Condições dos canis municipais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
CharlieBrow
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quinta jan 05, 2012 11:13 pm

Eutanasiar animais com chip é uma possibilidade bem real sim. Nem quero pensar. Por isso tenho sempre as medalhas e pensei na tatuagem das orelhas. Mas quem vai ver as orelhas?
Deeaadman
Membro Veterano
Mensagens: 485
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

quinta jan 05, 2012 11:54 pm

esse canil tinha leitor? é que acho que nem todas as entidades têm leitor de chips, não sei
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta jan 06, 2012 11:23 am

Deeaadman Escreveu:esse canil tinha leitor? é que acho que nem todas as entidades têm leitor de chips, não sei

É o canil municipal, obviamente que tem leitor.

Se os canis são ' o fim da linha' para a maioria dos animais recolhidos, que sentido faria a obrigatoriedade de chipar todos os animais que nasceram depois de 2007, se nos canis municipais não existissem leitores?

é mesmo falta de zelo dos funcionários, negligência do Veterinário Municipal, e falta de interesse do próprio municipio.

Eu bem que gostaria de ver agora os dois proprietários do cão pedirem contas ao municipio. O dono inicial por não terem lido o chip do cão quando ele entrou no canil, e o terem avisado da recolha do animal, e o adoptante pelas despezas que teve com o animal entretanto, isto para não falar no transtorno de agora entregar um animal ao qual ja se afeiçuou.

Melhor só mesmo uma cartinha para o Sr Director Geral de Veterinária, com provas do que aconteceu...
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
CharlieBrow
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

sexta jan 06, 2012 12:46 pm

Eu pedia contas. Nunca mais repetiam o mesmo erro. Está em jogo uma vida e os sentimentos dos donos. Que coisa horrivel.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta fev 03, 2012 12:13 am

Vai realizar-se no próximo sábado, 4 de Fevereiro, das 9 às 17 horas, uma vigília no canil municipal de Lisboa, contra as condições em que os animais continuam a ser mantidos num canil não licenciado e contra as atitudes dos responsáveis, que continuam a ignorar a lei e uma recente sentença judicial.

A vigília está a ser organizada e divulgada no Facebook: http://www.facebook.com/groups/17383333 ... 280790080/

Eu vou.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
pesquebrados
Membro Veterano
Mensagens: 1839
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
Localização: os meus e os que estão de passagem

sexta fev 03, 2012 12:50 am

Então lá nos encontramos...
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 08, 2012 8:16 pm

«Deputado denuncia “maus tratos” no canil de Aveiro

Jornalista: Rui Cunha.Edição de: Terça, Fevereiro 7, 2012.

O deputado Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda (BE), denunciou ontem os “maus tratos aos animais” no canil municipal de Aveiro. O parlamentar eleito pelo distrito lembrou as “várias irregularidades graves praticadas pela autarquia” naquele equipamento e lamenta que não tenham sido corrigidas as deficiências identificadas no ano passado pela Direcção Geral de Veterinária (DGV). “Tudo ficou na mesma”, condenou.

Segundo o porta-voz bloquista, acompanhado pelo dirigente local Nelson Peralta, as células são “exíguas, sobrelotadas, frias e húmidas” e os cães estão “sem contacto com a luz natural durante horas e dias seguidos”. Por outro lado, os animais abatidos são colocados em “caixotes do lixo” e enviados para o aterro de Taboeira, quando a legislação ordena a sua cremação. Este procedimento deixou o deputado “chocado”, confessou aos jornalistas durante uma conferência de imprensa diante do canil.
“Os direitos dos animais previstos na lei não estão a ser assegurados”, avaliou, censurando a “falta de sensibilidade” da Câmara.

Pedro Filipe Soares conclui que o canil “não tem condições” e defende que os cães devem ser “rapidamente reinstalados” noutros locais, se necessário com o auxílio de associações da região.

O eleito do BE lembra ainda que a autarquia tem há vários anos um terreno disponível para a construção de um novo canil, embora o projecto nunca tenha sido desenvolvido. “Há várias soluções para o problema, até intermunicipais, que podem ser adoptadas. É uma questão de boa-vontade”, observou, revelando que o BE já comunicou as suas preocupações ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território “insistindo para que a DGV tome uma posição”.

