APOIO AO BURRO MIRANDÊS

O Fórum ideal para marcar encontros entre os membros da Arca, (em algum local físico ou no chat) e falar sobre eventos que tenham ocorrido...

Moderador: mcerqueira

sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta ago 30, 2012 9:28 pm

"Este não é um EVENTO FÍSICO, muito embora o Pedro esteja de braços abertos para receber todos os amigos dos burros de raça mirandesa e todos aqueles que queiram visitá-los na Quintinha do Silval, em Vila Nova de Anços, Coimbra e ficar a conhecer estas deliciosas criaturas tão portuguesas!

Este é, sim, um EVENTO SOLIDÁRIO traduzido numa ajuda financeira que permita ao Pedro Gonçalves abrigar, alimentar e manter a sua produção de Burros Mirandeses, a primeira espécie de raça asinina portuguesa protegida pela U.E., e no entanto vias de extinção.
Veja as fotos destes animais, na página do Pedro no facebook: http://www.facebook.com/pedro.goncalves.3323 e apaixone-se!

O Pedro é um jovem com os pés bem assentes na terra, mas que gosta sonhar. E o Pedro tem um Sonho, um sonho lindo composto de outros dois sonhos. O sonho de assegurar a continuidade da raça mirandesa de burros, um sonho que urge realizar. O outro sonho, tem a ver com um projecto ludico-terapêutico, em que o burro tem o lugar de actor principal na recuperação e bem-estar de pessoas com necessidades especiais, através da asinoterapia. Mas este sonho só poderá ser cumprido, se todos ajudarmos o Pedro a realizar o seu sonho mais urgente: salvar os seus burros mirandeses.
E como ajudar o Pedro?
(...)

Eventos físicos estão a ser planeados, de facto, mas dada urgência em assegurar a sobrevivência dos animais, serão publicitados em breve. Agora importa, sobretudo, Apoiar o Burro Mirandês, salvando-o da extinção!"

saiba mais em:
http://www.facebook.com/events/343262502419723/

Imagem

Imagem
Última edição por sxmota em sexta ago 31, 2012 8:35 am, editado 2 vezes no total.
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta ago 30, 2012 9:54 pm

Sou a favor..mas isto é contra as normas da arca ;)
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta ago 30, 2012 10:22 pm

erm... por causa da possibilidade de compra? Não seja por isso, edito já o tópico! :)
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta ago 30, 2012 10:30 pm

sxmota Escreveu:erm... por causa da possibilidade de compra? Não seja por isso, edito já o tópico! :)
Não, supostamente só podemos meter pedidos de ajuda em que estejamos directamente envolvidos..veja as normas :)
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta ago 31, 2012 8:31 am

Mas eu estou directamente envolvida... :) inclusivamnte, as fotos que apresento são de minha autoria.
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta ago 31, 2012 12:27 pm

Lindos! :D ( se não zurrassem tanto, ía buscar um, mesmo que comessem o jardim todo :lol: )
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta ago 31, 2012 12:57 pm

só os machos inteiros zurram mais. :) e não deves ter apenas um, a não ser que lhe arranjes companhia, como outro burro, uma cabra, uma ovelha... são extremamente gregários. E os Mirandeses, ainda mais dóceis que o burro comum... são de uma mansidão extrema!

O Pedro tem 4 burrinhos para venda, mas só os entrega desmamados, o que acontecerá daqui a 3 meses. De qualquer forma podes sempre amadrinhar um dos burros adultos (ainda ando a martelar-lhe a cabeça para permitir que os burrinhos bebés sejam apadrinhados... :roll: ele é tão teimoso :LOL:). Eu sou madrinha da Lua, mirandesa, que está prenha e vai ter bebé em Dezembro! :D mas cada burro pode ter vários padrinhos e madrinhas. É uma questão de contactares comigo ou directamente com o Pedro. :)

aqui ficam mais umas imagens... ;)

