Recriação & Mantimento do áquario / fauna / plantas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
T0nyGAbriel
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 11, 2015 8:08 pm

quinta jul 16, 2015 12:51 pm

Boas tardes a todos , eu preciso de ajuda e queria algumas repostas para estas dúvidas:
1º Como fazer uma limpeza geral a todos os meus equipamentos ?
2º Será que o meu equipamento é o adequado ao meu aquário de 150 L ?
3º Que plantas posso colocar no meu aquário ? e seus tratamentos e subsolos
4º Dicas para melhorar e modificar !

- A minha fauna atual são 8 neos e 1 guppy ( os outros morreram todos ) e eu queria fazer agora uma coisa de "jeito" com um equipamento adequado , porque eu acho que o meu motor atual não faz uma boa filtragem nem liberta a quantidade de oxigénio necessário..

- A minha luz tem 18 000 K dai pensar que também pode ser de mais para a sobrevivência dos meus peixes , mas cá vai algumas imagens do meu equipamento e aquário.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ajudem pessoal , aberto para toda a gente me ajudar a ter um aquário plantado e magnifico :)
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

quinta jul 16, 2015 2:37 pm

1º aquario muito vazio
2º retirar tudo o que nao é natura ( sei que o aqua tem que ser ao gosto da pessoa) mas penso se estamos a recriar um ambiente aquatico , tem que ser o mais semelhante possivel ao natural...
3º para um plantado, teria que ter um substrato fertil por baixo de um substrato inerte
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quinta jul 16, 2015 3:08 pm

Boa Tarde,

-Limpeza de equipamento é fácil: retirar e lavar com água da torneira, só.
-Filtro tem que ter 3 a 5 vezes o volume do aquário por hora, ou seja, para um aquario de 150 litros deverá ter um filtro com um caudal entre 450 a 750 litros/hora. Um filtro externo será melhor, é mais fácilde limpar, potente e silencioso. Quando limpar os materiais filtrantes do filtro use a água do aquario para não matar as colónias de bactérias das esponjas e das cerâmicas
-substracto fértil(tropica, por exemplo) e por cima um substracto inerte
-guppys e neons não batem certo, guppy prefere água alcalina, os neons água ácida, por isso decida o que quer.
-Plantas: comece por plantas fáceis de manter, anubias prenda a uns troncos próprios para aquarios e ficará com um efeito espectacular, musgo de java por exemplo também é facil de prender a troncos ou rocha vulcânica, vá ao site da tropica tem lá vários exemplos de plantas fáceis de manter.
-Para manter as plantas use fertilização líquida, a linha da seachem é muito boa, mas tem outras marcas(JBL)

Mais dúvidas vá postando aqui.
Boa Sorte!
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quinta jul 16, 2015 3:45 pm

Boas, é como já lhe disseram...
Não consigo perceber a capacidade do seu filtro, mas é a base para qualquer bom aquario...
Terá depor um substrato fértil se quer plantas, e para começar começe por plantas de fácil manutenção.
Peixinhos bons para começar são guppys, platys, mollys e todos se dão bem no mesmo aquario :wink:
boa sorte
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
T0nyGAbriel
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 11, 2015 8:08 pm

quinta jul 16, 2015 7:56 pm

Obrigado a todos pelas dicas , e já agora quanto mais ao menos é que irei gastar no novo equipamento + plantas ?

Eu quero mesmo fazer tudo de novo e haver se é desta :)

- E queria saber que sites posso consultar para encomendar ou procurar equipamento

Queria saber mais sobre isto :)

E adoraria fazer um aquário plantado
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

sexta jul 17, 2015 8:12 am

Bom dia,

Relaticamente a sites de material tem estes:

http://www.pet4you.net/
http://www.tiendanimal.pt/

Mas recomento comprar material numa loja especializada se tiver problemas é mais fácil fazer a troca.
É de que zona do pais?

Se realmente quer apostar num plantado vai ter que pensar no equipamento adicional:
-Fertilização por co2
-Testes fosfatos, ferro, potássio para além dos normais de ph, no2 e no3

O custo das plantas e troncos variam conforme a planta que é, tem plantas a 3€ como pode ter plantas a 8€, como pode ter troncos pequenos a 1€ como maiores a 20€, depende do peso.

Tem alguma ideia de que tipo de aquário quer, comunitário, biótipo sul americano, asiático?
T0nyGAbriel
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 11, 2015 8:08 pm

sexta jul 17, 2015 9:53 am

vasco1978 Escreveu:Bom dia,

Relaticamente a sites de material tem estes:

http://www.pet4you.net/
http://www.tiendanimal.pt/

Mas recomento comprar material numa loja especializada se tiver problemas é mais fácil fazer a troca.
É de que zona do pais?

Se realmente quer apostar num plantado vai ter que pensar no equipamento adicional:
-Fertilização por co2
-Testes fosfatos, ferro, potássio para além dos normais de ph, no2 e no3

O custo das plantas e troncos variam conforme a planta que é, tem plantas a 3€ como pode ter plantas a 8€, como pode ter troncos pequenos a 1€ como maiores a 20€, depende do peso.

Tem alguma ideia de que tipo de aquário quer, comunitário, biótipo sul americano, asiático?

