Pitts espancados e que atacam. Têm dono, o que fazer?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
seal
Membro Veterano
Mensagens: 1342
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta mai 10, 2013 9:59 am

Preciso duma orientação, pois já não sei o que fazer.
Quase pegado ao meu trabalho, vivem uns indivíduos, marido e mulher brancos, conflituosos entre eles e com o resto da comunidade.
Até há uns 6 meses atrás tinham uma cadela pitt bull no quintal, mas como a cadela engravidou de 1 rafeiro que entrou por lá adentro e, após denúncia, tiveram a visita do canil.
O canil deu-lhes indicação que a cadela não estava legal (sem vacinas, chip, registo, seguro e grávida) e deram-lhes um prazo para a legalizarem. Como não o fizeram, recambiaram a dita para um pouco mais ao lado, uma espécie de terreno abandonado (o terreno tem dono, mas está ao abandono, acho que ninguém sabe onde ele pára).
Pariu, uns morreram e ficaram 2.
Entretanto a cadela tornou-se agressiva. Umas vezes está presa à corrente, outras não (tal como os filhos).
Das vezes que andam soltos, já atacaram 4 pessoas, 3 apresentaram queixa.
Levam pancada, que eu francamente não sei como ainda são vivos, pois utilizam correntes metálicas grossas e barras de ferro para o fazer (é de partir o coração ouvir os gritos dos cães a serem espancados). Passam fome, já foram vistos a atacar e comer gatos vadios e, cá continuam impávidos e serenos.
Onteontem, mais uma vez andavam soltos em via pública e, para além da polícia demorar 30 minutos a chegar ao local (a esquadra é a 2 minutos daqui) limitou-se a ir tocar à campainha e dizer para eles prenderem os cães!
O canil já foi contactado e diz nada puder fazer, porque entretanto ele legalizou a cadela. Manda chamar a polícia. A polícia não parecer ter vontade de fazer nada, pois isto arrasta-se quase à 6 meses.

E, o meu espanto, é que se isto se passasse lá em baixo no 6 de Maio, bairro de lata de etnia africana, os pitts já tinham sido mortos ao tiro na via pública...
O que pode ser feito mais? Preciso que conselhos, experiências, pois para além de ter medo de ser atacada, estou o dia todo em agonia a ouvir os gritos dos cães, quando são espancados...o que acontece diariamente
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mai 10, 2013 11:01 am

Grande berbicacho vos arranjaram, Seal... :?

Vamos por partes:

Ninguém mais se queixa? Uma queixa colectiva na PSP (e não na polícia municipal) contra esse "doce" casal, por maus tratos aos animais e má convivência de vizinhança talvez pusesse as coisas a mexer mais.

Além disso, pelo que descreves esses cães estão num terreno abandonado e não no quintal dos donos, que esse sim, é privado e a polícia não pode lá entrar. Portanto, é bombardear diariamente a polícia e o canil com queixas. Mas por parte de todos, não só de um. Não consegues convencer nenhum dos vizinhos a colaborar?

Também não me parece que a cadela pit bull esteja assim tão legalizada como isso, pois não está esterilizada, como a lei estipula. Vejam se conseguem pegar também por esse lado.

Apertem também com o canil. Nos tempos do Chico Zé e da Nina, a veterinária mandava apanhá-los de tempos a tempos, justificando-se com o elevado número de queixas e telefonemas que lhe faziam a respeito desse par, que não fazia mal nenhum a ninguém e era protegido por quem sabes.

Se nada disto puder ser ou resultar, tenta pedir ajuda à ANIMAL. A Liga também em tempos intervinha eficazmente nesses casos, hoje não sei.

Para já é o que me ocorre. Vai dando notícias.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
seal
Membro Veterano
Mensagens: 1342
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta mai 10, 2013 2:01 pm

As 3 queixas foram feitas à PSP que as recebeu sempre com má vontade (ninguém me tira da ideia que existem por aqui uns contornos muito esquisitos). Por exemplo, a última pessoa a ser mordida foi uma senhora de cerca de 60 anos que se movimenta muito mal. Teve de receber assistência hospitalar. A PSP foi chamada na altura do ataque e fez vista grossa aos cães que continuavam na via pública. Sabes o que escreveram no auto? Que a senhora saltou o muro do tal terreno e se foi meter com os cães :lol: só vendo mesmo é que se percebe, como é que aquela senhora saltava um muro.
As pessoas que vêm as agressões aos animais têm medo das repercussões. Quem presenciou alguns dos ataques tb.

