Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado mar 19, 2011 11:25 pm

cockinhas Escreveu:...Nunca li este tópico mas mesmo assim pergunto: Como fazem um bife frito simples e delicioso? Dêem-me (o malfadado acordo ortográfico que espere :wink: ) assados, estufados e guizados que não me atrapalho, mas um simples bife deixa-me com os cabelos em pé!
Começo por temperar o bife só com sal e pimenta, e reservo.

Forro o fundo da frigideira com umas gotas de azeite, só o suficiente para untar.

Corto um ou dois dentes de alho (para mim, ponho bastante porque gosto do sabor) para dentro da frigideira, que vai a aquecer em lume pouco esperto.

Quando os alhos começam a alourar, meto lá dentro o bife e deixo fritar, bem ou mal passado, conforme o gosto e a parte de onde ele veio, levantando um pouco a chama.

A meio, junto uma grande noz de manteiga (manteiga mesmo, nada de margarinas) e um bom jorro de vinho branco.

O bife frita neste molho até reduzir o vinho por completo.

Mas atenção, nunca deixar queimar os alhos nem a manteiga!

O bife que prefiro é o do acém (mas nunca lhe como as gorduras), a seguir a picanha. Os das outras partes costumam ficar muito secos e por vezes até mesmo rijos. Por isso, nesses casos não os frito muito, para não ficarem sola.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado mar 19, 2011 11:33 pm

Obrigada a ambas. Vou tentar a receita da Lulu (também gosto de bastante alho. O meu problema é com a margarina, mesmo. Ainda o bife não está pronto e já a manteiga está queimada :twisted: . Da minha lavra vou acrescentar umas natas a esse molho! É já amanhã, que estão ali no frio desde ontem à espera da sua vez :D .
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mar 19, 2011 11:46 pm

eu não corto o alho, esmago-o, conserva mais o sabor. :) Aliás, acho que seria capaz de comer uma refeição de bife com alho... mas sem bife! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sábado mar 19, 2011 11:48 pm

Chamarrita Escreveu:eu não corto o alho, esmago-o, conserva mais o sabor. :) Aliás, acho que seria capaz de comer uma refeição de bife com alho... mas sem bife! :lol:
molhar o pãozinho no molho....
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo mar 20, 2011 12:02 am

cockinhas Escreveu:Obrigada a ambas. Vou tentar a receita da Lulu (também gosto de bastante alho. O meu problema é com a margarina, mesmo. Ainda o bife não está pronto e já a manteiga está queimada :twisted: . Da minha lavra vou acrescentar umas natas a esse molho! É já amanhã, que estão ali no frio desde ontem à espera da sua vez :D .

O segredo está no lume: chama baixa, sempre. E pode puxar os alhos para cima do bife, que é o que eu faço.

E NADA DE MARGARINA!!!! MANTEIGA A SÉRIO! :evil: :evil: :evil: O sabor é completamente diferente!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo mar 20, 2011 10:16 am

Já que estamos numa de pedir receitas, há uns tempos que tenho andado À procura de um bolo de canela e nozes, só que tem que ser daqueles muito fofinhos, que parecem "núvem", os que encontro não têm esta consistência :cry:
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

domingo mar 20, 2011 10:29 am

Não entendi o "reservo" da Lulu...quando tempera o bife de sal...isso é deixar temperado varias horas?? Segundo alguem entendido em cozinha as carnes podem ser temperadas com as especiarias com bastante antecedencia, mas o sal só se deve colocar no momento de as cozinhar, que o sal desidrata ou faz libertar os sucos da carne e vai ficar uma carne menos suculenta depois de cozinhada ;)
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo mar 20, 2011 10:55 am

Também tenho lido isso, Bondage, mas pela minha experiência, ao temperar de sal apenas no momento da cozedura a carne fica sempre a saber a "carne" e o sal apenas no molho. Prefiro arriscar a perda dos sucos. Mas sou suspeita porque gosto do sabor dos temperos bem imbuídos na carne. Quando se trata de peças maiores até deixo temperado de véspera.
Um bom tempero de "vinha de alhos" é quase melhor cozinheiro que o tomate do ditado popular :D .
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta mar 30, 2011 9:27 pm