O Diário de Aveiro procurou obter uma reacção do município, mas sem sucesso.

Esta não foi a primeira vez que se ouviram queixas sobre as condições do canil municipal. Há um ano, o movimento de defesa dos animais “World Calling” denunciou o funcionamento do espaço. Na resposta, a Câmara, através do veterinário Carlos Silva, reconheceu que o canil “precisa de melhorias físicas” mas garantiu que “o seu funcionamento está de acordo com a lei”.»

in http://www.diarioaveiro.pt/noticias/dep ... -de-aveiro
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 08, 2012 8:25 pm

«Sobrelotação do Canil de Ílhavo preocupa munícipes

Autarquia admite saturação do equipamento que recebe cães de Ílhavo, Vagos, Oliveira do Bairro e Anadia

Jornalista: Carla RealEdição de: Quarta, Fevereiro 8, 2012

Alguns munícipes revelam-se preocupados com as condições que o Canil Municipal de Ílhavo proprorciona aos animais que alberga, principalmente resultantes da falta de capacidade de resposta do espaço. "É um canil de abate e está sobrelotado", afirma uma munícipe, após ter visitado este canil pela primeira vez.
Admitindo "alguma saturação" do espaço, o vereador responsável pela gestão do canil, Fernando Caçoilo, afirma que o período que o equipamento vive é "transitório", justificando-o com a recente aposentação do veterinário municipal e com os protocolos de cooperação que a autarquia estabeleceu com os municípios de Oliveira do Bairro, Anadia e, mais recentemente, Vagos.
Recorde-se que tais acordos, permitindo às autarquias repartir responsabilidades, determinam que todos os animais vadios destes três concelhos sejam transportados para o Canil de Ílhavo, cabendo aos municípios "assegurar as despesas de estadia dos animais entregues, bem como os medicamentos necessários para a sua occisão", explica o vereador.
No que respeita ao veterinário, recentemente substituído pela veterinária de Vagos, Fernando Caçoilo dá conta da inteira disponibilidade da profissional em prol do canil. "A veterinária já se encontra a exercer as suas funções em pleno e a tempo inteiro", assegura o vereador, acreditando que tal contribuirá para uma melhoria da situação. Instalado há cerca de oito anos na Gafanha de Aquém (junto ao Ecocentro), o grande objectivo deste canil (à semelhança de todos os outros) é dar uma casa aos animais recolhidos nas ruas.
No entanto, apenas uma pequena percentagem das centenas de animais que por ano são retirados das ruas destes quatro concelhos, têm outro destino que não o abate.

Excesso de cães por cela
Nos termos legais, a estadia nos canis municipais resume-se a apenas oito dias, período após o qual os animais são abatidos, como medida de profilaxia e combate contra a propagação de doenças que ponham em causa a saúde pública.Neste canil a estadia prolonga-se até que o espaço atinja a sua lotação máxima, que varia consoante o porte de cada animal. "Não nos é possível atribuir um número à capacidade máxima do canil, porque algumas celas podem ter apenas um cão, se for de grande porte, e noutras podem juntar-se meia dúzia de cães de pequeno porte", explica o vereador.
Quem visitou o espaço recentemente, refere-se às suas condições como "muito más, com boxes muito pequenas, construídas para um único animal, onde se encontravam nove cães à luta uns com os outros". "Vigora ali a lei do mais forte, o chão está sempre molhado e não têm qualquer superfície para se deitar, a não ser o chão", apontam.
Em resposta a estas críticas, e apesar de garantir que os animais são tratados com todas as condições, Fernando Caçoilo afirma: "As pessoas têm que ter consciência do conceito dos canis municipais, que não se tratam de hotéis".

Outra das críticas atribuídas à autarquia prende-se com a sua falta de colaboração na questão das adopções, que poderiam ser facilitadas se as informações e fotografias dos animais fossem disponibilizadas no seu site.

A autarquia justifica tal impossibilidade com a falta de recursos humanos. "A nossa Câmara não tem excesso de funcionários" que permita uma actulização regular dessa informação, sustenta Fernando Caçoilo, garantindo, no entanto, que será feito um esforço para que tal passe a acontecer com mais regularidade.

