Marcelo Mendes ataca manifestantes anti-touradas a cavalo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça dez 18, 2012 9:03 pm

margoustink Escreveu:

E até concordo que podia dispensar referir a qualidade de vida que é criado o touro bravo. Eu até sei que vivem melhor que outro boi da sua espécie. Mas é uma declaração tão banal e do vosso conhecimento. Até porque o touro é mais um animal doméstico, tal como a galinha, patos, cabras, ovelhas etc...e sabemos todos que o homem não prima pelos bons tratos.
Entre não primar pelos bons tratos e torturar pelo puro prazer de uma diversão que se situa entre o bacôco e o bárbaro, nem sei bem quantificar qual a distância que separa ambos.




margoustink Escreveu:
Eu perguntei-lhe por propostas alternativas, porque até agora ainda não vi uma que fosse válida. As apresentadas são insuficientes e demagogas, porque não garantem de todo a proteção e manutenção do habitat. Ao haver uma boa proposta, eu mudava de opinião. Era das primeiras pessoas a fazê-lo. Estava a pensar se era o PauloSantos, a conseguir o argumento que estou à espera de ouvir por quem é "contra" as corridas de touros. É nesta parede que todos batem.
Não há nenhuma parede para esbarrar, há sim uma realidade em marcha que alguns não querem aceitar.

A Tourada está condenada a desaparecer, os sinais, são mais que óbvios.

Quando isso acontecer, toda a preocupação com as espécies que dependem da manutenção do touro no montado, irá desaparecer bem mais rápido que as touradas e muito provavelmente, sem um décimo da polémica.

Os Montados são protegidos por Lei, cabe sobretudo ao estado garantir a sua viabilidade em todas as vertentes, não só pela sua importância ambiental, como pela sua importância social e económica.

O facto do estado se desresponsabilizar das suas obrigações, não transforma a minha e outras opiniões, nem demagogas e muito menos utópicas.

Existem projectos viáveis que anulam por completo, qualquer eventual impacto negativo provocado pelo eventual desaparecimento do Touro Bravo nos Montados (e ainda assim este não tem obrigatóriamente que desaparecer)

Mas esses projectos, não servem os superiores interesses das "gentes" ligadas à tauromaquia... mas isso, são os lobbys a que já estou habituado neste País.... o interesse de alguns sobreposto ao interesse de quase todos.


Por ultimo


E não quero de forma alguma mudar a sua opinião, nem me daria ao trabalho de o tentar fazer.

Se entender mudar a sua opinião, deve fazê-lo, não por força dos meus argumentos, mas por principio com aquilo que são as suas convicções.
<strong>Paulo Santos</strong>
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta dez 19, 2012 7:02 pm

PauloSantos1 Escreveu:(...)A Tourada está condenada a desaparecer, os sinais, são mais que óbvios. (Sim, os valores morais de sociedades modernas, evoluem no sentido oposto... )

Quando isso acontecer, toda a preocupação com as espécies que dependem da manutenção do touro no montado, irá desaparecer bem mais rápido que as touradas e muito provavelmente, sem um décimo da polémica. (Claro que sim. O touro bravo vai sair mais depressa dos nossos campo, que vai sair da praça. É só existir um melhor investimento, até agora não me parece ter surgido.)

Os Montados são protegidos por Lei, cabe sobretudo ao estado garantir a sua viabilidade em todas as vertentes, não só pela sua importância ambiental, como pela sua importância social e económica.
(Os montados de sobro, são há séculos protegidos legalmente em Portugal, fomos o primeiro país a fazê-lo. Somos o maior exportador de cortiça do mundo, temos a maior de extensão de sobreiros do mundo. A viabilidade económica dos montados não fica em perigo com a abolição das corridas; o que ficará em perigo, nas "alterações de investimento", será mesmo as outras espécies quando tirarem touro do campo. E depois não vai haver associações e movimentos verdes, amarelos, azuis, para as proteger de facto, haverá para as reproduzir em cativeiros e ações semelhantes mas nada como vemos hoje.)

O facto do estado se desresponsabilizar das suas obrigações, não transforma a minha e outras opiniões, nem demagogas e muito menos utópicas.