Imagem

Imagem
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta ago 31, 2012 2:05 pm

Eles têm um ar tão fofinho que até apetece ter um :lol:
Mas depois de ter passado 4 noites mal dormidas à pala de burros que zurravam às 3h da manhã minutos a fio... prefiro que fiquem longe de mim :P

Quanto ao apadrinhamento fiquei muito confusa: no FB não encontro o formulário nem os animais a amadrinhar, no cãotinhodeapoio a informação também está dispersa e ainda só encontrei o formulário mas não os animais. :?
Em todo o caso, e por uma questão de gestão orçamental (que isto as despesas em cada mes são incertas assim como receber a tempo e horas), preferia fazer um donativo agora (e sempre que possível) e ir acompanhando.

Dá para fazer isso? É que tanto o FB como o site têm informação muito dispersa, não dá para acompanhar devidamente (FB então é preciso ir procurando mensagens antigas e filtrar o que as pessoas vão comentando). Talvez um género de newsletter mensal ajudasse.

Em todo o caso, acho que é um sonho maravilhoso de ter e espero que o Sr. consiga um dia, não muito longínquo, concretizar :)
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta ago 31, 2012 3:09 pm

é verdade, a informação está dispersa e estou a contactar o "GESTOR" da coisa para juntar tudo na comunidade.

Ainda não existe, oficialmente, uma lista com os burros para apadrinhar, mas eu posso divulgar os animais, embora ainda sem foto individual (tratarei disso este fim de semana).

O formulário está complicadito, sim. Tem de ser copiado e colado no e-mail dirigido ao Pedro.

aqui está o texto:

Dados do Padrinho ou Madrinha:

Nome:

Morada:

Localidade: Código Postal:

Telefone de Contacto: e-Mail:

Animal Apadrinhado:

Nome:

Caso o animal não tenha nome, o 1º padrinho/madrinha poderá lhe dar o nome que entender:
- Sugira um Nome:

Sexo - indique o sexo do animal, ou se lhe é indiferente (M / F / I):

idade: (adulto/ bebé)


e o e-mail do Pedro, que é o mesmo para donativos (enviar o comprovativo de transferência e indicar que se trata de um donativo a favor da Quintinha do Silval):
[email protected]

aqui fica a lista de burros disponíveis para apadrinhamento:

Burros Mirandeses:
- Mirandês (o garanhão)
- Abalona
- Lua
- Acácia
- Castelhana

Burros comuns:
- Ouriço (garanhão pardo)
- Estrela (cinzenta)
- Cigarra (ruça)
- Espada (cinzenta, grande)
- Boneca (creme)

Bebés (presentemente com 3 meses):
- Herói (cinzento, filho da Boneca e do Ouriço)
(ainda sem nome, mas tem de ser com H na primeira letra:)
- H... mirandês, filho da Abalona e do Mirandês
- H... mirandês, filho da Acácia e do Mirandês
- H... mirandês, filho da Castelhana e do Mirandês
- H... 75% mirandês (mestiço), filho da Cigarra e do Mirandês (que derrubou a cerca...)
Tudo rapazinhos! Esperemos que o bebé da Lua seja menina e saudável, há poucas fêmeas e ainda menos fêmeas reprodutoras...

E claro, já que aqui estou deixo também o NIB e IBAN:
- NIB 0036 0033 99100684167 38
- IBAN pet50 0036 0033 99100684167 38 - BIC mpio pt pl

em caso de dúvidas e esclarecimentos, podem sempre escrever ao Pedro ou ligar-lhe (o nº de telefone está na página do evento, no Facebook) ou mandar-me um mail para o endereço [email protected]
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta ago 31, 2012 3:26 pm