A cadela teve nova ninhada há dias/semanas pois tem as mamas parece que vão explodir de inchadas, portanto desta vez matou-os.

Para além de mim, que sou testemunha dos gritos dos cães (mas só do som, daqui não vejo) e de os ver soltos na via pública, só mais 3 pessoas dão a cara (3 das que foram mordidas)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mai 10, 2013 9:49 pm

Não é por acaso que a polícia da Amadora tem má fama. :? E se fizessem uma queixa conjunta ao Comando-Geral, expondo todos esses factos, inclusive a mentira de a senhora idosa ter saltado a vedação e apresentando os relatórios médicos que houver?

Francamente, com uma inoperância dessas não sei bem o que poderão fazer, nem o que sugerir. A não ser roubar os cães e ir entregá-los ao canil de Lisboa, que o da Amadora já se viu como é...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo mai 12, 2013 3:23 pm

Floripes3 Escreveu:Não é por acaso que a polícia da Amadora tem má fama. :? ...
Só na sua cabeça.

Seal.Faça queixa ao Sepna.

Não percebi é porque mete que os donos são brancos...racismo ?
seal
Membro Veterano
Mensagens: 1342
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

segunda mai 13, 2013 8:39 am

Se ler bem o post inicial, vê porque escrevi que são brancos...sim é racismo, mas da parte da PSP.

Desde 5ª. feira, data da última sova que 1 dos cachorros levou, que nunca mais foi visto. Se Deus for misericordioso, espero que tenha morrido.
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

segunda mai 13, 2013 11:41 am

seal Escreveu:Se ler bem o post inicial, vê porque escrevi que são brancos...sim é racismo, mas da parte da PSP.

Desde 5ª. feira, data da última sova que 1 dos cachorros levou, que nunca mais foi visto. Se Deus for misericordioso, espero que tenha morrido.
Sim..a PSP tem costas largas...
revoltado
Mensagens: 10
Registado: segunda ago 12, 2013 6:25 pm

terça ago 13, 2013 12:19 am

JackTheRott Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Não é por acaso que a polícia da Amadora tem má fama. :? ...
Só na sua cabeça.

Seal.Faça queixa ao Sepna.

Não percebi é porque mete que os donos são brancos...racismo ?
Acho que a Seal fez este comentario como quem diz que se fosse gente negra ja os animais tinham sido abatidos...pelo menos foi assim que interpretei!
revoltado
Mensagens: 10
Registado: segunda ago 12, 2013 6:25 pm

terça ago 13, 2013 12:46 am

Santa mãe de Deus nos ajude; sinto bem a sua agonia…já por lá passei muitas vezes! O mundo está repleto de casos destes, mas nos países civilizados é suposto haver ordem, justiça e respeito por todos os seres vivos; infelizmente não acontece no nosso pais! As queixas só são aceites se vierem lá de cima…
Há uns anos atrás a minha tia tinha acolhido uma cadela abandonada que andava prenhe, e durante o fim da gravidez levou o animal a cidade. Como ia a uma repartição pública resolveu então deixar um papel ao lado da cadela presa a oferecer os futuros cachorrinhos…nesse papel deixou o seu número de telefone e nome – prova de que o animal não estava abandonado…quando regressou, o animal tinha sido levado pelo canil porque houve uma Sra. Dra da segurança Social que fez queixa…isto só para mostrar que só alguns são escutados, mesmo em situações em que não há abuso! Nessa altura andavam alguns 6 cães abandonados numa rotunda da cidade, há mais dum mês…as pessoas faziam queixa, mas ninguém os ouvia!
A minha tia depois teve que ir a Câmara pagar para poder ir buscar o animal que que a sociedade colocou na rua. A pobre coitada, cuja reforma mal da para a alimentação, ainda foi punida por ter ajudado um animal! É assim que funciona em Portugal!
Coitados dos bichos e as suas vitimas!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”