Comportamento, Aprender

Porque É que o Meu Gato Urina Fora da Caixa de Areia?

Porque É que o Meu Gato Urina Fora da Caixa de Areia?

Os gatos são considerados animais bastante asseados, mas quando começam a urinar fora da caixa de areia, muitos donos podem pensar que o gato deixou de ser limpo ou que está a agir por vingança. Bem, existe o rumor sobre os gatos planearem o domínio do mundo. Mas temos muitas dúvidas de que eles o fariam ao urinar fora da sua caixa de areia.

Os gatos que começam a urinar fora da caixa de areia não perderam a sua noção de limpeza. Muito menos estão a agir por vingança, uma vez que nem sequer compreendem o significado dessa palavra. Aos olhos do seu patudo, existe algo que o está a impedir de utilizar aquele local. As razões são diversas e podem indicar um comportamento passageiro ou algo mais sério.

Vamos, então, descobrir quais as possíveis causas que podem estar a fazer com que o seu gato urine fora da caixa de areia.

Faça o seu trabalho de detetive, mas lembre-se primeiro de levar o seu gato ao veterinário para detectar ou descartar quaisquer problemas de saúde.

Problemas de saúde

Todas as alterações do padrão de comportamento dos gatos devem ser motivo de preocupação para os donos e razão suficiente para uma visita ao veterinário, e urinar fora da caixa de areia não é excepção. Existem vários problemas de saúde que podem estar associados à eliminação imprópria de urina, incluindo infecção do trato urinário, problemas renais e de bexiga, problemas articulares, doenças metabólicas, entre outros.

Problemas do tracto urinário

Uma infecção do trato urinário pode aumentar a frequência e urgência da micção. Isto pode impedir o seu gato de chegar a tempo ao seu WC ou poderá fazer com que ele suje a caixa de areia mais frequentemente, levando-o a urinar em qualquer lugar. Para além disso, estas infecções também podem causar dor ao urinar, uma sensação que o seu gato poderá associar ao seu "local de fazer xixi". Embora saibamos que o problema não é o local, o seu gato não sabe e vai fazer xixi pela casa toda até encontrar um lugar onde o consiga fazer sem dor. Este problema é geralmente resolvido assim que o gato recebe um tratamento adequado

Cistite (inflamação da bexiga), pedras na bexiga, doença renal e incontinência (falta de controlo da urina, afetando principalmente os gatos mais velhos) também podem fazer com que o seu gatinho faça xixi fora da caixa de areia, devido à frequência e urgência para urinar.

Problemas nas articulações

Problemas nas articulações, como artrite, que causa dor e inflamação nas articulações, levando a uma diminuição da mobilidade, podem causar dificuldade ao seu gato para entrar na caixa de areia.

Se suspeita que o seu gato possa sofrer de artrite ou outra complicação articular, fale com o seu veterinário imediatamente para decidir o melhor tratamento. Neste caso, também ajuda colocar a caixa de areia ao nível do chão e escolher uma com as laterais baixas para que o seu gato possa entrar confortavelmente.

Outros problemas de saúde

Doenças metabólicas, como diabetes e hipertiroidismo, geralmente levam o seu gato a beber com maior frequência, o que significa mais urina para expulsar. O excesso de urina pode fazer com que a caixa de areia fique suja mais rapidamente e o seu gato pode recusar-se a utilizá-la, nessas circunstâncias.

Além disso, complicações de saúde relacionadas com a idade, que interferem com as funções cognitivas do seu gato, também podem afetar os seus padrões de comportamento e hábitos de micção.

Espalhar várias caixas de areia pela casa - em locais acessíveis - e limpá-las com mais frequência pode ajudar o seu gato a encontrar o local certo para fazer xixi. Além disso, em casos específicos também pode precisar de colocar fraldas no seu gato.

No entanto, certifique-se de que a primeira coisa a fazer quando percebe que o seu gato está a urinar fora da caixa de areia é ligar para o veterinário e agendar uma visita. Apenas um profissional qualificado pode diagnosticar o seu gato e descartar outros problemas não relacionados.

Pulverizações de urina

Não são apenas os cães que gostam de deixar a sua "marca", pois os gatos também são animais territoriais. A pulverização de urina é a deposição de pequenas quantidades de urina numa determinada área. Ao fazer isso, os gatos estão a anunciar a sua presença, a estabelecer ou a manter o seu território, ou a dizer aos outros felinos que estão prontos para acasalar.

A pulverização de urina é diferente de micção normal. Ao marcar o território, os gatos pretendem espalhar a urina o mais alto possível e em maior extensão. É por isso que a pulverização de urina geralmente é feita contra superfícies verticais, como paredes, costas de cadeiras, etc. Desta forma, as poças de urina que encontra no chão provavelmente não são pulverizações.

A presença de um novo gato pode estimular a pulverização de urina. Mesmo que o seu gato não saia de casa, ele pode ouvir ou ver o patudo pela janela.

Para além disso, a pulverização de urina é mais frequente durante o cio, uma vez que é um comportamento comum para fêmeas e machos se atraírem mutuamente. Assim, a esterilização ou castração resolve a maioria dos casos de pulverização. No entanto, para obter melhores resultados, estes procedimentos devem ser realizados antes que este comportamento apareça pela primeira vez.

