Será isto gostar de cavalos?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
danniela
Membro
Mensagens: 54
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

domingo fev 02, 2014 12:21 am

Tenho lido muita coisa sobre cavalos mas 99% dos assuntos relacionados com cavalos é pura e simplesmente relacionada com aulas, saltos, selas, melhores escolas, competições e por aí adiante.
Desculpem este comentário mas para mim isto não gostar de cavalos. Isto é torturar os animais. ferros na boca , nos cascos, presos em boxes o dia todo e todos os dias só saindo qando calha.

Digo já que não sei , nem quero aprender a montar, pelo menos com os metodos tradicionais.

Tenho duas éguas , mãe e filha. A filha, assisti ao seu nascimento e tem 18 meses. Trato delas. Compro a ração e fardos . e todos os dias antes de ir para o trabalho as trato e à noite a mesma coisa.

Conheço-lhes as manhas, feitios e elas a mim. A poldra não me larga. Andam pelo campo completamente livres.

Para as escovar não é preciso por-lhes cabeção nem prende-las a nada. Elas simplesmente ficam sossegadas e deixam fazer tudo o que quero.

Nunca lhes bati. Ja mas quiseram comprar mas por dinheiro nenhum as vendo. não consigo vê nos animais um negócio.

Tenho-as porque gosto de cavalos e sobretudo de tratar delas .

E de me rir com elas .

Ah a mãe deram-me porque era boa "era para o talho" e " não faziam nada dela" e também não sabiam que ela vinha grávida. Foi a sorte dela. E a minha.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

domingo fev 02, 2014 10:32 am

Da maneira que escreve, parece que a Daniella é a unica pessoa neste mundo a gostar de cavalos... mas olhe que não!

usa-se um ferro na boca sim (chama-se bridão), mas a mão que controla as rédeas (que por sua vez estão ligadas ao bridão) deve ser uma mão gentil, uma mão que espera pelo cavalo, uma mão paciente que guia o cavalo por todas as fases de aprendisagem. Não deve ser uma mão que castiga, uma mão que puxa, essa será uma mão da qual o cavalo irá aprender a defender-se!

os ferros nos pés (ferraduras) são realmente um peso nos cascos. Mas com a evolução dos materiais, aliado ao estudo da anatomia do cavalo e da morfologia dos cascos de cada cavalo, cada vez mais se pretende que as ferraduras sejam mais leves, que incomodem menos o cavalo. A ferradura serve para proteger os cascos de desgaste, de pisos mais acidentados que poderiam magoar o casco do cavalo.

e pasme-se, estas alterações no modo de ferrar, estes novos materiais e novas técnicas de ferrar foram pensadas por pessoas que... também gostam de cavalos!

;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
danniela
Membro
Mensagens: 54
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

domingo fev 02, 2014 3:05 pm

Claro que não sou a unica pessoa do mundo que gosta de cavalos. Não era minha intenção transmitir essa mensagem.

Só que como escrevi , para mim, o dominio que o homem exerce sobre o cavalo nos moldes tradicionais, não é o correcto.

Tenho bastante experiencia no maneio de cavalos e sei o que é um bridão e uma ferradura ...para mim são ferros. Para os cavalos também.

Acredito num relacionamento natural cavalo/homem. Sem ferros sejam eles sofisticados ou não. PÇois são sempre uma forma do ser humano os controlar pela força.

Pois como um dia me disse alguém "muito experiente" em cavalos, " de outra forma levava muito mais tempo (a treiná-los) e eu preciso de ganhar dinheiro."

Como não suporto ouvir chamar aos poldros " produtos" . Simplesmente horrivel mas que diz tudo sobre a maneira como depois vão ser tratados.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

domingo fev 02, 2014 5:02 pm

Como é que as ferraduras são uma forma de o homem controlar o cavalo pelo uso da força? :o

numa coisa concordo consigo, chamar poldros de "produto" é algo que me intriga. Não gosto mesmo!! Mas isso sou eu que adoro cavalos!

mas tenho que ser sincera, nunca ouvi ninguem, nem uma unica pessoa a referir-se a um poldro nesses termos. Mesmo criadores, donos de coudelarias, etc... todos olham para os poldros com aquele brilhozinho nos olhos!

mas pode aproveitar esse seu gosto, e enveredar pela equitação natural! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

segunda fev 03, 2014 12:09 pm

Pois, na verdade não deixamos os nossos cavalos serem cavalos...
Estão fechados na boxe, saem quando queremos, utilizamos ferros na boca deles, ferramos os cascos, suportam o nosso peso às costas... Também penso nisso.

