COMO AJUDAR O SEU GATO DURANTE A QUARENTENA

COMO AJUDAR O SEU GATO DURANTE A QUARENTENA

À medida que o impacto do Coronavírus (ou Covid-19) se continua a desenvolver, as autoridades de saúde estão a enviar frequentemente conselhos úteis às pessoas. Mas e os nossos gatos?

Certamente estará a perguntar-se como pode manter os seus animais de companhia seguros e felizes durante esses momentos difíceis. Por isso preparámos um guia útil para o ajudar. Pronto? Vamos!

Para começar há que deixar claro que não há evidências que sugiram que seu gato possa ser portador do Coronavírus ou adoecer com ele, mas o seu bem-estar poderá ser afetado se o seu dono, ou algum membro da sua família, apresentar um resultado positivo para o vírus ou simplesmente seguir as orientações para ficar em casa e se auto-isolar.

Sabemos que um bom número de gatos costuma ficar sozinho em casa e não sofrerá muito com as exigências da quarentena, mas para aqueles que costumavam sair e agora estão presos em ambientes fechados não será assim tão fácil. Contudo, existem várias opções simples para cuidar das necessidades de seu bichano, mesmo que você não possa sair de casa.

PREPARAÇÃO BÁSICA DA QUARENTENA

Durante as quarentenas, as pessoas tendem a acumular muitos itens que podem desaparecer das prateleiras por um período de tempo. A ideia não é açambarcar, o que é basicamente errado, mas garantir que os itens essenciais estejam disponíveis durante o período da quarentena, em caso de escassez ou se não puder ir fazer compras.

Comece por fazer uma lista dos principais itens que deve ter na despensa, como certamente fará para a família humana. Para tornar mais fácil não esquecer algo que pode ser importante, pode categorizar os itens:
a) Alimentos - alimentos secos e / ou enlatados, alimentos dietéticos especiais de que o gato pode precisar, guloseimas, snacks;
b) Saúde - Medicamentos de que o gato pode precisar, produtos preventivos para dirofilariose, pulgas e carraças. Se o seu gato estiver a fazer um tratamento prolongado, peça ao seu veterinário medicamentos adicionais;
c) Produtos higiênicos - areia para gatos, desinfetante, etc.
d) Jogos - se o seu gato estava acostumado a sair, precisará de ficar ocupado para evitar o tédio e fazer alguma actividade física enquanto permanecer fechado em casa.

Por segurança, esteja preparado para se colocar a si e ao seu gato em quarentena, se algum membro da família tiver um resultado positivo para o Covid-19.

No caso de você ter um resultado positivo para o Covid-19 e não conseguir cuidar do seu gato, será aconselhável que arranje um cuidador temporário para o seu animal, seja um membro da família, um amigo ou alguma instituição de acolhimento adequada. Nestas circunstâncias, deverá fornecer ao prestador de cuidados temporários todas as informações relevantes de que ele possa precisar, como problemas de saúde e medicamentos, se for caso disso, contacto com o veterinário, registos de vacinas, comportamento, preferências, etc.

O QUE FAZER NA HORA DO WC?

Ao contrário dos cães, que geralmente são levados à rua para fazerem as suas necessidades, a maioria dos gatos tem uma caixa de areia, mesmo os que vão ao quintal/jardim. Logo, os gatos que vivem sempre em apartamentos, sem nunca saírem de casa, não são um problema, já que a situação de isolamento não se altera. No entanto, durante a quarentena, os gatos que normalmente poderiam sair agora devem ser impedidos de o fazer porque são excelentes escapistas e tendem a vaguear.

E é aqui que as coisas mudam, porque os gatos que estavam acostumados a uma caixa de areia no quintal, precisam de ser ensinados a mudar os seus hábitos e acostumar-se a usar uma caixa de areia dentro de casa.

Então, o que é que os donos devem fazer durante a quarentena com um gato que costumava sair?

Para esses gatos, os proprietários precisam de colocar uma caixa de areia dentro do apartamento. Devem começar por escolher um local no apartamento com um piso que possa ser facilmente limpo, como linóleo ou tijoleira. O local escolhido deve ser o mais isolado possível porquanto os gatos gostam de privacidade quando estão a fazer as suas necessidades.

