Serra da Estrela em Apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

sexta out 25, 2013 1:54 pm

Visto que a senhora agora tem tempo para o cão penso que metade dos problemas já não são, digamos, "um problema". Se já se informou, se já tempo para o cão e pretede educá-lo, só se coloca o entrave da família e do espaço, mesmo assim acho que já tem condições para o ter, desde que seja devidamente eercitado um apartamento julgo que não seja um obstáculo. Relativamente à familia so você saberá o que responder a isso. Mas não desista :wink:
KatiaS
Membro
Mensagens: 81
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am
Localização: Bibi

sexta out 25, 2013 2:10 pm

Obrigada pela força :)
Agora é só mesmo convencer a malta cá de casa.
Desistir, nunca :lol:
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

sexta out 25, 2013 2:59 pm

Como vê, já não falta tudo :wink:
Mas há um aspecto a ter em conta, o Serra da Estrela vai ser uma companhia para os próximos 10 anos ou mais. Quando a senhora voltar a estar empregada, o cão tem de estar já habituado a estar sozinho durante muito tempo, ou então faça como já referi, com alguém por perto mais facilmente será controlado.
Convencer pessoas é a parte mais facil, :wink: agora terá de se assegurar condições futuras como já sabe.
Desistir nunca se desiste, quando o amor por uma raça é muito. Não é a única :P
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sexta out 25, 2013 3:35 pm

Só para relembrar: quanto maior for o cão mais despesa terá. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
RMarques
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quarta out 30, 2013 2:47 am

Tenho dois caes num apartamento, um pinsher macho, e um Rafeiro do Alentejo femea, na minha perpectiva nao vejo qualquer problema, aliás tenho como exemplo o seguinte, um dos irmaos da minha Rafeiro do Alentejo está numa propriedade com muito espaço, e não está nem de perto nem de longe tão educado e sociabilizado como a minha que está num apartamento...
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
Lisky
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quinta dez 18, 2003 6:32 pm
Localização: Thor
Stein

quinta out 31, 2013 2:17 pm

Boa Tarde a todos

Eu tenho 2 Serra da Estrela adultos e criei-os desde os 3 meses a nossa casa é grande e temos um quintal com 12.000m2. Eles passam o dia todo em casa a dormitar de livre e espontanêa vontade pois têm sempre acesso ao exterior, um deles é um especialista em abrir portas.
Eles vão lá fora umas 3 ou 4 vezes por dia para fazer as suas necessidades e às vezes vão mais para ladrar a um cão que passa ou assim. Eles todos os dias correm e brincam um com o outro durante pelo menos meia hora. Mas gostam mesmo é de estar na ronha.

Quanto ao factor destruição.... Eu quando nasci, já os meus pais tinham cães e tirando raras excepções enquanto eles eram bébés nunca nenhum nos destruiu a casa. Tenho um comando da televisão com 3 marcas de dentes, um tapete com um canto roído e alguns pares de meias furados. Isto apenas enquanto eles eram bébés, desde que cresceram que nunca mais estragaram nada. mas obviamente que têm que ser educados a não estragar nada e têm que ter brinquedos deles para passar o tempo e se entreterem. Não podemos estar à espera de deixar um cão bébé em casa sem nada para fazer e sem ninguém para lhe dizer o que é certo ou errado se porte bem... Os unicos brinquedos que os meus cães têm são ossos de couro e Kongs, nada de plasticos nem cordas nem nada desse genero.

A meu ver desde que tire umas ferias para poder ensinar o seu cão a comportar-se em casa, seja consistente na sua educação, lhe dê carinho e dedicação e o exercite bastante não interessa se vive num apartamento ou numa quinta.
Os Serra da Estrela até são cães bastante independentes mas que amam o seu dono incondicionalmente, São cães com um temperamento especial e não se lhe podem fazer as vontades todas, temos que ter controlo e têm que ser obedientes porque são cães que ficam maior que nós e têm muita força.
KatiaS
Membro
Mensagens: 81
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am
Localização: Bibi

quinta out 31, 2013 6:17 pm

Obrigada pelas vossas opiniões e partilha de experiência.
Fico muito contente em saber que um S.E. se adapta bem em apartamento desde que tenha atenção a que ele tem direito e seja respeitada as suas necessidades de ir à rua para socializar, brincar, passear e gastar energia.

Assim que escolher o cachorrinho certo, e a oportunidade surgir, terei um com certeza.

Mal posso esperar voltar a ter o prazer de usufruir da companhia de um cão e sentir aquela confiança e amizade tão especial que só existe no coração de um cão :D :D :D :D :D
KatiaS
Membro
Mensagens: 81
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am
Localização: Bibi

quinta out 31, 2013 6:23 pm

Agora fiquei fascinada com a beleza do Thor e do Stein!
São um espectaculo, têm um pêlo incrível e corpos maravilhosos :) Parabéns!