Julgo que foi por ter visto, em criança, um burrito a ser espancado que passei a olhar os animais com outros olhos. E então, tenho um carinho muito especial por esta espécie...
Obviamente que não poderei ter um animal destes em condomínio--- era logo corrida :twisted: mas amadrinhar, porque não? :) ; ou fazer donativos conforme se vai podendo?
Há uns tempos havia subsídios para protecção do burro mirandês. Já não há? :?
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta ago 31, 2012 3:34 pm

Joie2 Escreveu:Julgo que foi por ter visto, em criança, um burrito a ser espancado que passei a olhar os animais com outros olhos. E então, tenho um carinho muito especial por esta espécie...
Obviamente que não poderei ter um animal destes em condomínio--- era logo corrida :twisted: mas amadrinhar, porque não? :) ; ou fazer donativos conforme se vai podendo?
Há uns tempos havia subsídios para protecção do burro mirandês. Já não há? :?
Também os adoro, felizmente nunca vi nenhum a ser espancado, mas já conheci vítimas de espancamento e outros maus tratos...
Em miúda fartei-me de cair de burros abaixo :P e o meu boneco favorito, na casa da minha avó, era um burrico preto com crina grisalha, em plástico!

Os subsídios foram cortados há 2 anos :? :( nem mesmo a associação nacional de do burro mirandês pode ajudar, porque depende de ajudas privadas... se o governo faz o que está a fazer aos lobos de Mafra, que se dirá dos burros? enfim... :roll:
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta ago 31, 2012 3:40 pm

sxmota Escreveu: Os subsídios foram cortados há 2 anos :? :( nem mesmo a associação nacional de do burro mirandês pode ajudar, porque depende de ajudas privadas... se o governo faz o que está a fazer aos lobos de Mafra, que se dirá dos burros? enfim... :roll:
Sem dúvida, a situação dos lobos ibéricos também está muito negra infelizmente :(

Obrigada pelos esclarecimentos!
Existe algum sitio que explique o projecto da Quintinha do Silva?
E mais uma dúvida, os donativos é para a escola de terapia com os burritos ou para a manutenção dos burritos (ou ambos)?
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta ago 31, 2012 4:10 pm

Neste momento, são tão só para a manutenção dos burritos. A escolinha virá depois...

No FB do Pedro e tb no do evento, está lá tudo explicadinho, embora a informação esteja dispersa. ;)

De qualquer modo, posso adiantar alguns dados, por exemplo:

- o terreno onde se encontram os burros não está totalmente na propriedade do Pedro; ele ainda tem de comprar a parte do terreno onde se encontra o poço;

- não há electricidade nem canalização na quintinha, existe uma bomba de água MANUAL, daquelas de dar ao braço, e a água é transportada em tinas dentro de um carrinho de mão várias vezes até encher os bebedouros com água fresca, todos os dias... pelo Pedro...

- também é ele que apanha a erva, distribui o feno, escova, limpa, trata dos cascos, enfim... faz tudo sozinho, e ainda cuida de galinhas, cães e gatos... não sei como consegue tanto (mas dizem que as pesoas são parecidas com os animais que elegem para ter ao seu cuidado); e tem tudo impecavelmente limpo!

- o Pedro não tem vícios, portanto nenhum donativo será utilizado para consumo de álcool, drogas ou tabaco :P :twisted:

- também não existe qualquer apoio por parte da Câmara Municipal de Soure, embora já tenha sido pedido várias vezes... mesmo trazendo os burricos mais visibilidade e turismo à região! :?

- são aceites donativos em géneros. Se alguém souber de uma empresa ou entidade (ou várias...) disposta a patrocinar os burritos do Pedro, apite...!
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta ago 31, 2012 4:23 pm

Por acaso, amanhã vou a Soure! Mas vou de boleia... e não há tempo para ir visitar os burricos. Pergunte ao Pedro, sff, com quem é que ele contactou na Câmara. Obteve alguma resposta deles, ou nicles?


(quando souber diga-me por PM)
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta ago 31, 2012 4:57 pm

oh, são só 6 km até à quintinha! :D
Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”