Férias vs Gata muito medrosa. Que fazer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
colemauro
Mensagens: 5
Registado: terça set 22, 2015 1:24 pm

segunda jul 31, 2017 9:54 am

Necessito uma longa introdução para que percebam o contexto.

A Mia quando nasceu foi abandonada pela mãe e rapidamente foi adotada por outra gata, que tinha acabado de ter uma ninhada. Quando a vi chamou-me logo à atenção. Era a mais pequena, bonita e de longe a que mais se dava a mimar e brincar com os outros. Esta sua característica de brincar com os outros, pode não ter nada a ver mas sempre associei a ela de algum modo saber que foi adotada, e querer compensar por isso ou fazer por ser aceite.

No primeiro ano em particular, sempre foi uma gata muito dada a receber e dar mimo. Já neste último ano, é mais dada a receber, e raramente ronrona apesar de brincar e dar atenção todos os dias.

Sobretudo no primeiro ano de vida, a Mia passava algum tempo na minha mãe/irmã que poucos meses depois também arranjaram um gato, o Simba para a minha irmã. E sempre que estavam juntos era brincadeira o tempo todo, não se largavam.

No entanto, com o tempo passou a ser cada vez mais difícil levar a Mia para casa da minha mãe. Cada vez mais sofria lá, e uma certa vez ela estava tão assustada e a fazer sons tão esquisitos que optei por deixar de a levar lá, pois claramente sofria imenso. Atiçava tudo e todos.

É uma gata que em casa está sempre bem, mas claramente sempre foi medrosa e muito menos aventureira/maluca que o Simba por exemplo.

Pois bem, este fim de semana passei-o fora, e para a menina não ficar sozinha o fim de semana todo, levei-o para a minha irmã (entretanto saiu de casa), para ficar lá juntamente com o Simba. Para que saibam minha irmã e a Mia já dormiram juntos várias vezes. No entanto, o fim de semana foi muito complicado. O Simba o tempo todo a tentar brincar com ela, e a Mia constantemente a atiçar para o Simba, e mesmo minha irmã e cunhado. Creio inclusive, que atacou minha irmã uma vez.

Claramente passou mal o fim de semana, e constantemente alternou entre estar calma e até dormir com o Simba, com atiçar a tudo e todos.

Tendo uma gata há 2 anos, já tenho uma ideia muito melhor deste tipo de felinos. Só gostam de estar no seu território, lidam muito mal com mudanças de habitação e por norma têm memória curta.

Tudo isto para dizer o quê. Estou preocupado. Em Agosto vou estar uma semana fora de férias, e claro, não posso deixar a Mia sozinha uma semana inteira. Minha irmã e Simba ela deveria dar-se melhor e isso não acontece.

Acho estranho este comportamento sobretudo com o Simba, porque agora raramente se vejam, o Simba lembra-se logo dela e começam logo a brincar. Tenho a certeza que se trouxer o Simba para minha casa, pode não me ligar puto, mas a ela liga.

Não sei que fazer para lidar com uma gata cada vez mais medrosa, que só está bem na minha casa. Única coisa que me posso penitenciar é que nunca a deixei saltar para balcões, mesas e por ai fora. Deixo-a brincar com os brinquedos dela, e estar à janela, mas de resto sempre foi assim.

Recomendam alguma coisa?
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo ago 06, 2017 11:54 pm

Olá,

Não sei se ainda respondo a tempo... No meu caso, os meus animais não saem de casa quando vou de férias. Ficam no ambiente deles e tenho uma pessoa que vem todos os dias ver como estão, alimenta-os e limpa-lhes a areia suja.

Para mim, é sempre a solução ideal.
silver13
Membro
Mensagens: 51
Registado: sábado jun 06, 2015 3:00 pm

sexta ago 11, 2017 1:55 pm

Olá, acho que o ideal é deixar em casa e pedir a alguém para cuidar. Fica aqui um artigo sobre como planear as ferias com animais que pode ajudar http://omeuanimal.com/cuidados-a-ter-co ... as-ferias/
Responder

Voltar para “Gatos”