Mas depois, quando vejo que o meu cavalo fica feliz quando me vê, que me segue para todo o lado, que trabalha com alegria, que me "come" os cabelos quando lhe ponho as ligaduras e me dá "turras" quando o escovo parecendo um miúdo traquina, tudo isso me aquece o coração porque ele está bem. Acredito que se a minha forma de agir o injuriasse de algum modo, ele não seria tão meigo como é.

Eu também não consigo ver um animal, seja qual for, sendo tratado como mera mercadoria, mas temos que ver que são o ganha pão de muita gente, e alguns são gente muito boa. Não me choca chamar aos poldros de "produtos". Na verdade eles são o produto de uma multiplicação que se fez e que em muitos casos é fruto da paixão de um criador, que acalenta o sonho de conseguir o seu cavalo ideal. O criador do meu cavalo chorou quando mo deixou...viu-o nascer, criou-o durante 5 anos, custou-lhe a separação. Existem criadores assim.

Desta forma, acho que descrevi também o que é gostar de cavalos.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

segunda fev 03, 2014 4:33 pm

A pessoa a quem vendi a minha égua, vendeu-a mais tarde e ela foi para Espanha. Quando soube que ela tinha ido para Espanha, fiz o caminho de Ourém para o Entroncamento a chorar baba e ranho!

escrevi lhe um texto, donde tiro este excerto:

"Agora eu chegava à escola, abria a janela e dizia-te bom dia! Tu respondias-me com uma sacudidela da cauda e continuavas a comer a tua ração. Só me davas atenção quando cheiravas a maçã que eu trazia no bolso. Então eu abria a porta da boxe e tu davas-me focinhadas, cheiravas os meus bolsos à procura da guloseima da manhã. Quando descobrias em que bolso estava começavas a mordiscar. à pala disso fiquei com buracos em vez de bolsos, em vários casacos! "

acho que gostar de cavalos tb é isto...
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

segunda fev 03, 2014 5:02 pm

Indigo, é claro que isso é gostar de cavalos!

A questão é que há pessoas que acham que por tomarem determinadas atitudes gostam mais disto ou daquilo.

Eu tenho um exemplo, não com cavalos. A minha mãe teve um gato durante 15 anos. O meu pai, raras foram as vezes que fez uma festa no gato. Contudo, foi ele que o levou para ser eutanasiado, infelizmente teve que ser, e a verdade é que o meu pai chorou como uma criança nesse dia. Ele gostava... à sua maneira, talvez tanto como a minha mãe, que andava sempre com ele ao colo.

Quanto aos cavalos, para mim trata-los mal é castiga-los, bater-lhes, não ter a sabedoria de esperar por eles, a falta de sensibilidade. Uma boa equitação nunca trará sofrimento ao cavalo.

O meu parece-me feliz e trabalha 6 dias por semana! :)
danniela
Membro
Mensagens: 54
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

quinta fev 06, 2014 9:23 pm

Iniciante Escreveu:Indigo, é claro que isso é gostar de cavalos!

A questão é que há pessoas que acham que por tomarem determinadas atitudes gostam mais disto ou daquilo.

Eu tenho um exemplo, não com cavalos. A minha mãe teve um gato durante 15 anos. O meu pai, raras foram as vezes que fez uma festa no gato. Contudo, foi ele que o levou para ser eutanasiado, infelizmente teve que ser, e a verdade é que o meu pai chorou como uma criança nesse dia. Ele gostava... à sua maneira, talvez tanto como a minha mãe, que andava sempre com ele ao colo.

Quanto aos cavalos, para mim trata-los mal é castiga-los, bater-lhes, não ter a sabedoria de esperar por eles, a falta de sensibilidade. Uma boa equitação nunca trará sofrimento ao cavalo.

O meu parece-me feliz e trabalha 6 dias por semana! :)




Pois como escreveu "parece-me feliz" Sem certezas:-(

Mas eu digo-lhe com toda a certeza que as minhas éguas são felizes.
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

sexta fev 07, 2014 10:32 am

Danniela, ainda bem que tem tantas certezas e que gosta mais dos seus cavalos do que nós, que os montamos, gostamos dos nossos. Dou-lhe os parabéns por isso!

Já há muitos anos se diz "presunção e água benta, cada um toma a que quer..."
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta fev 07, 2014 4:51 pm

Epa, por amor da Santa! :roll:

Acha sinceramente que se os nossos cavalos (que são montados de arreios, ferros, ferraduras, esporas e todo um conjunto de outros objectos de tortura) fossem infelizes, não espetavam simplesmente connosco no chão ou se recusavam a ser ferrados ou a abrir a boca para deixar colocar o "ferro"? :roll:
Bastava não nos quererem em cima deles e num piscar de olhos estávamos no chão.
Lá porque eu monto de arreios e você prefere "ao natural", não quer dizer que goste mais dos cavalos do que eu. :roll:
danniela
Membro
Mensagens: 54
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

sábado fev 08, 2014 5:49 pm

Não vos espetam no chão precisamente porque tem os arreios.