(Acaba por cair na demagogia se pensarmos que o estado preserva, porque já sabemos que não havendo lucro, não há protecção de nada.
Mas até entendo o seu ponto de vista, claro. Não é você que está errado, tem convições que o fazem condenar as corridas de touros, assim como outras pessoas têm opinião contrária... mas a verdade é essa, não se preserva. O dinheiro compra tudo "sobretudo" a ética e a moral.)



Existem projectos viáveis que anulam por completo, qualquer eventual impacto negativo provocado pelo eventual desaparecimento do Touro Bravo nos Montados (e ainda assim este não tem obrigatóriamente que desaparecer)

Mas esses projectos, não servem os superiores interesses das "gentes" ligadas à tauromaquia... mas isso, são os lobbys a que já estou habituado neste País.... o interesse de alguns sobreposto ao interesse de quase todos. (...)
O que eu tenho medo de deixar de ver é por exemplo: Só dois exemplos, existem muitos mais. Existem 120 espécies.

http://www.greencork.org/oSobreiro.html

Águia- calçada:

Imagem
O Lince Ibérico com uma área de distribuição histórica extremamente reduzida e fragmentada, ocupando apenas áreas de Portugal e Espanha, esta espécie encontra-se classificada como o carnívoro mais ameaçado na Europa e o felino mais ameaçado no Mundo, tendo sido recentemente classificado pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) como criticamente ameaçado.

http://linceiberico.icnb.pt/homepage.aspx

http://www.lpn.pt/homepage/o-que-fazemo ... 54&code=pt

A gestão sustentável das actividades agro-florestal e cinegética e o restauro do habitat da espécie, são consideradas pela WWF como o objectivo prioritário para viabilizar a conservação do Lince ibérico em território nacional, invertendo o processo de declínio das populações e recuperando os núcleos históricos da espécie.

Para alcançar este objectivo, a WWF:
..
· Acompanha a implementação do Plano de Acção Nacional para o Lince;
· Promove a certificação da gestão florestal e cinegética responsável nos núcleos históricos da espécie.
· Desenvolve projectos de gestão sustentável e recuperação do habitat do Lince ibérico
Imagem

http://www.wwf.pt/
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta dez 19, 2012 7:52 pm

Isso de andar à cata de informação na Net sobre um determinado animal, sem nada se saber, ou sabendo-se pouco, sobre a espécie em questão, leva sempre a misturar alhos com bugalhos...

O lince não é um animal típico do montado, é mais de montanha e prefere matagais densos, o que não existe nos montados do touro. Quando existe, os montados são votados à caça, sobretudo do javali, não à criação e manutenção do touro bravo.

Mapa encontrado no site do INCB (este organismo, hoje, tem já outra designação, o B foi substituído pelo F de Florestas) onde se encontram assinalados os locais de habitat do lince:

Imagem

Além disso, misturá-lo com touros é um esforço de defesa da continuação das touradas patético. O lince está quase extinto e não foi por causa da manutenção ou não da criação de touros de lide, mas sim por outros factores, como a rarefacção da sua caça preferencial, o coelho-bravo, devido à caça intensiva e sem regras, a desmatação das suas áreas de fixação para aproveitamento agrícola, etc. Está lá tudo no site que indicou, devia tê-lo lido atentamente de fio a pavio.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 20, 2012 12:18 am

... e à mixomatose também.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta dez 20, 2012 3:40 pm

Floripes3, não percebe patavina de montados e a forma como fala parece que só os vê em postais...ou percebia as tolices que vai dizendo, enfim.
Um montado não é uma exploração intensiva, que talvez possa conhecer, como eu também conheço; a sua última mensagem, só mostra a falta de conhecimentos, pela net nuitas ficamos com uma ideia disforme dos assuntos, a sua falta de conhecimentos é flagrante.

Depois percebe muito pouco, diria nada, porque poucooo... percebo eu; da importância e dos problemas relacionados com a conservação de espécies em perigo e praticamente extintas; como é o caso do Lince Ibérico.

