está aqui: home > exóticos > chinchila

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Adionar a página aos Favoritos 

Chinchila

Uma Bola de Pêlo (outros nomes: Apelidada "raio de sol" pelos Incas)

Chinchila
origem:América do Sul, Cordilheira dos Andes
data de origem:Século XVI
esperança de vida:15 a 20 anos
nome científico:Chinchilla Laniger
família:Chinchillidae
tamanho:20 para 35 cm
conservação da espécie: ameaçadahábitos sociais: em grupo
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

As chinchilas são roedores que vivem na Cordilheira dos Andes, no Chile. O seu nome significa literalmente “Chincha Pequena”. Chincha é o nome dos nativos dos Andes que utilizavam o pêlo deste animal para fabricar roupas, na altura em que os conquistadores espanhóis chegaram a esta região.

O primeiro registo escrito deste animal surge no século XVI, quando um padre espanhol descreve as chinchilas no seu livro sobre os animais da cordilheira dos Andes.

O ambiente desértico em que habitam é bastante rigoroso. As planícies dos Andes são quentes de dia e muito frias de noite. As Chinchilas vivem entre 3 mil a 5 mil metros de altura e abrigam-se em túneis que escavam ou em buracos de rochas espalhados pelas montanhas. Alimentam-se de plantas, sementes e mais raramente de pequenos insectos.

Assim que as Chinchilas se tornaram conhecidas no mundo Ocidental, a captura por causa do seu pêlo intensificou-se.  No século XVIII e XIX, a procura atingiu picos alarmantes que levaram à extinção de uma espécie, Chinchilla Real, e à escassez das outras duas restantes, Chinchilla Lanigera e Chinchilla Brevicaudata.

A reprodução de Chinchilas em cativeiro foi problemática. Os primeiros animais capturados para criação eram bastante nervosos e necessitavam de um ambiente bastante tranquilo para poderem viver. Só em 1895 se conseguiu uma produção com sucesso que foi arrasada no ano seguinte por uma epidemia. Em 1918, Mathias Chapman, um engenheiro de minas norte-americano, entrou em contacto pela primeira vez com chinchilas. Gostou do animal e lançou-se na difícil tarefa de tentar criá-las em cativeiro. Mas primeiro tinha de as capturar no seu ambiente natural. Devido à escassez de exemplares, o governo chileno mostrou-se reticente quando à captura, mas acabou por ceder devido à forte pressão de Chapman. Este engenheiro de minas demorou três anos a capturar 11 chinchilas, das quais apenas três eram fêmeas, e teve de subir a mais de 3500 metros para o fazer. Na volta, preferiu demorar um ano a descer a montanha para que as Chinchilas pudessem aclimatizar-se. Este foi o início das Chinchilas em cativeiro.

A produção deste animal para o comércio de peles só se iniciou por volta de 1920. Hoje em dia, o comércio de pele de Chinchila não depende dos exemplares selvagens. Existem quintas de criação onde os animais são criados especificamente com esse fim. Mas só por volta de 1960 é que as Chinchilas começaram a ganhar popularidade como animais de estimação.

As Chinchilas são animais protegidos, considerados vulneráveis no estado selvagem. 
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

As chinchilas são animais nocturnos. Na natureza preferem sair à noite, quando a temperatura já arrefeceu. Em cativeiro, as chinchilas podem permanecer acordadas durante o dia, caso sejam estimuladas. São bastantes simpáticas e dóceis. Uma vez que é bastante tranquila e nocturna, o dono deve proporcionar-lhe um ambiente calmo, sossegado e em que seja possível a sua actividade nocturna.

As chinchilas são animais enérgicos, gostam de brincar e usam bastante a roda. Como são nocturnos fazem barulho geralmente à noite, por isso se tem o sono leve, poderá ter de as transferir para outro local.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Relação com o dono [ editar ]

A Chinchila é um animal sociável e inteligente. Têm uma boa memória. No estado selvagem aplicam-na para memorizar os trilhos que percorrem diariamente. Em cativeiro, reconhecem o dono e gostam de manter uma rotina.

As chinchilas são animais tímidos e é necessário algum tempo para ganhar a sua confiança. Quando confiam no dono, gostam de ser manuseadas e acariciadas. Como têm uma memória longa, se alguma vez se sentirem assustadas com uma atitude do dono, permanecem receosas durante algum tempo. As chinchilas não devem ser manuseadas por crianças sem maturidade suficiente para perceber o grau de sensibilidade destes animais.
a editar: Relação com o dono [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Aparência Geral [ editar ]

As chinchilas são roedores que pesam entre 500 e 800 gr em adultos, sendo maiores do que os porquinhos-da-índia, mas mais pequenos do que os coelhos. As fêmeas são maiores do que os machos.

