
Não sei se costuma usar manjericão e oregãos secos. Eu usei frescos, acabados de apanhar no canteiro. :D ( Só uso secos quando não tenho no canteiro, geralmente depois do meu mitra decidir jardinar um bocadinho).
E agora vou eu jardinar .... gostava era de saber qual é a espécie de tulipa que dá em Agosto... :twisted: :twisted:
Desde que deixei de viver no campo que se tornou raro essas iguarias genuinamente frescas. :(

Sei lá qual é a tulipa,eu não percebo nada de flores. :lol: Toda e qualquer afirmação que eu faça relacionada com flores neste ou em qualquer outro forúm é um mero acaso :lol:
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
PERAPADO2
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

sexta mai 13, 2011 3:04 pm

O meu contributo, com duas receitas que utilizo muito:



SALADA DE CÚSCÚS:

(4 pessoas)

-200g de cúscús
-200mg de água
-3 tomates maduros
-1 pimento vermelho
-1 pimento verde
-2 cebolas
-100g de atum em conserva (para quem não é vegetariano)
-2 limões (sumo)
-1/2 taça de salsa picada
-1/2 taça de hortelã picada
-Sal e pimenta q.b.
-Azeite extra virgem


1º- AQUECER A ÁGUA com um pouco de sal, juntar o cúscús e misturar muito bem. Deixar repousar até que se hidrate completamente. Lavar o tomate,tirar a pele, retirar as sementes e cortar em dados pequeninos. Lavar muito bem os pimentos, cortar em dois, retirar as sementes e a parte branca.Cortar em dados pequenos. Cortar também, em dados, a cebola.


2º- Juntar todas as verduras cortadas ao cúscús hidratado, mexer muito bem com uma colher de pau e temperar com o sumo de limão e o azeite. Temperar de sal e pimenta. Juntar a salsa, a hortelã e o atum (facultativo). Acabar de mexer e levar ao frigorífico durante meia hora para que os sabores se misturem
e fique bem frio.


(pode-se juntar pepino para a tornar mais fresca e pode ser preparada no dia anterior).
PERAPADO2
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

sexta mai 13, 2011 3:23 pm

HUMUS COM VERDURAS (paté)

(4 pessoas)

-400g de grão cozido
-1 a 2 dentes de alho
-1/2 limão (o sumo)
-2 a 3 colheres/sopa de tahini (molho à venda em supermercados)
-1 colher/sopa de cominhos moídos
-1 colher/sopa de pimentão doce
-Sal
-Pimenta preta
- Azeite

Verduras para acompanhar (cenouras, aipo, pepino...)
pão (pita ou tostas)


1º- Deixar, na noite anterior, o grão de molho.Transcorrido esse tempo, lavá-lo e cozê-lo em abundante água a ferver.

2º- Triturar o grão, já frio, com os dentes de alho descascados, o sumo de limão, o tahini, uns fios de azeite, os cominhos, sal e pimenta até ficar uma textura fina. Se for necessário, juntar um pouco da água de cozer o grão.

3º- Servir o humus em tacinhas, salpicando com o pimentão e regar com o azeite. Acompanha-se com pão (pita) e verduras crúas.


(Para colorir este paté pode juntar-se à receita uma beterraba cozida, triturando muito bem).
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

sexta mai 13, 2011 3:39 pm

Hum, parecem-me muito bem as 2, em calhando vou experimentar, humus vai ser uma 1ª vez.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
PERAPADO2
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

sexta mai 13, 2011 3:56 pm

ZeFe Escreveu:Hum, parecem-me muito bem as 2, em calhando vou experimentar, humus vai ser uma 1ª vez.



:D É uma entrada muito boa (para mim é uma refeição :lol: ). Se gostar, pode misturar também queijo fresco triturado). Inventa-se, não é?
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”