Tirem-lhe todos os arreios e montem-nos só com o cabeção.

Depois digam-me o que aconteceu.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

sábado fev 08, 2014 7:18 pm

danniela Escreveu:Não vos espetam no chão precisamente porque tem os arreios.

Tirem-lhe todos os arreios e montem-nos só com o cabeção.

Depois digam-me o que aconteceu.
been there, done that! Saltámos 1.10m a pêlo. Nunca saltámos tão bem como naquele dia!

ò daniela, lá porque gosta das suas éguas e as suas éguas gostam de si... porque é que insiste em insinuar que o resto das pessoas aqui não conseguem ter uma relação de afectividade com os seus cavalos?

Já agora, as suas éguas não estão ferradas pois não? Não se esqueça que mesmo que não as ferre, os cascos teem que ser aparados porque crescem.

Além disso, o material da cama deve ser cuidadosamente escolhido para absorver eficazmente a urina. a cama deve ser mudada regularmente para não provocar problemas ao nivel dos cascos, o material da cama deve estar livre de pó (assim como o feno que comem) para evitar problemas respiratórios.

precisam de ser desparasitadas, vacinadas e creio que hoje em dia já é obrigatório chipar os cavalos também.

sabia disto? claro que sabia! a Daniela é uma dona preocupada com as suas éguas, e ainda bem que assim é! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
danniela
Membro
Mensagens: 54
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

sábado fev 08, 2014 8:16 pm

indigo003 Escreveu:
danniela Escreveu:Não vos espetam no chão precisamente porque tem os arreios.

Tirem-lhe todos os arreios e montem-nos só com o cabeção.

Depois digam-me o que aconteceu.
been there, done that! Saltámos 1.10m a pêlo. Nunca saltámos tão bem como naquele dia!

ò daniela, lá porque gosta das suas éguas e as suas éguas gostam de si... porque é que insiste em insinuar que o resto das pessoas aqui não conseguem ter uma relação de afectividade com os seus cavalos?

Já agora, as suas éguas não estão ferradas pois não? Não se esqueça que mesmo que não as ferre, os cascos teem que ser aparados porque crescem.

Além disso, o material da cama deve ser cuidadosamente escolhido para absorver eficazmente a urina. a cama deve ser mudada regularmente para não provocar problemas ao nivel dos cascos, o material da cama deve estar livre de pó (assim como o feno que comem) para evitar problemas respiratórios.

precisam de ser desparasitadas, vacinadas e creio que hoje em dia já é obrigatório chipar os cavalos também.

sabia disto? claro que sabia! a Daniela é uma dona preocupada com as suas éguas, e ainda bem que assim é! ;)




been there, done that! Saltámos 1.10m a pêlo. Nunca saltámos tão bem como naquele dia!~

Se assim foi porque não continuar assim...Só vem reforçar a minha ideia
.

E sim sei isso tudo. Sou eu própria que trato delas, compro a ração, acarreto com os fardos e trato do vet.
E limpo as box 2 x por dia. Ah e trabalho a 15 km de casa.
E não são ferradas e como anda a campo o dia todo nem os cascos são preciso aparar.

Senti alguma ironia no seu comentário mas pode crer que sou eu que faço isto tudo. Aliás é a única maneira de eu as conhecer e elas a mim.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado fev 08, 2014 10:25 pm

Se quiserem manda-la ao chao acredite que nao há arreios que a salvem ;)
Mas pronto, nos somos pessoas bueda más que colocam arreios e ferros na boca dos cavalos.

E para sua informação os cascos mesmo sem estarem ferrados devem ser aparados, sim. Esteja a campo ou em boxe. Mas se quiser experimentar a sensação, basta que deixe de cortar as unhas dos seus pés ;)
danniela
Membro
Mensagens: 54
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

domingo fev 09, 2014 12:49 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Se quiserem manda-la ao chao acredite que nao há arreios que a salvem ;)
Mas pronto, nos somos pessoas bueda más que colocam arreios e ferros na boca dos cavalos.

E para sua informação os cascos mesmo sem estarem ferrados devem ser aparados, sim. Esteja a campo ou em boxe. Mas se quiser experimentar a sensação, basta que deixe de cortar as unhas dos seus pés ;)


Se não há arreios que vos salvem. Mantenho a minha pergunta: Para que usá-los.?

Essa questão de aparar os cascos dava tema para outra conversa. Evidentemente que já cá ceio um ferrador e achou k n havia necessidade disso.

Ah e eu não ando descalça como elas logo essa questão das unhas não faz qualquer sentido.
Responder

Voltar para “Cavalos”