No início dos anos 90 existia 1200 indivíduos. Em Portugal, registavam 45 indivíduos, a situação agravou-se de tal forma que hoje existem entre 250 a 300 exemplares desta espécie no seu total. As populações mais numerosas estão referenciadas em Espanha, como é o caso da população de mais ou menos 80 animais na serra morena; se conhecer bem o habitat do lince na serra morena, percebe as semelhanças com os nossos montados (como deve imaginar as duas populações mais numerosas, passam para território português e vice versa...para eles só fronteiras físicas e naturais interessam, como é o caso das explorações agrícolas e de produção de gado de modo intensivo, auto- estradas, barragens e outras.

Em Portugal...são visualizados indivíduos, havendo inclusivamente animais registados e referenciados, em Aviça(interveção*), Preguiça, Sobral e Urtiga. Mas estas informações, não estão na internet que parece ser a sua única fonte de informação.

Recentemente tem existido um crescente interesse em cultura intensiva de olival. Estão a realizar projetos nessas explorações, para a criação de túneis*, com o objetivo de fazer a ponte entre os variados mosaicos que fazem parte do “habitat ideal” do Lince Ibérico, tentando evitar desta forma, que estes olivais se tornem uma fronteira física e fragmentem mais os territórios.

O Lince precisa de mato denso e encostas; mas também precisa de clareira aberta que são os locais prediletos para a caça. O montado reúne essas condições e têm zonas próximas de mato denso e sobreiro... A existência bacias de água doce todo o ano é um factor importante e praticamente sem qualquer invasão humana. Se reunir estas condições à altura do ano que se reproduzem que é de janeiro a fevereiro, o montado é bem arborizado. E um registo considerável de coelho bravo.

O lince tem mosaicos variados e distintos de habitat natural “ideal” e é bastante específico e restrito no regime alimentar. Estas condições também o tornam muito vulnerável.

Não há registo de populações residentes e grupos reprodutores como existe na serra morena, mas existe sim, registo de indivíduos que permanem imenso tempo nos montados sim; locais esses que se enquadram perfeitamente em "mosaico favorável" ao coelho bravo e ao lince ibérico, não havendo agricultura intensiva e nem produção de gado intensivo... Não sei como consegue dar argoladas desta dimensão, mas certamente que é por conhecer estes assuntos, pelas pesquisas que faz pela net. E de facto, ninguém conhece nada se não sair da cadeira.

Em janeiro de 2010, registou-se alguns indivíduos precisamente nos montados de sobro, em Moura. Esses foram animais, com registo por GPS, não há como negar.
Além de outros registos...que são comunicados e documentados às entidades competentes.


O Lince é afetado primeiramente quando a sua principal fonte de alimento; o coelho bravo, devido a pragas virais e a perda e deterioração do seu habitat, quando assistimos o abandono das práticas agrícolas tradicionais (extensivas), e algumas práticas cinegéticas desadequadas.

O que prejudica o habitat do Lince Ibérico é sem dúvida o cultivo campos de monoculturas intensivas e extensas pastagens, também à substituição dos matagais e bosques Mediterrânicos por plantações de espécies florestais exóticas e/ou de crescimento rápido (e.g. eucalipto, pinheiro-bravo...hellooo ) destinadas à produção florestal intensiva, campos de monoculturas intensivas e extensas pastagens (hellooo). No montado estas situações não se verificam, ponto.

A perturbação humana nas áreas de reprodução; e falta de informação desconhecimento do importante papel ecológico que a espécie desempenha no ecossistema.
As doenças como a tuberculose bovina, vírus da leucemia felina...que todas as pessoas acham que os seus gatos andam bem soltos.
Também é uma espécie geograficamente isolada, com populações com uma reduzida diversidade genética e, portanto, mais vulneráveis do ponto de vista de pool genético.
O risco é maior em áreas em que o lince-ibérico partilha o seu habitat com outras espécies silvestres ou domésticas portadoras destas doenças infecciosas.

Depois existe também as barragens e estradas, o sobre pastoreio e os incêndios florestais em áreas de habitat ótimo para estas espécie, também têm havido vários fatores que têm contribuído para a deterioração e claro está a fragmentação do habitat do lince, existe ainda a morte não natural como atropelamentos e o furtivíssimo, além disso ainda colocam carne envenenada nos terrenos, etc.

O lince Ibérico existe em montados de sobro, quer queira quer não queira.