Lisky, posso perguntar-lhe que tipo de alimentação lhes dá e qual a despesa mensal para manter um S.E.? Obrigada :)
KatiaS
Membro
Mensagens: 81
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am
Localização: Bibi

quinta out 31, 2013 6:35 pm

Até veio mesmo a calhar à nossa conversa, o tópico criado pela user vanerodrigues:

A/O user faz referência a um artigo sobre cães grandes/gigantes em apartamento.

Tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=107272

Artigo:
http://sites.correioweb.com.br/app/noti ... ntos.shtml

Tinha receio de ter um cão que pudesse tornar-se infeliz, mas assim é mais uns pontos de confiança para poder ter "o mais desejado" :lol:
Lisky
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quinta dez 18, 2003 6:32 pm
Localização: Thor
Stein

sexta nov 01, 2013 11:52 am

KatiaS, desde os 3 meses que eles comem Royal Canin Giant. Até aos 15 meses comeram Giant Junior e desde os 15meses que comem Giant Adult. Em adulto cada cão come uma saca de 15kg por mês. Nós não medimos a ração. Eles têm comida sempre à disposição e comem quando lhes apetece, comem por norma 3 vezes ao dia por eles próprios e todos os meses compro 2 sacas de ração. No verão comem consideravelmente menos por causa do calor e o Thor fica sempre escanzelado quando muda para a pelagem de verão, mas é mesmo dele, já o Stein também perde um bocadinho mas ele é muito mais robusto que o Thor. Eu compro a ração na Tiendanimal e como compro sempre 2 sacas sai-me mais em conta, há meses que esta mais barata e outros mais cara. Façamos uma média anual de 55€ por saca. Já apanhei a 49eur e agora acabei de encomendar a comida e custou-me 59eur um saco de 15kg+4kg.

No veterinário... gastamos +/- 200eur pelas vacinas anuais pelos 2. Eles fazem as vacinas todas incluindo para a lombriga do coração injectavel que são 50 e tal euros para o peso deles o Stein pesa 52kg e o Thor pesa 49kg. e também fazem a da Leishmaniose que também é cara e ao inicio tem que levar 3 reforços mas depois é anual. Ter um Serra da Estrela é como ter mais um filho. Mas quem tem possibilidades é sem duvida um animal fantastico.

Também tivemos o Sheridan que era o cão mais bonito que alguma vez vi, mas infelizmente morreu com uma pneumonia fulminante com 18meses, ele comia Specific Puppy Large Breed e depois dos 14 meses passou a comer Proplan Robust adult, e cresceu lindamente era um cão lindissimo, pelo super brilhante.

Eu deixei de comprar Purina desde que apanharam bocados de coleiras de cão nos croquetes. Quanto à Specific gostei muito a ração puppy mas é muito cara neste momento e por isso optamos por Royal Canin com estes. Em relação à Specific adulto, pus logo de lado por não ter como primeiro ingrediente carne mas sim farinha.

Portanto fazendo umas estimativas por alto do cão em adulto com base nos preços da loja online onde compro fica a

Ração 12x55=660
Vacinas 100
Desparasitações 40
Pipetas 120
Total 920eur/ano
CanildeBurgo
Mensagens: 1
Registado: sexta set 27, 2019 3:52 pm

sexta set 27, 2019 4:03 pm

Boa tarde.
Relativamente aos cães Serra da Estrela em Apartamento tenho experiência de que podem ser felizes e saudáveis. No entanto qualquer cão tem os seus problemas em estar em Apartamento. Nesta raça poderão estar perfeitamente 10h sozinhos e não ficaram tristes nem destruirão nada, especialmente se for fêmea que aguenta mais horas sem urinar. O importante é que o cão pelo menos uma vez por semana dê boas caminhadas, principalmente no monte e soltos. Eles podem ter problemas ósseos e artificulares se ficarem só a pisar cimento ou tijoleira e se não exercitarem. Nestes cães estar fechados no apartamento não prejudica o psicólogo mas muito mais à saúde caso não haja possibilidade desses passeios grandes e em liberdade. Mas acredito que isso é real para qualquer cão em apartamento. Os passeios á rua para urinar não são suficientes.
O único problema que existe nestes cães a viver no apartamento é realmente ao cheiro forte a cão mulhado após apanharem chuva num passeio por exemplo. Nesse caso aconselho cães de pêlo curto ou petshop. Para mais informações sobre esta raça não hesite em me perguntar. Somos criadores. Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”