Desde já obrigado , eu sou de viana do castelo .... e ainda não tenho ideias do tipo de aquário , queria era saber os preços do equipamento todo , o meu aquário como podem ver ainda é grandinho e tem 150 L

Obrigado a todos pelas dicas


P.S: Eu acho que consigo arranjar 200-400 € de orçamento !
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

sexta jul 17, 2015 10:59 am

Boas,

Pois Viana não conheço, sou do distrito de Leiria.

Equipamento:
-Filtro externo: 100€-150€(jbl, tetra, eheim)
-CO2: vamos deixar isto para outra ocasião, só para isto andaria na casa dos 200€. Se optar por plantas fáceis não necessita de oxigênio.
-substracto fértil: 1-2cm de altura, calcule o volume que necessita comprimentoxlargurax2/1000 dá a medida em litros os sacos de fertilizante normalmente vem com a medida em litros(aqui já não me recordo bem mas cada saco de 2,5L substrato fica na casa do 10-12€
-substracto inerte: para colocar por cima do fertilizante, aponte para 5-6cm de altura e cobrir toda a área do aquário( normalmente vende-se ao kg e os preços variam imenso, desde 1€/kg a 5/6€ kg)
-Quantas lâmpadas leva a calha de iluminação do aquário? Que tipo são, T8 ou T5? Cada lâmpada pode ir dos 10€ aos 20€ depende do tamanho, tipo e marca
-Testes: Ph, no2, no3 são fundamentais, cada teste custará entre 10 a 20€ depende da marca e do teste em si. Mais tarde poderá para comprar os de fosfatos, ferro e potássio(o de ferro será mais caro, pouco mais de 20€)
-Sinfão: 3€, existem também uns mais caros de 10 a 20€ mas um de 3€ chega e sobra, ou então uma mangueira
-Rede para apanhar os peixes, é barato não me recordo
-Iman para limpeza dos vidros interiores do aquario, custa cerca de 20€ depende do tamanho ou então uma lâmina própria mas tem que ter cuidado ao usar para não riscar o vidro
-Uma pinça e uma tesoura para as plantas(se forem em aço inox o valor é capaz de ir para quase 20€ cada depende muito da marca e da qualidade)
-Rochas: Eu utilizo rocha lousa que apanho da serra da lousã, é uma rocha inerte e não faz mal aos peixes, não me custa nada, mas outro tipo de rochas são vendidas nas lojas da especialidade, vulcânicas, outro tipo de rocha inerte. Tenha cuidado com as rochas calcárias dado que lhe vão subir o ph do aquário, se montar um aquario de água ácida não convém colocar destas.

E de repente não me lembro de mais nada...!
T0nyGAbriel
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 11, 2015 8:08 pm

sexta jul 17, 2015 3:07 pm

vasco1978 Escreveu:Boas,

Pois Viana não conheço, sou do distrito de Leiria.

Equipamento:
-Filtro externo: 100€-150€(jbl, tetra, eheim)
-CO2: vamos deixar isto para outra ocasião, só para isto andaria na casa dos 200€. Se optar por plantas fáceis não necessita de oxigênio.
-substracto fértil: 1-2cm de altura, calcule o volume que necessita comprimentoxlargurax2/1000 dá a medida em litros os sacos de fertilizante normalmente vem com a medida em litros(aqui já não me recordo bem mas cada saco de 2,5L substrato fica na casa do 10-12€
-substracto inerte: para colocar por cima do fertilizante, aponte para 5-6cm de altura e cobrir toda a área do aquário( normalmente vende-se ao kg e os preços variam imenso, desde 1€/kg a 5/6€ kg)
-Quantas lâmpadas leva a calha de iluminação do aquário? Que tipo são, T8 ou T5? Cada lâmpada pode ir dos 10€ aos 20€ depende do tamanho, tipo e marca
-Testes: Ph, no2, no3 são fundamentais, cada teste custará entre 10 a 20€ depende da marca e do teste em si. Mais tarde poderá para comprar os de fosfatos, ferro e potássio(o de ferro será mais caro, pouco mais de 20€)
-Sinfão: 3€, existem também uns mais caros de 10 a 20€ mas um de 3€ chega e sobra, ou então uma mangueira
-Rede para apanhar os peixes, é barato não me recordo
-Iman para limpeza dos vidros interiores do aquario, custa cerca de 20€ depende do tamanho ou então uma lâmina própria mas tem que ter cuidado ao usar para não riscar o vidro
-Uma pinça e uma tesoura para as plantas(se forem em aço inox o valor é capaz de ir para quase 20€ cada depende muito da marca e da qualidade)
-Rochas: Eu utilizo rocha lousa que apanho da serra da lousã, é uma rocha inerte e não faz mal aos peixes, não me custa nada, mas outro tipo de rochas são vendidas nas lojas da especialidade, vulcânicas, outro tipo de rocha inerte. Tenha cuidado com as rochas calcárias dado que lhe vão subir o ph do aquário, se montar um aquario de água ácida não convém colocar destas.

E de repente não me lembro de mais nada...!

Obrigado mais uma vez , e vai dar-me muito trabalho e gastos para todo o equipamento mas vou conseguir :)

Mais dicas são bem vindas
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 17, 2015 6:50 pm

Pode retirar o betta da maternidade, ele agradece.

Não tem problema em juntar com os outros peixes que tem, só com outro betta macho.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”