está aqui: home > répteis > iguana verde

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Iguana Verde

Muito dócil para réptil!

Iguana Verde
origem:América Central
data de origem:1768
esperança de vida:15 a 20 anos
nome científico:Iguana iguana
família:Iguanidae
tamanho:150 para 200 cm
temperatura:23 para 32 °C
conservação da espécie: segura
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

Considerada por muitos como o primeiro réptil animal de estimação, a Iguana Verde conquistou o seu lugar em muitos lares por todo o mundo.

A família Iguanidae (à qual pertence a Iguana Verde) possui mais de 700 diferentes espécies originárias de todo o continente americano, da Ilha de Madagascar em África, e das Ilhas Fiji na Ásia.

Para muitos, a Iguana Verde transparece um certo ar de agressividade, no entanto essa ideia não corresponde à realidade. Embora as Iguanas Verdes possam atacar quando se sentem ameaçadas, a sua popularidade deve-se exactamente à sua enorme docilidade (entre os répteis) e facilidade de adaptação e interacção com o Homem.

Em estado selvagem, as Iguanas Verdes habitam as florestas tropicais e savanas. São encontradas junto a cursos de água, onde se refugiam de predadores, saltando dos galhos de árvores para a água, muitas vezes de grande alturas, sobrevivendo incólomes. As Iguanas Verdes são animais arborícolas, vivem em ramos de árvores onde se conseguem alimentar e apanhar o tão desejado sol. Apesar de viverem sozinhas, podem ser encontradas várias iguanas na mesma árvore a diferentes alturas. As iguanas dominantes geralmente concentram-se mais acima, enquanto as mais jovens tendem a ficar nos ramos mais próximos do chão. Em algumas ocasiões as Iguanas Verdes aceitam partilhar comida e locais quentes com outras Iguanas da mesma espécie. Mas caso uma Iguana não aceite a hierarquia, pode sempre afastar-se para outro território.

A sua relação com o Homem diverge. A população local encara-a como fonte de alimento, chegando mesmo a apelidaram-na de “galinhas das árvores”.

Para civilizações mais antigas, tais como os Moche do Perú, a Iguana era considerada um animal sagrado e foi representado na sua arte.

Para os Ocidentais, a Iguana Verde é vista como um dos melhores répteis de estimação, tendo a sua popularidade aumentado nos últimos anos.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Terrário [ editar ]

Ao adquirir ou construir a habitação da sua Iguana deve ter em consideração factores como o espaço, a luz, a temperatura e a humidade.

Espaço
O terrário pode ser feito em casa utilizando madeira para todas as paredes excepto a da frente que deverá ser feita em vidro para permitir a visualização. Devem ser abertos rasgos nas paredes laterais para permitir a circulação do ar. A dimensão do terrário depende do tamanho da iguana. Será sempre melhor aconselhar-se junto de quem lhe vendeu o animal, no entanto pense sempre que este precisa de bastante espaço para circular e que 70% do seu corpo é composto de cauda. Uma vez que as iguanas são exímias trepadoras, aconselhamos que o terrário seja alto.
De modo a tornar o ambiente mais amigável à Iguana, pode decorar o terrário com um pouco de terra, pedras pequenas e uma estrutura vegetal composta por galhos e troncos. Para um animal adulto, o mínimo recomendado será 2metros de altura, por 1.50m de largo e de fundo.

Luz
Deve usar apenas lâmpadas do tipo UV-A e UV-B específicas para répteis. Estas ajudam a sintetizar o cálcio e a vitamina D3 e a manter a pele em boas condições. Em terrários com menos de 50 cm é suficiente uma lâmpada UV-B. Com mais de 50cm poderá ter que acrescentar uma UV-A ou mesmo mais uma UV-B.

Temperatura e humidade
Durante o dia, a temperatura deve estar entre 28 e 29ºC e à noite deve rondar os 22ºC. A manutenção destas temperaturas é conseguida através das lâmpadas de cerâmica. Não é aconselhável a utilização de rochas de aquecimento, pois podem causar queimaduras graves ao animal. Para efectuar o controlo da temperatura coloque um termómetro e um termostato no terrário (o ideal é ter dois termómetros regulando dois níveis de temperatura diferente em dois locais do terrário). Deve também controlar a humidade (entre os 70% e 80%) através de um hidrómetro acoplado ao termómetro. Se for necessário aumentar a humidade, pode colocar uma vasilha com água dentro do terrário ou mesmo borrifá-lo.
a editar: Terrário [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Alimentação [ editar ]

As iguanas são primariamente herbívoras. Enquanto pequenas podem comer pequenos insectos, mas este hábito diminui com a idade. Ao contrário de outros répteis, a Iguana não necessita de alimento vivo para ser criada. Uma dieta rica em verduras é o mais indicado para o animal. Existem rações para répteis à venda no mercado, mas é sempre preferível e mais saudável uma equilibrada e variada salada de legumes e folhas verdes.

As verduras devem ser a categoria de alimentos mais presente na dieta destes animais - cerca de metade. Couve de bruxelas, nabo, nabiças, dentes-de-leão, trevos, armole e ervas silvestres são boas opções.

Outra parte substancial da alimentação das iguanas são outros vegetais, tais como feijão verde, espargos, alfalfa, cebola, cogumelos, batata doce, cenouras, entre outros.

A fruta também tem um papel importante no equilíbrio da dieta. Figos, amoras, morangos, manga, meloa, papaia, maçã, banana (que deve ser dada em pouca quantidade), entre outros, fornecem grande parte das vitaminas necessárias à espécie.