Não é aconselhável levar para casa a velha caixa de areia usada no quintal, mas usar uma nova, para evitar o transporte de agentes patogénicos para dentro do apartamento. Ter em atenção que a caixa de areia não deve ser colocada na área onde o gato come ou bebe.

Mostre ao gato a nova caixa de areia e deixe-o cheirar e examiná-la. Os gatos são animais muito asseados e o uso de uma caixa de areia é praticamente natural para eles. Portanto, a mudança de local não deve ser um grande problema, mas não o castigue ou repreenda por um eventual acidente.

As dejetos devem ser recolhidos das caixas de areia pelo menos uma ou duas vezes por dia. Existem caixas de areia autolimpantes disponíveis no mercado que usam um sensor para saber quando um gato entrou e saiu da caixa de areia. A substituição total da areia depende da frequência com que são retirados os dejectos: a cada dois dias ou apenas uma vez por semana. Se remover os dejetos de cada vez que seu gato usar a caixa de areia, a troca completa da areia pode ser feita com menos frequência.

Seja especialmente cuidadoso ao manusear a areia suja, utilize uma pá própria para o efeito, lave bem as mãos e mantenha a caixa de areia o mais limpa possível para evitar a contaminação, não com o Covid-19, mas com outros patógenos relacionados com animais de estimação.

COMO MANTER O SEU GATO FELIZ DURANTE A QUARENTENA

Embora os gatos possam passar de 15 a 20 horas a dormir/dormitar, aqueles que normalmente podem sair para o ar livre e agora estão confinados nas suas casas podem, tal como acontece com os humanos, sofrer com as exigências da quarentena do Covid-19 e precisam de brincar. Aliás, brincar é muito importante para os gatos, especialmente quando eles são mantidos em ambientes fechados. As brincadeiras oferecem exercício físico e mental, satisfazendo os instintos naturais dos felinos. Quando aborrecidos, os gatos podem desenvolver alguns problemas comportamentais.
Aqui estão alguns jogos simples que pode utilizar nas brincadeiras com o seu gato para o manter saudável e feliz.

Buscar

Buscar não é apenas um jogo para cães. Os gatos também se podem divertir com esta atividade. Escolha um brinquedo que seu gato possa transportar na boca. Atire-o e ficará surpreso ao ver que o gato o trará de volta. Se não o fizer, vá você buscá-lo e tente novamente. Poderá obter melhores resultados com um brinquedo que pode ser recheado com guloseimas de que seu gato goste. Estão disponíveis no mercado alguns brinquedos que podem ser recheados com guloseimas e que são perfeitamente seguros para o seu bichano.

Caçar

Este é um jogo que satisfaz plenamente os instintos naturais dos gatos, que são predadores por natureza. Use um brinquedo que possa simular o movimento de uma presa. Pode encontrar alguns brinquedos deste tipo no mercado que oferecem toda a segurança.

Papel amassado

Os gatos adoram brincar com brinquedos que produzam sons. Amasse numa bola um bocado de papel, atire-o para o chão e deixe seu gato brincar com ele. Verá como ele vai ficar ocupado a pegar e a lutar, mas será preciso ter cuidado para não deixar o gato mastigar ou engolir papel. É mais seguro ter um dos muitos brinquedos existentes no mercado que não representam perigo para os animais de estimação.

Quebra-cabeças caseiro interativo

Arranje uma caixa de sapatos e alguns dos brinquedos favoritos do seu gato. Faça vários furos de tamanhos diferentes na caixa de sapatos. Encha a caixa com alguns brinquedos, guloseimas e erva gateira e feche a caixa prendendo a tampa com fita adesiva. Coloque a caixa de sapatos no chão e divirta-se a observar os esforços do seu tareco para apanhar o que está lá dentro. Novamente, há no mercado brinquedos interativos, praticamente indestrutíveis, que irão encantar o seu felpudo amigo.

Esconde-esconde

Outro jogo excelente para despertar o instinto do seu caçador e adequado para brincar em ambientes fechados.

Esconda-se atrás de uma porta, uma cama, um sofá, uma mesa, etc. Ficará surpreso ao ver o seu gato a persegui-lo como se fosse uma presa.

Os jogos, enquanto ajudam os gatos em isolamento, são igualmente uma boa distração para seus companheiros humanos. Existe no mercado uma vasta gama brinquedos interativos e quebra-cabeças, praticamente indestrutíveis. Veja a nossa seleção que manterá o seu gato ativo e feliz.