As orelhas são compridas e arredondadas nas pontas. A cauda mede 8 a 15 cm e apresenta uma pelagem espetada, geralmente com pêlo mais curto do que no resto do corpo. As patas traseiras são mais compridas do que as dianteiras, permitindo-lhes dar uma maior impulsão nos saltos.

O pêlo é sem dúvida uma das atracções na chinchila. A densidade da pelagem é de tal ordem, que chegam a crescer cerca de 60 fios por folículo.

A cor original das chinchilas é acinzentada. Os fios são mais claros junto ao corpo e têm a ponta escura. Esta cor funciona como camuflagem nas rochas das montanhas, tornando difícil para os predadores identificá-las. Contudo, existem já outras cores disponíveis: bege, preto, violeta, safira, branco, entre outros.
a editar: Aparência Geral [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Alimentação [ editar ]

Este roedor come bastante pouco, cerca de 30 gr diárias, não sendo por isso um animal dispendioso. A dieta da chinchila deve ser rica em fibras. Feno e alfafa devem estar sempre disponíveis.

Deve recorrer a rações especiais para chinchilas à venda nas lojas de animais de estimação e sempre que possível providenciar um suplemento vitamínico (A, D e E).

A água deve estar sempre limpa, fresca e disponível para o animal. Os restos de alimentos devem ser retirados diariamente.

As chinchilas podem ser presenteadas com guloseimas, desde que seja com moderação. Uvas ou pedaços de maçã são boas opções.
a editar: Alimentação [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Alojamento [ editar ]

As gaiolas das chinchilas devem ser feitas de metal, uma vez que, como roedores, estes animais conseguem escapar de gaiolas em madeira ou plástico. O metal não deve ser pintado ou coberto com plástico, pois a chinchila roê-lo-á. Os espaços entre as barras não devem ser maiores do que 2,5 x 5 cm.

Para ajudar na limpeza, é aconselhável que a gaiola tenha um tabuleiro removível em baixo onde poderá facilmente limpar as fezes. Neste caso, pode usar jornal para forrar o fundo. Caso não tenha um tabuleiro removível, pode usar aparas de madeira como substrato, de preferência de pinho.

A gaiola deve ser colocada num sítio onde não receba luz directa do sol.

Um bebedouro e um comedouro são obrigatórios e devem, preferencialmente, estar presos às grades laterais, para evitar que a chinchila urine na comida e na bebida ou que entorne o conteúdo dos mesmos.

A gaiola deve ter uma roda de exercício própria para chinchila, que deverá rondar os 40 cm. As chinchilas devem ter acesso à roda desde pequenas, caso contrário podem não se habituar a andar nela. 
a editar: Alojamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperatura [ editar ]

As Chinchilas vêm da Cordilheira dos Andes onde têm de suportar uma grande amplitude térmica. Durante o dia, estes roedores refugiam-se em buracos nas rochas ou em túneis e saem apenas de noite, quando a temperatura começa a descer. O pêlo protege-os do frio e neve, mas as altas temperaturas podem ser perigosas. Quando as chinchilas estão demasiado quentes, as orelhas ficam rosadas.

As chinchilas vivem bem com temperaturas ambiente até 25ºC. A partir dos 30ºC, os donos devem tomar precauções. Podem mudar a gaiola para um sítio mais fresco, ligar o ar condicionado ou colocar algo fresco e seco na gaiola para elas arrefecerem, como por exemplo, um recipiente fechado com cubos de gelo dentro. As chinchilas podem-se enroscar nele, mas não se devem molhar. 
a editar: Temperatura [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Higiene [ editar ]

A chinchilas são fáceis de manter. O seu pêlo é demasiado denso para poder apanhar parasitas externos. As pulgas e carraças ficam presas entre os pêlos e não conseguem chegar à pele, morrendo a meio do caminho.

Devido a estas características não se deve molhar o pêlo das chinchilas. O “banho” é feito com recurso a uma areia especial, carbonato de cálcio de modo a desengordorar, refrescar e dar brilho ao pêlo. A chinchila limpa o próprio pêlo esfregando-se nele. Para isso deve colocar cerca de 5 cm da areia especial num recipiente. O banho deve ser diário, preferencialmente de noite com a duração máxima de 30 minutos. Antes de lhe dar banho pela primeira vez aconselhe-se junto do veterinário ou de uma loja da especialidade.
As chinchilas renovam o pêlo de três em três meses, por isso é natural que encontre bolas de pêlo nessas alturas na gaiola.