INFORMAÇÕES PARA QUEM QUISER ADOPTAR UM ANIMAL:
Para evitar que os animais excedentários no Canil Municipal de Ílhavo sejam abatidos apela-se à sua adopção. Os animais estão devidamente vacinados, desparasitados, possuem chip de identificação e encontram-se registados na Junta de Freguesia. O canil pode ser visitado de segunda a sexta feira, no período da manhã (entre as 9 e as 13horas). Para adoptar qualquer um dos cães ou gatos ali albergados ou para obter mais informações, os interessados podem contactar a Câmara Municipal de Ílhavo, através do 234329605.»

in http://www.diarioaveiro.pt/noticias/sob ... -municipes
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça mar 13, 2012 1:21 pm

«Canis municipais – O que aconteceu entre Fevereiro 2011 e Fevereiro de 2012

(ver documentos em http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... ev2012.pdf)

No período que decorreu entre 03 Fev 2011 e 16 Fev 2012, a DGV licenciou 6 canis municipais: Benavente, Cartaxo, Lagos, Montemor-o-Novo, Nazaré e Setúbal. Passou, também, três autorizações para o município do Crato enviar os animais capturados para o CRO intermunicipal de Portalegre e Oliveira do Bairro e Vagos enviarem os animais para o Municipal de Ilhavo. Quando o mesmo espaço começa a receber animais dos municípios vizinhos isto significa mais abates.

Nesse mesmo período, a DGV fiscalizou 6 canis municipais.

Havendo 222 canis por licenciar, a manter-se uma média de 6 licenciamentos por ano, só em 2049 será cumprida uma legislação que data de … 2001.

Isto até pareceria uma anedota se não estivesse em causa o sofrimento de dezenas de milhares de animais.

Todos sabemos que um canil estar licenciado não significa que os direitos dos animais sejam respeitados, a começar pelo direito à vida, pois trata-se de canis de abate. O que determina tudo é a gestão do mesmo e o comportamento dos veterinários municipais dentro e fora do canil, nomeadamente no controlo da população de cães e gatos no seu espaço de influência.

Mas quando globalmente não se cumpre sequer uma legislação, de há mais de 10 anos, em termos das condições materiais de acolhimento dos animais nos canis, é difícil esperar ver surgir, no país, outro nível de preocupações.»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça abr 24, 2012 12:18 am

«Aveiro - Voluntários impedidos pela Câmara de ajudar no canil

Abril 23, 2012

Ler aqui a noticia do Diário de Aveiro: http://www.campanha-esterilizacao.com/f ... Aveiro.jpg

Em comunicado, a Associação ANIMAL informa que os voluntários requerem hoje, dia 23 de Abril às 18h 30, em reunião na Assembleia Municipal, o direito a poderem voltar a tratar dos animais

A ANIMAL apoia o Grupo de Voluntários do Canil de Aveiro na denúncia de graves irregularidades.»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
JuJuSofi
Mensagens: 8
Registado: segunda mai 07, 2012 2:14 pm

terça mai 08, 2012 10:17 am

Eu quando tive uma situação enconomica muito dificil, pensei que teria que mandar os meus caes para uma canil, depois fui ver canis e o que me disseram ´que se alguem os quisesse adoptar num prazo de 15 dias que adoptava, mais do que esses dias, como o canil estava cheio, eram abatidos. Eu fiquei transtornada, ja chorava por todo o lado.
Entao fiz de tudo para melhorar a minha situaçao economica e assim consegui manter os meus animais perto de mim..
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta mai 10, 2012 2:50 pm

JuJuSofi Escreveu:Eu quando tive uma situação enconomica muito dificil, pensei que teria que mandar os meus caes para uma canil, depois fui ver canis e o que me disseram ´que se alguem os quisesse adoptar num prazo de 15 dias que adoptava, mais do que esses dias, como o canil estava cheio, eram abatidos. Eu fiquei transtornada, ja chorava por todo o lado.
Entao fiz de tudo para melhorar a minha situaçao economica e assim consegui manter os meus animais perto de mim..