O Jantar cá em casa hoje foi Strogonoff de frango ( o strogonoff é a única comida do mundo que se liga e desliga sozinha :? )

adiante:

Numa wook
refogar cebola margarina e knorr, quando a cebola estiver transparente juntar o frango cortado às tiras fininhas (eu comprei 2 embalagens bifes frango +/- 1kg p/ 4 pessoas) e ir mexendo sempre até alourar, depois deixar cozer, ir mexendo, semopre em lume brando... (o frango deve cozer uns 20 min por isso ir juntando bocadinhos de água sempre que necessário). Quando já estiver cozido, ver o sal, juntar os cogumelos. depois juntar 2 pacotes de natas, 1 1/2 colher sopa mostarda, 1 colher sopa ketchup. misturar bem e deixar ferver por mais 5 min, mexer de vez em quando.

Servir com arroz (que é a maior palavra portuguesa - começa em A e acaba em Z) e batatas fritas e salada.

Bom apetite! :D
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 31, 2011 11:07 am

Que wook, é WOK mesmo e lê-se uóc.

A minha versão de strogonoff é um pouco diferente:
Salteio tirinhas de carne (vaca, perú ou mesmo bifana) em margarina com muito alho, sal e pimenta. Quando a carne estiver cozinhada, reservo.
Na mesma frigideira, salteio cebola às rodelas finas e cogumelos frescos laminados. Depois adiciono as natas e rectifico os temperos.
Junto o molho á carne na travessa de ir á mesa e acompanha com arroz branco ou batata frita e uma salada de alface.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

sexta mai 06, 2011 10:08 am

Frigideira com azeite virgem extra ( dequele mesmo bom, no azeite não se poupa), depois do azeite estar bem quente aconchegar as vieras no mesmo e virar apenas quando já ganharam côr dourada escura sem queimar, secar em papel absorvente e reservar.
No mesmo azeite( se limpo) largar umas folhinhas de manjericão, oregãos e sal grosso, tapar, tirar do lume e manter tapado e reservar.

Cortar uma mão cheia de tomates cherry em 2, picar rucula, alface ( existem algumas variedades alternativas e coloridas...inventem ao vosso gosto) e cenoura.

Num recipiente de vidro colocar os verdes picados e o tomate, juntar croutons, 3 nozes ( ou outro fruto seco) grosseiramente partidas, regar com o azeite reservado e colocar as vieiras por cima.

Se gostarem de agridoce, acrescentem ao preparado Kiwis laminados por ex.

E já está.

Não coloco quantidades porque sinceramente é sempre a olho, mas por alto para 2 pessoas serão umas 8 a 10 vieiras.O resto vão pondo de acordo com o vosso gosto.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta mai 06, 2011 10:24 am

:lol: :lol:
Cruzes! Demorou ... mas apareceu feito! :twisted: :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

sexta mai 06, 2011 10:26 am

nicasxi Escreveu::lol: :lol:
Cruzes! Demorou ... mas apareceu feito! :twisted: :twisted:
As vieiras estavam esgotadas... :lol:
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta mai 06, 2011 10:32 am

Uma pergunta... de alguem muito desatento ás prateleiras do supermercado :oops:

Falamos de vieiras congeladas, certo, sr Zefe (:twisted:)?
E essas não trazem já o recheio?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

sexta mai 06, 2011 10:46 am

nicasxi Escreveu:Uma pergunta... de alguem muito desatento ás prateleiras do supermercado :oops:

Falamos de vieiras congeladas, certo, sr Zefe (:twisted:)?
E essas não trazem já o recheio?
Cara Nicasxi,

Falamos de vieiras frescas e limpas, ou congeladas e limpas, e não das vieiras que se vendem congeladas na casca e com uma cobertura de queijo e mais qualquer coisa que não sei bem o que é.
Essas já as provei mas nunca as cozinhei e acho que se chamam vieiras recheadas.

P.S. Normalmente em grandes superficies não são faceis de encontrar.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”