As chinchilas têm um odor menos forte do que o dos ratos. Se a jaula for limpa semanalmente, o odor das chinchilas passa despercebido. O uso de substratos de qualidade ajuda a absorver o cheiro.

O bebedouro deve ser limpo diariamente e tanto a gaiola como o comedouro, devem ser limpos uma vez por semana com água quente e um antisséptico (secando de seguida).
a editar: Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde [ editar ]

Olhos vidrados e com lágrima, fezes moles, nariz seco, falta de apetite, letargia ou qualquer outra alteração de comportamento são geralmente indicadores de que a chinchila poderá estar doente. 
a editar: Saúde [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (17)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
13.12
Princesse disse:
O meu chin texugo faleceu ontem :( nunca passei por nada do genero e ja o tinha ha 6 anos juntamente c o companheiro de gaiola, que por sua vez parece estar bem mas tnh medo q aconteca algo... o meu xuga tava doente dos dentes e ha 1 ano que andavamos no vet..desta vex estava muito mole n queria comer e acabou por falecer no vet... foi cremado..ainda tou mt triste..enfim :( acham que o companheiro dele aguenta tar sozinho? Obrigado
24.10
Inesrf91 disse:
Tenho 4 chinchilas neste momento, tinha 5 mas infelizmente o meu macho adulto morreu um pouco antes dos seus bebés nascerem. Agora tenho um dos bebés doente e tenho um medo terrível que ele me morra também, vou hoje ao veterinário com ele e espero que se safe. Quando se tem chinchilas é muito importante dar a alimentação correcta e dar vitaminas também, são animais excelentes e carinhos mas que precisam de muitos cuidados.Os meus adoram andar pela casa toda a ver o que podem roer, o que também é preciso muito cuidado, se roerem algo que não devem podem morrer.
14.08
Teresareis disse:
Eu vivi com a minha chinchilla durante quase 9 anos.Foin uma experiencia fascinante, sem duvida. Mas tinha muitos problemas com os dentes. Gastei imenso dinheiro em mante-la estavel, ela tinha de limar os dentes de 2 em 2 meses ou as vezes em menos tempo... e um dia acabou por falecer... ainda não recuperei dessa perda...dava tudo por que ela ainda estivesse ca...
18.10
lenisemsp disse:
O meu animalzinho faleceu recentemente. Fica na memoria as longas horas de brincadeira e de carinho. Animais selvagens que vivem de carinho. Estou disponível para tirar dúvidas e prestar informações a quem sentir falta. Será uma forma de o lembrar e de lhe agradecer aquilo que ele me ensinou: respeitar a independência do outro com quem convivemos. :)
02.09
scrcat disse:
Quero muito ter uma chinchila. Quem tiver alguma para adopção , eu fico com ela!
13.11
Thaianee disse:
Vou pegar a minha chichila amanhã, estou nos preparativos na gaiola pra ela =) estou super anciosa, eu e meu namorado também, que deu essa ideia de ter uma chinchilaa!!
19.12
pasalosa disse:
hoje estou muito triste , pois a minha chinchila de cor cinza morreu . era super linda , querida e simpática . hoje de manha quando a vi acheia um pouco desanimada e pouco tempo depois , mais para a tarde morreu , foi um grande desgosto para todos , pois ela era muito especial para mim .
29.06
kudy disse:
eu tenho duas chinchilas, o gigio e o vasquinho. eles sao muito brincalhoes, nunca mordem.nao deitam fortes odores e sao muito inteligentes. adoro os meus pequenitos. =)
17.06
MiaRossi disse:
Eu já tive uma fofinha destas, era cinza, dormia muito de dia e ficava activa de noite. É verdade que elas ladrão, mas muito baixinho, fazem um ladrar idêntico aos bonecos que existem nas feiras, aqueles cães a pilhas. Ela gostava muito de roer a casinha dela, e gostava muito de andar solta e de roer as cadeiras de bambu que se encontrava na sala. Gostava muito de tomar banho na sua areia, entrava no recipiente e dava uma cambalhota na areia era assim que ela se lavava. Era um bicho muito amável e muito carinhoso, é bom para ter em casa e se houver crianças elas vão gostar muito dela.
31.01
Pimguim disse:
Ola a todos tambem tenho chinchilas e adoro. Tenho um casal em namoro espero daqui a dois meses ter uns bebes cá em casa.
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch