está aqui: home > cães > bichon maltês

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Bichon Maltês

Muito discreto (outros nomes: Maltese)

Bichon Maltês
origem:Malta
esperança de vida:12 a 14 anos
classificação:Cães de Companhia
altura:20 para 25 cm
peso:3 para 4 kg
exercício: Pouco exigentetreino: Razoávelclima: Temperadointerior/exterior: Dentro de casatosquia: Necessita de cuidados com o pêloalimentação: Médiotamanho: Pequeno
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

Proveniente da Ilha de Malta, especula-se que tenha sido introduzido na ilha pelos mercadores fenícios 500 anos antes do nascimento de Cristo. Mas, Charles Darwin foi mais longe na avaliação da antiguidade da raça ao afirmar que o Maltês existe desde o ano 6000 a.C.

Em Malta, o Bichon Maltês era venerado pela população que construía túmulos em honra dos seus fiéis companheiros. Publius, governador de Malta na altura, teve um Bichon Maltês chamado Issa para quem encomendou um poema e um retracto. Mas também no Egipto, Grécia e Roma encontramos referências a este cão, o que indica a sua importância nas culturas antigas.

Devido à história e geografia da ilha, Malta não parece ter sido o local de onde esta raça é originária. No centro do Mar Mediterrâneo, Malta era um entreposto comercial importante onde o Maltês acabou por ser introduzido, provavelmente pelos fenícios. Devido ao isolamento da ilha, a raça desenvolveu-se com pouca influência de cães de outras raças.

Existem duas teorias acerca do aparecimento do Bichon Maltês. Uma defende que a raça descende do Terrier Tibetano, viajando do Oriente até à Europa com as tribos nómadas e mais tarde a destreza comercial dos fenícios. Outra teoria é a de que o Bichon Maltês é descendente dos cães tipo Spitz do norte da Europa. Através do comércio terá viajado até ao Sul da Europa e mais uma vez introduzido na ilha de Malta através dos fenícios.

Apesar do isolamento da ilha, a raça sofreu algumas alterações ao longo do tempo. O lado estético foi apurado em detrimento do lado funcional, que terá sido o de caçador de ratos. As várias cores do Bichon Maltês foram reduzidas apenas para o branco e o pêlo foi progressivamente tornado mais longo.

O Bichon Maltês é um cão de companhia que devido ao seu pequeno tamanho passou a ser o cão de colo da elite das sociedades.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

O Maltês tem a excelente característica de adaptar-se e copiar o ritmo de vida do dono. Se o dono é bastante activo o Maltês também o será, porém se for calmo o Maltês adopta um comportamento tranquilo. Esta capacidade de absorver o meio onde é inserido tornou-o desde há milhares de anos o cão de companhia por excelência.

O Bichon Maltês é um animal gentil e por isso bastante bom com crianças. Mas devido ao seu pequeno tamanho, as crianças devem ser supervisionadas para não magoarem o cão.

De espírito vivo e garganta afinada, o Maltês é um bom cão de alarme. Dedicado à família, gosta de atenção e de ser afagado.

Como é um cão bastante sociável, dá-se bem com outros cães, desde que esteja habituado a conviver com cães. É um cão corajoso e provocador, com tendência a provocar os cães de porte maior.

O Bichon Maltês vive bem num apartamento e não necessita de um pátio desde que seja suficientemente exercitado. Passeios diários e boas doses de brincadeiras deixam o cão em forma.

Não é difícil treinar um Maltês, uma vez que são cães inteligentes. Mas devido à sua personalidade teimosa, o dono tem de ter alguma paciência. O Bichon Maltês pode-se revelar esquisito com a comida, mas os donos não devem ceder. Aquecer a ração seca e juntar azeite costuma fazer milagres com cães em “greve de fome”.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Aparência Geral [ editar ]

O Maltês é um cão de pequeno porte, de pelagem longa e branca. O corpo é ligeiramente mais comprido do que alto. A cabeça é proporcional ao corpo, o focinho é de tamanho médio e o stop é bem definido. Os olhos são grandes, ovais e escuros, e o nariz é preto, contrastando com o branco da pelagem. As orelhas são pendentes e totalmente revestidas de pêlos longuíssimos. Possui longos bigodes e franja. Os membros são completamente tapados pela pelagem, o que não impede a movimentação da animal. A cauda é também guarnecida de uma abundante pelagem, sendo mantida sobre o dorso.

O pêlo é lustroso, denso e macio. O Bichon Maltês é branco puro, mas a tonalidade  marfim-claro é permitida. Zonas manchadas de laranja são toleradas, mas constituem imperfeições.
a editar: Aparência Geral [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde e Higiene [ editar ]

O Maltês é um cão saudável, sendo os olhos a zona mais vulnerável em termos de doenças. Devido ao manto branco, existe alguma incidência de cães surdos na população destes animais.