Quer fotos de montado de sobro?
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta dez 20, 2012 4:33 pm

:lol: :lol: :lol: Folgo ver que afinal a minha "ignorância" sempre serviu para a Margoustink ir polir a sua.

E obrigada, não preciso de fotos nenhumas de montados de sobro. Ao contrário de si, conheço-os... de sobra, e desde que os seus pais ainda mal teriam nascido.

Acessoriamente, tenho achado alguma graça à maneira como desviou este tópico, que começou por tratar de um acto de banditismo de um cavaleiro tauromáquico com mais esporas do que miolos para os altos desígnios da conservação de espécies...

E se voltássemos ao tema? Será que tem algo de mais útil a dizer sobre o assunto do que vagas insinuações sobre os que se opõem às touradas? Ou vai continuar a "cultivar-se" via Net?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Omnia
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça nov 20, 2012 3:16 pm

quinta dez 20, 2012 4:52 pm

:lol: :lol: :lol: (quando o filho do ganadeiro lhe der com os pés, fica anti-tourada e desdiz tudo o que aqui escreveu :lol: ) e pede desculpas à Floripes :twisted:
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta dez 20, 2012 5:45 pm

Floripes3 Escreveu::lol: :lol: :lol: Folgo ver que afinal a minha "ignorância" sempre serviu para a Margoustink ir polir a sua.

E obrigada, não preciso de fotos nenhumas de montados de sobro. Ao contrário de si, conheço-os... de sobra, e desde que os seus pais ainda mal teriam nascido.

Acessoriamente, tenho achado alguma graça à maneira como desviou este tópico, que começou por tratar de um acto de banditismo de um cavaleiro tauromáquico com mais esporas do que miolos para os altos desígnios da conservação de espécies...

E se voltássemos ao tema? Será que tem algo de mais útil a dizer sobre o assunto do que vagas insinuações sobre os que se opõem às touradas? Ou vai continuar a "cultivar-se" via Net?
blá, blá, blá...não pesca nada. :roll: Haverá assuntos que domina, este não é o seu campo.

floripes3, você é arisca no modo de falar, até prefiro as pessoas assim, dizem o que têm a dizer sem panos quentes, mas depois também não pode ficar demasiado chateada se lhe falarem do mesmo modo.

Aqui desviam-se sempre dos temas principais dos tópicos...Só agora se incomodou? Já vamos desviados algumas páginas.

O tema do tópico?

É a bestialidade e embecialidade ao mais alto nível. Não há vítimas naquele vídeo. Há bestas e embecis.

Omnia, cada um come do que gosta. :wink:
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta dez 20, 2012 6:31 pm

Embecis??? :o :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Margo, ustink, mesmo! Trate-se, vá lá, isso cura-se.

E fico-me por aqui, nunca tive muita paciência para aturar argumentadores que recorrem ao insulto quando perdem o pé, e agora a pouca com que estava acabou-se-me.

Feliz Natal! :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Omnia
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça nov 20, 2012 3:16 pm

quinta dez 20, 2012 6:36 pm

:lol: A Floripes adiantou-se :) Imbecil escreve-se com i :roll:
Conselho: antes que acabe a tourada, é melhor cultivarem-se e arranjarem uma nova profissão :roll: É que a tortura de touros está por um fio... :P
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta dez 20, 2012 6:57 pm

Ainda assim vivo melhor com os meus erros... :lol:

Feliz Natal... :D
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta dez 20, 2012 7:12 pm

Omnia Escreveu::lol: A Floripes adiantou-se :) Imbecil escreve-se com i :roll:
Conselho: antes que acabe a tourada, é melhor cultivarem-se e arranjarem uma nova profissão :roll: É que a tortura de touros está por um fio... :P
Não sou apoiante da tauromaquia, não gosto tão pouco de assistir a uma corrida de touros. No entanto, percebo que as corridas não estão por um fio...tem tendência a desaparecer numa sociedade moderna.

E por outro lado, também não gosto da forma como se conduzem as manifestações, numa forma geral.

_____

Obrigada pela correção de imbecis. :wink:
E imbecilidade também, claro.

E claro também me fico por aqui, agora passou a conversa de comadres que detesto.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”