Parabéns JuJuSofi :) Querer é poder. Mesmo em condições económicas difíceis, há sempre uma solução. Costuma-se dizer: Deus fecha a porta mas deixa sempre uma janela aberta... É preciso é estar atento :wink: Boa sorte e felicidades :)
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mai 17, 2012 4:30 pm

«Canil / gatil de Lisboa – Obras novamente paradas


Maio 17, 2012

As obras do canil/gatil, que têm sempre decorrido no “pára-arranca”, e com as mais diversas promessas, por parte do vereador do pelouro, quanto à data de conclusão, estão de novo paradas por razões ainda não esclarecidas.

Ou seja, o cumprimento integral da sentença de Julho de 2011, pedido ao Tribunal Administrativo de Circulo de Lisboa (ver post de 8 de Abril) é urgente pois continuam cães no canil 1 presos pelo pescoço a correntes de 1 m e continuam a morrer gatos por doenças infecto-contagiosas.

Ainda recentemente, uma gatinha que o canil tinha ido recolher a casa das donas, sob um pretexto que se ignora, que nem chegou a estar no gatil uma semana e que quando saiu estava aparentemente bem, veio a morrer, ao fim de poucos dias, vitima de calicivírus sistémico.

Ora a alínea c) da sentença exige uma área destinada a quarentena que continua a não existir.

A direcção do canil não pode invocar qualquer iminência de conclusão das obras para não criar esta área JÁ porque o fim das obras não está à vista. Impõem-se URGENTES medidas sanitárias de desinfecção dos espaços ou então o canil suspende qualquer recolha de gatos mesmo nos casos permitidos pela sentença.

O que não é admissível é que o canil recolha gatos que sabe que estão condenados à morte pelo simples facto de entrarem nas suas instalações.

Não fosse a tragédia para os animais, e chegaria a ser caricato que uma entidade que é suposta zelar pelas condições sanitárias da cidade de Lisboa seja de facto um foco de doenças.»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mai 18, 2012 4:55 pm

«Canil Municipal de Lagos lança Campanha de Castração gratuita.


2012-5-14

Depois dos bons resultados alcançados o ano passado, o Canil Municipal de Lagos volta a promover uma Campanha de Castração gratuita de cães e gatos, com o objetivo de continuar a controlar esta população animal.

Entre os próximos dias 28 de maio e 01 de junho vai ser levada a cabo uma campanha de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas), que contará com a colaboração voluntária dos médicos veterinários que exercem a sua atividade na área do concelho de Lagos (a saber: Keike Rautenberg, Graça Silva, Maria José, Lars Rammquist, Tiago Jesus; Vadin Petruck e James Cagney).
Podem beneficiar desta ação, todos os animais que foram dados para adoção pelo Canil Municipal desde janeiro de 2010 e que ainda não foram castrados bem como os restantes cujos donos sejam munícipes proprietários de um elevado número de animais.
Os interessados devem efetuar uma inscrição prévia, nos dias 21 e 22 maio (entre as 9h00 – 12h00 e 14h00 – 16h00) a formalizar junto da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Lagos (Margarida Maurício), através dos telefones 282 771 700 / 912 150 018.

Recorde-se que o Canil/Gatil Municipal de Lagos encontra-se, desde fevereiro deste ano, licenciado como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos - anteriormente funcionava apenas como centro de recolha e alojamento provisório para cães e gatos.
Este equipamento tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos. Com a renovação e ampliação do espaço efetuadas em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma adoção efetiva em maior escala, mais informada e consciente, com animais mais socializados.
Neste sentido, em junho de 2010, foi lançada a campanha "Ganhe um Novo Amigo - AMICÃO", da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagos - Serviço de Veterinário Municipal, com o objetivo de aumentar o número de adoções de cães alojados no Canil Municipal, evitando a sobrelotação das instalações.
Desde essa altura, já foram adotados mais de uma centena de cães do Canil Municipal.»
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta jun 14, 2012 5:35 pm

Aqui vão 2 videos 1 com notícia sobre o canil de Guimarães...
Sinceramente pelo que conheço, de experiência e de outros amigos e colegas, o canil não é tão bonito como estes vídeos o pintam...

http://www.youtube.com/watch?v=EKhPne2DWP4

http://www.gmrtv.pt/index.php?option=co ... &Itemid=27
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”