O pêlo comprido do Maltês exige escovagens diárias para evitar que fique enriçado. O pêlo branco exige cuidados extras para não manchar: os olhos devem ser limpos regularmente e a barba deve ser limpa depois de cada refeição.

O Bichon Maltês pode necessitar de banhos mais regulares do que os outros cães, uma vez que o seu pêlo comprido arrasta-se pelo chão e suja-se mais facilmente. Alguns donos optam por cortar o pêlo, para o tornar mais prático. Quando deixado longo, os donos devem apanhar a franja com um elástico para impedir que caia sobre os olhos do animal.

O Bichon Maltês não larga pêlo e por isso é recomendado a pessoas com alergias.
a editar: Saúde e Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (11)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
09.12
patanisca123 disse:
Há por aqui users que não fazem ideia do que é um bichon maltês, a ver por algumas fotos. É pena porque é uma raça adorável. Tenho a sorte de ter uma com qualidade. Recomendo a raça.
10.12
Di1990 disse:
Tenho uma menina dessa raça... :D simplesmente única :) linda, super "inteligente" :) e muito fofinha!
12.11
marta2010 disse:
A minha experiência com esta raça começou em 1996 em Julho quando me foi dado um cachorro com um tabaqueiro atado ao pescoço a cheirar a perfume de homem como prenda de anos tinha entrado nas nossas vidas o KING de olhos verdes, pele rosadinha e a primeira travessura "uma mijada" no sofá onde seria o seu lugar preferido para todo o sempre.Foi uma convivência fantástica para a nossa família,com o meu pai até á sua morte, comigo na mh doença o meu "Nana" sempre ao pé de mim mesmo quando ia para o hospital mordia aos médicos e sentia e dava sinal á minha mãe quando me sentia mal.Portanto um companheirão como uma AMIGA me diz "ESSE CÃO FOI UM REI EM SUA CASA". No dia da sua morte veio todo contente da rua abanou a cauda, subiu para o seu sofá e deu um grito e partiu nos meus braços e da mh mãe andei com o seu grito gravado nos meus ouvidos durante algum tempo.Até sempre KING serás sempre o meu "!Nana" e onde estiveres com o teu dono estejam em PAZ e VEJAM tudo e todos da vossa janela. Para mim a melhor raça de sempre, sem duvida.
20.12
claudia16 disse:
para mim a melhor raça de sempre, sem duvida :)
30.05
keitinha disse:
A minha (fantasminha)como carinhosamente chamo a minha maltes,tem 3 anos e e curioso ,como ela se da conta do estado de espirito com que nos encontramos,quando estou mais abatida (tratamento aos dentes)ela vem pra perto de mim ,nao com o intuito de brincar (quando quer brincadeira o espanador nao para de abanar)acho que ela vem consolar-me, pois vem com uns olhinhos meigos e deita-se enroladinha e ai fica ,amo esta Tuguinha ,inteligente ,carinhosa ,limpinha ,a peluda que me conquistou desde o momento que a vi.
06.02
EtedoZarb disse:
O Fagan é um Maltês super branco,com pele rosa,faz 12 anos no dia 3/03.Adora que o mimem.Tem sido um cão saudável.Come uma refeição à noite feita de propósito para ele sem sal.Bebe água mineral.Durante o dia tem umas guloseimas que vai petiscando.Come de tudo desde frango,hamburguer,ovo cozido,peixe,adora gambas, polvo,enfim não tenho problema algum com respeito às refeições.Tem uns dentes óptimos para a idade.Amigo muito terno.Adora colo e dormir na nossa cama,mas só de Inverno.Que mais posso dizer dele:ADORO-O claro!!!!!!
27.07
29062002 disse:
Foi uma das melhores experiências da minha vida, foi ter uma cadelinha bichon Maltês, embora por pouco tempo porque infelizmente ela morreu numa ida ao veterinário, penso que deve ter apanhado alguma doença.
03.12
joanacarmo disse:
Também tenho uma cadela maltês,mas desde sempre teve imensos problemas, desde ter que ter uma alimentação muito especial, ate ter que ser operada a uma hernia discal...ja sofreu muito e nós também, corriamos o risco de a perder na operação ou de ela ficar paralisada das patas de tras.... ja foi operada em 2000 e ate agora continua connosco...em julho teve uma crise muito grande de coluna e tivemos quase para abatela, mas felizmente recuperou bem. Esta altamente medicada, mas felizmente esta connosco e esta bem... é linda!!!!
06.04
Fany disse:
Apesar de ser uma raça que exige muito cuidado a nível de pêlo compensa pois são lindissimos.
03.04
carlantunes disse:
Não consigo mater o pelo do Benji e da Trixie sempre comprido, como merecem. Não tenho tempo de os escovar todos os dias. São cães bastante meigos, por vezes até demais, muito amigos dos donos.
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch