gostava de ser veterinaria, mas...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
saralituh
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 19, 2009 4:16 pm

quinta jan 22, 2009 6:42 pm

Olá a todos!

Eu ando no 12º ano e estava a pensar seguir o curso de veterinaria. eu adoro animais e os modos como certas pessoas os tratam sao simplesmente horriveis. Gostava de "lutar" pelo um mundo melhor onde não houvesse violência animal.

O problema é que fico sempre cheia de arrepios e com vontade de chorar sempre que vejo um animal ferido, por isso nao sei se teria "estomago" para tratar de animais feridos.

Tenho medo de nao conseguir e ter que desistir a meio do curso.

O que acham que faça? Estudo para ser veterianaria e tento ultrapassar o meu medo de ver animais feridos ou desisto completamente da ideia?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 22, 2009 7:46 pm

Olá.

Para além de ter que ter estômago para os ferimentos, ulcerações, pus e sangue e tudo o mais, mais importanter ainda é ter o sangue frio necessário para lidar com donos imbecis que deixam os animais chegar às últimas por não quererem gastar $ no vet e só os levam in extremis sem partir para a ignorância. Isso, e situações de maus tratos infligidas pelos donos, pessoas que retiram abandonados das ruas e exigem aos vets que os tratem de borla e tantas outras situações para as quais realmente é preciso ganhar calo e alguma indiferença.

Mas, se realmente é assim tão sensível, tem de arranjar forças e alguma maturidade emocional para ultrapassar isso, pense que aquele animal ferido ou doente "conta consigo" para o tratar e para isso tem de haver algum distanciamento emocional seu, se tiver os olhos marejados de lágrimas de pena certamente não pode fazer uma sutura em condições ou um exame decente...
se vê que não consegue ultrapassar essa fraqueza então talvez seja melhor procurar outra área.

Cumprimentos e boa sorte naquilo que decidir seguir.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jan 22, 2009 8:17 pm

A juntar a tudo o que a Dinodane disse ( e bem ) tambem tem que se lembrar que os veterinários nem sempre estão em consultórios todos bonitinhos. Tambem trabalham em matadouros, canis, laboratórios , etc. E aí há que saber que pode haver a necessidade de abater um animal, por " n " razões e há que ter sangue frio para o fazer.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
saralituh
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 19, 2009 4:16 pm

quinta jan 22, 2009 9:25 pm

O que eu gostava mesmo era de ir trabalhar para África....nao queria ficar num consultoria todo bonitinho a dar vacinas assim
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 22, 2009 9:45 pm

Olhe, Sara, isso é um bocado fantasioso da sua parte. Há-de convir que não acontece virem buscar vets tugas recém-formados para trabalhar nas reservas africanas, se é a isso q ue se refere quando diz "ir para áfrica".

O vet português é essencialmente o vet de provincia itinerante que trata principalmente gado e o vet urbano com consultório onde atende maioritariamente cães e gatos e que quando começa se vê grego para fidelizar clientela... claro que há quem se empregue nos canis municipais, há alguns investigadores e professores aniversários e os poucos que se conseguiram empregar no zoo ou numa reserva natural ou no ICN, mas esses são uma minoria...

Informe-se melhor sobre tudo o que a profissão envolve. Eu acho que há muita falta de veterinários especializados em exóticos e répteis.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Catih
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

terça fev 10, 2009 5:26 pm

Olá!

Eu ando no 9º ano e estou num dilema... Tenho que escolher o curso este ano e estou a pesar em Ciências e tecnologia para ser veterinária, o que eu sempre desejei desde criança e continuo a desejar. Ora eu queria saber como "se faz" ou o que tenho que escolher, na altura, para trabalhar nos hospitais veterinários como o Hospital Veterinário do Porto, e não num consultório meu ou de outra pessoa.

Obrigada :D
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 10, 2009 6:22 pm

Acho que tem que se mexer, no fim do curso, para conseguir uma posição num desses hospitais. Será como numa qualquer outra profissão, no fim do curso tem que se mexer, ir a entrevistas, candidatar-se, para arranjar colocação onde quer ou mesmo um simples emprego. E imagino que ter uma classificação muito alta no fim do curso seja uma ajuda.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

angelsc
Membro
Mensagens: 174
Registado: quarta jan 09, 2008 5:43 pm
Localização: 2 piriquitos; 1 caturra; 1 cão que infelizmente já partiu (Putchy).

terça fev 10, 2009 8:39 pm

Quando se escolhe um curso tem que se pensar bem nos prós e nos contras!
Se sempre sonhou em ser veterinária e é isso mesmo que quer,então nada como lutar pelo que queremos. No entanto veterinária não é um curso fácil, é preciso muito sangue frio além de boas notas, claro! :wink:
Até aos meus 10 anos era o que queria, mas depois apaixonei-me por outra área e agora reconheço que não teria coragem para medicina vetrinária!
E subscrevo tudo o que disseram os outros users, não é só em consultórios que se exerce a profissão!
Quanto a África... o melhor é pensar no emprego cá, porque se é difícil em Portugal, quanto mais lá!
Desejo-lhe boa sorte, quer siga veterinária ou não! :wink:
<strong>angelsc</strong>
Suzana1
Membro Veterano
Mensagens: 1134
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm
Localização: Chérie

quarta fev 25, 2009 4:53 pm

Tem outras meios para ajudar animais que não o ser Veterinária. Mas faça uma experiência, voluntarie-se num associação e cpncerteza irá encontrar casos de doenças e/ou maus tratos, aí pode ver se agunta, se não aguentar pode sempre ajudar de outras maneiras :wink:
Su
U206
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

quinta fev 26, 2009 7:43 pm

Se o teu sonho sempre foi ser veterinária, então segue em frente com ele, mas não te esqueças que o factor "média do secundário" conta muito e ajuda imenso na tua entrada para esse curso. :wink:

O facto de seres demasiado sensível ao observar determinadas situações resolve-se com a maturidade, aliada à experiência e gosto pelo curso. Só não deixes de realizar o teu sonho por causa disso. :wink:

A ideia de ires para África trabalhar, lamento desiludir-te, mas é algo distante e difícil de conseguir, mas quem sabe, não é? Esforça-te sim para seres a melhor e conseguires um óptimo emprego aqui que te realize pessoalmente, pois isso é o mais importante. :)

Espero que tenhas sucesso... Felicidades! :)
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
anne20
Membro Veterano
Mensagens: 305
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Localização: Shin Chan e Hiroshi (europeus comuns)

quinta fev 26, 2009 8:56 pm

O unico conselho que te posso dar é segue o teu sonho!!! Se tens média para entrar em veterinária entra, vê se corresponde às tuas expectativas e se realmente achares que aquilo nao é para ti, quer seja a nivel emocional ou outros níveis, entao logo pensas noutras hipoteses!! Ainda és nova e perder um ano por um sonho (se for caso disso) é melhor do que "perderes" a vida toda a pensar no "se".

Acredita que viveres constantemente a pensar no SE nao é nada agradável... Eu estou a terminar o meu curso e gosto do curso em que estou, no entanto o meu sonho desde que me concebo como pessoa consciente é, efectivamente, a medicina veterinária!! Acredita que muitas vezes quando o meu curso se torna mais "puxado" a nivel académico, pessoal e emocional eu penso "Possas, seria tao melhor fazer este esforço se estivesse a tirar o curso dos meus sonhos"... Mas pronto... É como a minha mae diz... "Epa tu ainda és nova, quando acabares esse curso vais tirar med. veterinária!" Podes crer que ia.... se existisse o curso aqui no Algarve.... mas acho que, neste momento, estou tao farta disto que preciso de descanso, organizar a minha vida, ter mais independencia e apesar de desejar MESMO MUITO concretizar este sonho acho que, por agora, nao é altura disso...

Por isso te digo, segue o teu sonho... Nao deixes para amanha o que podes fazer hoje! O amanha pode ser tarde demais!!

Boas escolhas ;)
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
MissDays
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm
Localização: Gato amarelo e gordinho x3

domingo mar 08, 2009 3:20 pm

Olá, deixo aqui a mera opinião de uma estudante de Medicina Veterinária do 1º ano, que deve ser muito longa e um bocado repetitiva...

Em primeiro lugar, li que gostavas de ir para África. Se isso é o teu sonho, então julgo que o melhor para ti é fazeres o curso fora de Portugal, e isto porque cá não existe especialização, ou seja, não podes acabar o curso e decidir que te queres especializar em leões ou grandes felinos, por exemplo. Claro que há imensos contras e não te sei indicar qual seria o melhor sítio para estudares isto... E atenção que é preciso muito espírito de sacrifício para ir para África. Também há uma faculdade em Portugal cujo curso é reconhecido mundialmente e por isso poderias exercer a profissão em África com o mesmo diploma.

Outra coisa que deves saber é que há muito mais na Medicina Veterinária do que animais e clínica. Na verdade os veterinários formados em Portugal recebem uma formação muitíssimo abrangente. Se calhar não sabias, mas há muitos Médicos Veterinários a trabalhar como investigadores e principalmente na área de Saúde e Higiene Alimentar. Podem trabalhar em companhias farmacêuticas. Até uma estudante mais velha me disse que a Directora de Marketing da Danone é Médica Veterinária, porque de entre várias opcionais, uma delas é Marketing (e há outras interessantes como Genética, Aquacultura, Treino de Cães, etc). No 1º semestre, digo-te que o que mais vi de um animal em aulas foram os ossos, mas tínhamos duas ou três cadeiras de laboratório. Agora temos, por exemplo, uma cadeira de Biologia Vegetal e Agricultura, o que parece "deslocado" mas não é. Existe muito mais na Medicina Veterinária do que a clínica (esta é na verdade apenas uma das muitas áreas em que o Médico Veterinário pode trabalhar). E sim, como já disseram, também podes andar num matadouro a fazer controlo alimentar e as experiências com animais precisam da supervsão de um Veterinário.

Também tenho que dizer que ficarias surpreendida com a quantidade de pessoas que está em Medicina Veterinária e não gosta de animais; as pessoas não são veterinários por gostarem de animais, assim como os médicos não são médicos por gostarem de pessoas.

Para além de tudo isto, é um curso trabalhoso. E é verdade que há coisas difíceis de ver; a minha faculdade tem um hospital veterinário, desde que lá estou já deram entrada três bezerros aos quais se amputou uma das patas. Já entraram lá animais que tiveram que ser abatidos. Temos uma vaca com uma condição que faz o olho sobressair, o que pode causar impressão ao observador mas não causa problema nenhum à vaca. Isto para mim nem me causou muita impressão, mas se calhar para ti já era mais complicado com o medo que dizes ter.

Atenção: não estou a dizer para não tentares, muito pelo contrário!!! =D Estou a tentar dar uma noção mais realista do que é a coisa. Acho que devias experimentar porque só depois de veres é que sabes como te vais sentir! Eu pessoalmente tinha um bocado de medo do sangue, mas na última aula de Anatomia abrimos pela primeira vez uma ovelha (repara que só o fizemos no 2º semestre) e o pior é o cheiro, que até nem me incomodou muito; acho que depois de algumas aulas ficamos "imunes". Agora há que ver que estes eram animais para a aula de "Anatomia" e não "Anatomia Patológica", ou seja, não estavam doentes (ou demasiado doentes).

Agora tens que ver que se fores para Medicina Veterinária tens que ganhar sangue frio para tomar decisões; a eutanásia não é uma opção tão rara assim, seja em clínica ou em campo - e isso inclui também potenciais animais em reservas, nem que seja em África.

Por outro lado, aconselho-te a ver outros cursos ligados; existe, por exemplo, Enfermagem Veterinária, tenho a ideia que se trata de um curso com mais "intimidade" com os animais. Claro que continuas a ter que ultrapassar o teu medo de ver animais feridos, o que me parece mais imporante ainda. Eu acho que devias tentar, mas por favor, não desistas ao fim do 1º semestre! Dizem que o 1º ano é o pior!!! XD

Outra coisa, não sei de que zona és, mas se quiseres continuar a ter em mente a ideia de África, que apesar de ser difícil, não é impossível, aconselho-te a informares-te melhor sobre o assunto, mas de momento julgo que a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa é a única que tem reconhecimento mundial do curso. Ou seja, quando mudares de país, o teu diploma continua a ser válido.

Doutro ponto de vista, segundo já me foi dito, para arranjares emprego não precisas de ter a melhor média de todas: o que conta mais é o estágio (pelo menos para a minha faculdade...) e a entrevista de emprego, porque também há uma grande vertente Veterinário-Dono. Também vejo muitos anúncios de clínicas à procura de estagiários (e nem têm que ser do 5º ano). Actualmente em Portugal julgo que todos os cursos de Veterinária já foram adaptados a Bolonha e agora já só existe o Mestrado Integrado e não a Licenciatura (ou seja, agora são 5 anos de estudo mais o estágio). Por isso em termos de empregabilidade julgo que não é o pior que se pode escolher.

Se queres tentar, acho que devias lutar contra o teu medo. Podes ter pena do animal, só não podes é deixar que isso influencie as tuas decisões. Agora se vires que não consegues vencer o teu medo, o melhor é tentares descobrir outra área onde consigas ser feliz. Se bem que eu ache que são poucos os que desistem por "não terem estômago"... Mas é capaz de haver um ou dois...
Só que, como já disse, é provável que consigas ultrapassar esse teu medo durante o curso. E por isso mesmo acho que devias tentar!!! =)
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo mar 08, 2009 8:44 pm

MissDays Escreveu:. Actualmente em Portugal julgo que todos os cursos de Veterinária já foram adaptados a Bolonha e agora já só existe o Mestrado Integrado e não a Licenciatura (ou seja, agora são 5 anos de estudo mais o estágio). =)
:lol: :roll:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
zorbita
Membro Veterano
Mensagens: 766
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

domingo mar 15, 2009 8:18 pm

Boa noite a todos!
Resolvi comentar este tópico porque também pretendo seguir a profissão de médico veterinário. Tenho 20 anos mas ainda estou a acabr o 12º ano, ou melhor a temida matemática :evil: ...mas penso que este ano sera de vez 8) ...
Desde pequena que sempre adorei animais, ja tive todo o tipo de animais em casa :) e sempre falei desde a primária em ser veterinária...
Já tirei um curso de auxilar de veterinaria que aprendi muito e gustei muito de o fazer :wink:
Mas tenho um grande entrave que provavelmente não me premitirá seguir a profissão´é que tenho bronquite crónica :( ...Todas as pessoas em que falo do assunto me aconcelham a não seguir veterinaria, porque lidar com os animais (pelos, penas, etc) pode agravar a minha doença e despertar mais crises :? ...brevemente vou ter uma consulta com o meu pneumologista e vou falar do assunto e logo se vê :( .

Mas em relação ao que tem sido falado, concordo plenamente,eu acho que se gosta deve-se tentar e não ir para outro curso qualquer e ficar-se sempre a pensar que gostaria mesmo era de ter sido outra coisa...eu acho que a saralituh devia tentar, se depois achar que aquilo não é para ela e que não consegue lidar mesmo com sangue, etc, desiste e tenta algo que goste mais, mas aconcelho a tentar :)

obrigada por terem ouvido a minha historia :wink: e espero ter ajudado :wink:

Sara :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
Localização: 0.2.0 eublepharis macularius
0.0.1 pantherophis guttata

sexta mar 20, 2009 1:06 am

Se tem 20 anos e ainda tá a tentar fazer a matematica do 12º não me parece sequer que consiga ter media para entrar... mas espera mais 3 anos e vai ver que há "novas oportunidades". cumps
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”