Problemas com a caixa de areia

Os gatos são animais asseados com algumas exigências ao nível da higiene. Para estes animais, o sítio onde urinam deve estar de acordo com os seus elevados requisitos. Portanto, se outras possíveis razões forem descartadas, o seu gato pode estar a urinar fora da caixa de areia porque sente que o seu WC está sujo ou porque não gosta do tipo de areia.

Assim como nós, os nossos gatos não querem usar um WC imundo. A diferença é que o olfato deles é ainda mais poderoso do que o nosso. Portanto, uma limpeza regular e completa da caixa de areia garante que o seu gato se sente confortável ao usá-la. É importante recolher os cocós todos os dias ou várias vezes ao dia se tiver mais do que um gato. Reabasteça a caixa com areia nova semanalmente e faça uma limpeza profunda a cada poucas semanas. Se não quiser comprometer-se com este tipo de manutenção da caixa de areia, e se não se importar em gastar mais dinheiro, pode sempre optar por caixas de areia automáticas.

Se tiver mais de um gato em casa, a regra de ouro é uma caixa por gato mais uma extra, pois, como animais territoriais, os gatos não gostam de partilhar a sua caixa de areia. Lembre-se sempre de colocar as caixas em locais separados.

A escolha de onde colocar a caixa de areia também é muito importante para o gato, pois ele não gosta de ser exposto a ruídos intensos ou cheiros desagradáveis. Para os gatos, fazer as suas necessidades fisiológicas coloca-os numa situação vulnerável, e eles não se sentem confortáveis para urinar ou defecar no centro de uma divisão. Coloque sempre a caixa de areia do seu gato num canto, de forma a fazê-lo sentir mais protegido, confortável e capaz de controlar o ambiente ao seu redor.

Para além disso, se mudou recentemente o tipo de areia e notou que o seu gato começou a fazer xixi fora da caixa, volte ao substrato original. Existem vários motivos pelos quais os gatos podem não gostar de um determinado tipo de substrato: cheiro intenso ou desagradável, textura áspera, que pode machucar as suas patas, etc. Se quiser mudar o substrato, peça amostras para testar a reação do seu gato a cada um deles, ou compre pacotes menores primeiro. E não se preocupe se acabar com sacos de areia inutilizáveis, porque pode sempre doar aqueles que o seu gato não gosta para abrigos de animais ou famílias de acolhimento temporário (FAT).

Stress e ansiedade

Os gatos são animais rotineiros e facilmente entram em stress quando há mudanças significativas no seu habitat. Novas pessoas, novos animais de estimação, ruídos ou uma simples mudança de rotina podem deixá-los desorientados, ansiosos e, em situações extremas, deprimidos.

Novos humanos e animais de estimação podem desequilibrar completamente as rotinas diárias do seu gato. Se vai ter um bebé, tem tempo para mudar progressivamente as rotinas de casa para não incomodar o seu amigo de quatro patas. Se decidiu adotar outro animal de estimação, certifique-se que os apresenta da maneira adequada. Gatos idosos têm dificuldade em aceitar uma nova companhia, por isso, dê passos pequenos e seja paciente.

Férias, mudança de hábitos de trabalho e menos tempo em casa podem ser outros possíveis culpados do seu gato fazer xixi fora da caixa de areia. Como é um animal sensível, é sempre uma boa ideia preparar o seu gato para mudanças e fazê-las gradualmente.

Nós, humanos, geralmente não pensamos no barulho externo como uma razão plausível para fazer os gatos urinarem fora da caixa de areia. Mas, devido à sua audição aguçada, os gatos são altamente suscetíveis a ruídos altos, mesmo se vierem de fora de casa. Obras na rua ou no apartamento/casa do lado podem colocar o seu gato sob um enorme stress. A solução é mantê-lo numa área da casa com menos ruído e manter as janelas e portas fechadas para abafar o som.

Outros animais e/ou pessoas

Os gatos também podem ser influenciados por más companhias, que podem ser os outros residentes da casa a bloquear o seu acesso à caixa de areia. Uma criança ou outro gato ou cão pode estar a incomodar o seu gato quando este pretende fazer xixi no local apropriado. Preste especial atenção ao seu gato enquanto ele se dirige para a caixa de areia e observe se há algo ou alguém que possa obstruir o seu caminho.

Manchas antigas de urina

O cheiro da urina dos gatos é bastante intenso, principalmente para eles. Como tal, se o seu gato fez xixi fora da caixa de areia pelo menos uma vez e se não limpou e desinfetou adequadamente a mancha, o cheiro pode levá-lo a urinar no mesmo local.

Leia tudo sobre como acabar com o cheiro e manchas de urina do seu gato.

Conclusão

O seu gato pode estar a seguir o conselho “Pense fora da caixa” demasiado à risca. Mas há sempre uma razão por detrás deste tipo de comportamento. A higiene é geralmente um assunto muito sério para os gatos, por isso não é normal vê-los a fazer xixi fora da caixa de areia.

Faça o seu trabalho de detetive, mas lembre-se primeiro de levar o seu gato ao veterinário para detectar ou descartar quaisquer problemas de saúde. Para além disso, providencie-lhe o conforto de que ele precisa para fazer as suas necessidades em paz - porque quem é que gostaria de fazer xixi num lugar desconfortável?