Tenha sempre em atenção a forma como estes alimentos são cultivados, uma vez que os pesticidas e os adubos artificiais são prejudiciais à saúde da iguana.

Com bastante menos frequência - correspondendo a menos de 5% do total da dieta - deve-se preparar arroz ou massa cozida ou mesmo pão.
a editar: Alimentação [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Alimentos que não deve comer [ editar ]

Há alimentos que não devem ser dados a uma iguana, pois podem inclusivamente provocar a morte destes répteis. Sendo um herbívoro, a iguana é um animal que se alimenta exclusivamente de produtos vegetais. Não se deve dar nenhum tipo de alimento de origem animal, ou seja carnes, ou qualquer outro tipo de alimentos que contenham açúcares (tirando a fruta).  Relativamente à carne, como o estômago da iguana não a digere, pode provocar o entupimento dos intestinos, o que pode levar à morte do animal. Relativamente aos açúcares, quando estes entram em contacto com o processo digestivo da iguana, provocam paragens de digestão, o que inicia a criação de gazes, que em excesso podem provocar uma morte dolorosa ao animal. O estômago de uma iguana pode ser comparável ao de uma vaca: devem comer maioritariamente saladas de verdura.
a editar: Alimentos que não deve comer [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Aparência Geral [ editar ]

Ao contrário do que se pensa, as Iguanas crescem bastante, tornando-se em animais com grandes necessidades de espaço. A Iguana Verde adulta está entre os répteis de maior porte da América do Sul, podendo chegar aos dois metros e pesar até 8 kg.

As Iguanas Verdes receberam o seu nome, devido à coloração verde que envergam. Enquanto jovens, as Iguanas apresentam cores mais vibrantes. Em adultas, o verde torna-se mais acastanhado. Têm uma crista que percorre o corpo desde a nuca até à ponta da cauda e uma papada que se desenvolve com a idade. A cauda é longa e chega a constituir metade do comprimento do animal. As Iguanas Verdes têm dedos longos e garras que são vitais para trepar árvores. 
a editar: Aparência Geral [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Sociabilidade [ editar ]

As Iguanas Verdes são animais territorias, que devem viver sozinhas. Dispostas a defender o seu terrário de outros machos, é comum haver agressões quando dois machos são juntos no mesmo terrário. Mesmo que se chegue a estabelecer uma hierarquia, o macho submisso poderia morrer apenas devido à pressão e stress provocado pela sua condição inferior. A junção de uma iguana macho com uma iguana fêmea deve ser feita apenas na altura do acasalamento, uma vez que se deixados juntos durante todo o ano, o macho poderá agredir a fêmea para tentar acasalar.
a editar: Sociabilidade [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Conservação [ editar ]

As Iguanas Verdes são capturadas não só para o comércio de animais de estimação, mas também pela população local que as vê como uma fonte de alimento. Alguns esforços têm sido feitos para conservar as Iguanas Verdes, com a criação de zonas protegidas. Tem-se promovido a criação de Iguanas Verdes em cativeiro para alimento para reduzir a captura de animais selvagens. Quando à redução da captura para comércio, certifique-se que a sua Iguana é criada em cativeiro. Não só será mais sociável, como também estará a contribuir para a sobrevivência destes animais no seu habitat natural.
a editar: Conservação [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (21)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
14.08
Pickni disse:
ola, queria saber a opiniao d criar uma iguana d forma mais natural... tava a pensar tmbm andar cm ela durante o meu dia a dia.. n vivo numa cidade, antes pelo contrario, vivo num sitio mt adequado para iguanas, apesar d no inverno fazer mais frio, mas tem smp uma boa temperatura e humidade durante todo o ano acho eu, no inverno a temp max toda ai os 25 graus e no verao talvez chegue aos 35... o que acham?
30.04
barbarita disse:
Olá, eu crio 2 iguanas ainda n sei o sexo elas se dao bem crio elas soltas ficam em cima da janela de madeira quase o dia todo eu amo cuidar delas ! minhas duvidas tiro aqui amei o site parabens
25.12
hotroads disse:
Boas ,tenho um térrario 60/50/40 todo em vidro,gostava ke me informasem kual a temperatura ke devo ter dentro dele,e a humidade a minha yguana comesou-le a saltar a pele da cabeça sera temperatura a mais??????
23.10
narugraf disse:
obrigado, este e o melhor site de animais de sempre deram-me uma enorme ajuda
05.09
rmunhoz disse:
por favor minha iguana não esta verde por completa porque? tenho lampada uva mas não sei se esta funcionando, ela esta se alimentando bem mas passa um bom tempo dormindo por favor uma dica
09.10
djoima disse:
o meu apolo ja fez 3 anos =D
21.06
rosafrancocosta disse:
tenho uma iguana há 8 anos, de inicío até era novidade para os veterinários, lembro-me da primeira vez que a levei...fui eu mesma que lhe fiz tudo...hoje tenho o melhor veterinário de exoticos de portugal; Rui Patricio. A minha iguana é a minha familia, está linda embora tenha perdido a cauda umas três vezes...adora estar no sofá da sala e não despensa um miminho...não dá o trabalho de um gato nem de um cão...é uma comilona de fruta, flores e adora rocula...enfim...a cerca da informação; leiam livros e descobram como elas vivem na vida selvagem...é a melhor forma de as compreeder...
30.03
rimisaso disse:
o primeiro site de animais muito bem feito
08.03
chicom disse:
muito bom. tenho 1 iguana a uns anos e foi pena nao ler este artigo logo no inicio. muito bom mesmo
13.04
monas disse:
este texto foi muito bem feito
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch