gostava de ser veterinaria, mas...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
pifo
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Localização: Tobias & Gaspar

sábado mar 21, 2009 10:03 am

Bom dia!

Li com interesse o tópico e continua a espantar-me o romantismo que a profissão de veterinário ainda tem associado.
E como a premissa "gosto de animais, choro por eles" resulta num "quero ser veterinário", apesar de não haver correlação alguma entre estas duas frases.
Ou, perdoem-me a franqueza, como é possível sequer alguém que não consegue terminar matemática no 12º ano, continue a acalentar a esperança de tirar um curso exigente como é o de Medicina Veterinária.

Vamos deixar de viver no 'Reino Mágico do Pequeno Pónei'?

Então, para quem considera a hipótese de ser veterinário, atente bem:

1. Tem pais ricos?
Infelizmente, viver da veterinária em Portugal não está bom para ninguém. Se os donos das clínicas andam aí no desespero, imaginem quem trabalha para eles. O ordenado médio dum vet em Portugal ronda os 800€, sem contrato e a recibo verde. Logo, se quiser ter comida na mesa, terá de investir num espaço próprio. Ora, considerando que em Portugal já existem cerca de 800 clínicas, lugar para abrir qualquer coisa, só nas Berlengas e tratar das gaivotas. Portanto, é bom que os pais ajudem, pelo menos nos primeiros 1000 anos de trabalho.

2. Tem fraque?
Pois, isto pode parecer estranho, mas é bom que também tenha uma cartola, para se poder armar em cobrador e tentar que lhe paguem pelo trabalho. Desconfie acima de tudo dos 'amiguinhos' dos animais. Estão sempre preparados para dar o golpe, usando da mais pura chantagem emocional, esquecendo-se que os vets também têm família para alimentar.

3. Tem paciência?
O que une vets e pediatras? O secreto desejo que donos e pais não acompanhem os seus animais (ou filhos) na consulta.

4. Tem vida social?
Então esqueça. Em vet há hora de entrada, apenas e só.

5. Procura reconhecimento?
Ahahahahahahahahahahahahahahahah!!!!! :lol:

E podia continuar por muitas coisas, mas já me deprimi o suficiente...

E ir para África?
Mas porquê?

Agora, esta parte é (mais) séria: existem em Portugal 5000 veterinários. Não é, de todo, uma área de trabalho em que a procura se mantenha alta. Se tem outras opções, considere-as verdadeiramente. Amor e uma cabana nunca foi um bom modo de vida.
Cumps ;)
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado mar 21, 2009 11:21 am

JaimeSousa Escreveu:Se tem 20 anos e ainda tá a tentar fazer a matematica do 12º não me parece sequer que consiga ter media para entrar... mas espera mais 3 anos e vai ver que há "novas oportunidades". cumps
Para ser um profissional mediocre ? Não é bom para ele nem mpara quem ele ira tratar. Se tem problemas com matemática é uma perda de tempo pensar sequr em ir para medicina veterinária a menos que tenha pais ricos e vá tirar o curso no estrangeiro.

È duro ? Sim, mas é a verdade
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
JaimeSousa
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
Localização: 0.2.0 eublepharis macularius
0.0.1 pantherophis guttata

sábado mar 21, 2009 1:35 pm

Uma coisa é entrar, outra muito muito diferente é acabar :wink:
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado mar 21, 2009 2:06 pm

Será que a pessoa em questão sabe a média de entrada ? :?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
pifo
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Localização: Tobias & Gaspar

sábado mar 21, 2009 5:38 pm

TheGreatDane Escreveu:Será que a pessoa em questão sabe a média de entrada ? :?
Para quê?
Para ser vet basta gostar dos animais e ter chorado muito por eles em criança. :roll:
Cumps ;)
zorbita
Membro Veterano
Mensagens: 766
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sexta abr 10, 2009 9:12 pm

Ola a todos....
Sim tenho 20 anos e estou a a acabar o 12 ano e não quer dizer que por isso eu serei uma ma profissional e sei sim que as medias são altas mas existe faculdades privadas e não quer dizer por isso que as pessoas venham a ser maus profissionais...
Tenho noção do que a profissão é, do que se trata não estou a falar por falar...mas cada um tem as suas opiniões :wink:
Uma boa pascoa para todos
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
pifo
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Localização: Tobias & Gaspar

sexta abr 10, 2009 9:24 pm

zorbita Escreveu: mas existe faculdades privadas e não quer dizer por isso que as pessoas venham a ser maus profissionais...
E depois disto, nada mais há a dizer. Principalmente acerca de faculdades de medicina privadas.
É o dinheiro que conta, não o mérito.

E desculpe tornar a dizer, mas como pensa concluir um curso de exigência elevada como Medicina Veterinária, se não consegue concluir uma cadeira básica como Matemática 12º ano?
Tem ideia da proporção das coisas?

Mas se tem esse sonho (e dinheiro), força! Vá e persiga-o. Mas se fosse eu, aplicava-o em muitas coisas, nunca numa licenciatura em Veterinária, onde, já se disse, o futuro é tudo menos côr de rosa.
Cumps ;)
zorbita
Membro Veterano
Mensagens: 766
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sexta abr 10, 2009 9:42 pm

Sim tem toda a razão é bastante dificil o curso não estou a dizer que não e tento dificuldades a matemática também penso muito nisso...mas acho que quando se quer consegue-se...so achei interessante partilhar com voces a minha historia mas pronto peço desculpa alguma coisa...
São opiniões como disse :wink:
Boa noite..
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
CHGA
Membro Veterano
Mensagens: 323
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm
Localização: Quantos mais melhor!!!

sexta abr 10, 2009 11:04 pm

Já que estamos numa de partilhar sonhos de vida.. Entao tenho a confessar que tambem eu ando no 12º ano, na area de ciencias e tecnologias, mas eu gostava de ir para biologia marinha..
Talvez tambem seja mais um curso sem saida. e como dizia:
pifo Escreveu:Amor e uma cabana nunca foi um bom modo de vida.
.
Daí que provavelmente irei para uma area diferente, para um curso diferente, cujas expectativas sao a partida de maior sucesso no mercado de trabalho numa altura (€) dificil.
Mas fica aqui a partilha de que se não fosse por isso.. Nascia daqui um biologo marinho. Mas apesar de tudo continuarei um afixionado pela vida aquatica.

Cumps
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

sábado abr 11, 2009 3:48 pm

zorbita Escreveu:Sim tem toda a razão é bastante dificil o curso não estou a dizer que não e tento dificuldades a matemática também penso muito nisso...mas acho que quando se quer consegue-se...so achei interessante partilhar com voces a minha historia mas pronto peço desculpa alguma coisa...
São opiniões como disse :wink:
Boa noite..
Sara
Sara: se quer ser veterinária vá em frente. Eu já tenho um curso na gaveta porque ouvi opiniões mais pragmáticas e estudei algo que podia dar dinheiro mas que nunca me daria satisfação alguma. E por isso, por ter dado ouvidos a essas opiniões, aqui vou eu para a faculdade outra vez, com todo o desperdício de tempo e dinheiro que isso implica.
Vai ser difícil arranjar emprego? Mas em que área é que hoje em dia é fácil arranjar emprego? :lol: :lol: E actualmente (isso vai mudar muito em breve) não é dos piores cursos em termos de empregabilidade (dê uma vista de olhos aos relatórios de avaliação das várias faculdades de medicina veterinária, se ainda não o fez)
Ganha-se pouco? É verdade, tanto quanto sei. Mas cada um é que sabe o que prefere: mais dinheiro e menos satisfação, ou o inverso. Isso é algo muito pessoal que só a si lhe diz respeito. O máximo que se pode fazer é alertar para as baixas remunerações, tudo o que ultrapasse esse aviso já é interferência excessiva lol

Quanto à matemática, se sente que se esforçou ao máximo e que são dificuldades quase insuperáveis que sente com essa disciplina, vai ser um pouco complicado (admitindo que consegue entrar). Um pouco, porque a matemática é necessária, mas em veterinária são mais importantes outras coisas (química, sobretudo) e a matemática que aí se aplica é relativamente simples. Aliás as provas de ingresso não incluem matemática, por algum motivo é.
Mas, se se trata mais da falta de força de vontade para passa horas a praticar, então isso não é problema nenhum: basta treinar a sua auto-disciplina e dedicar-se muito mais.
A média é um problema, mas pode sempre melhorar notas. Não me cheira que as privadas, em cursos como este, sejam grande coisa, mas como não tenho a certeza... :roll: E se tiver a oportunidade de estudar no estrangeiro, então será óptimo.
O curso é de facto trabalhoso, mas conheço quem seja trabalhador-estudante, falte imenso às aulas, tenha pouco tempo livre para estudar e tem feito o curso sem reprovar e até com resultados muito razoáveis. Quem tem força de vontade consegue coisas inacreditáveis!

E gostar de animais está longe de ser tudo, mas ajuda. Pegando no exemplo que já aqui foi dado do pediatra... Um pediatra, pode saber muito de medicina, mas se não tem uma boa relação com as crianças, nunca será um excelente pediatra. Os donos dos animais percebem muito bem quando um vet não tem empatia pelos seus pacientes. Já encontrei vets brutos, que não mostravam carinho nenhum pelos animais. Nunca mais lá voltei.. E alguns até pareciam saber muito bem o que estavam a fazer. Simplesmente há os que também sabem o que estão a fazer, mas têm a mais-valia de o fazer de um modo mais agradável. E os clientes sabem que os há, é uma questão de procurar. Logo, veterinários que não gostam de animais.. Convem que sejam bons actores, para conseguir cativar a clientela :wink:

Boa sorte! Lembre-se que dificuldades há em todo o lado!

(Será que não me consigo exprimir sem recorrer ao testamento?? :twisted: :lol: )
zorbita
Membro Veterano
Mensagens: 766
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sábado abr 11, 2009 6:30 pm

Obrigada Chloes pela sua opinião...eu também concordo que a força de vontade é mesmo muito importante e quando se quer mesmo as coisas consegue-se mesmo :wink:

Quanto ao seu caso, se não se sente relaizado com o curso que tirou acho muito bem que tire outro, acho que temos que fazer algo que nos realize, custo o que custar :wink:
Boa tarde a todos...
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado abr 11, 2009 8:28 pm

Pena que esses relatorio de empregabilidade não refiram o salário médio de 600 euros...para quase 6 anos de estudo duro é de cair para o lado...nem refere que a pouca empregabilidade mal paga que existe dentro de 5 anos acaba com a quantidade assustadora de veterinarios que vai sair...todos os anos sairão mais que nos ultimos 20 anos juntos...mas enfim, eu é que sou pessimista e não sei do que falo... amor e uma cabana vale a pena...mesmo que implique viver com os papás até aos 40 anos e se calhar depois do casamento
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

domingo abr 12, 2009 3:39 pm

TheGreatDane Escreveu:Pena que esses relatorio de empregabilidade não refiram o salário médio de 600 euros...para quase 6 anos de estudo duro é de cair para o lado...nem refere que a pouca empregabilidade mal paga que existe dentro de 5 anos acaba com a quantidade assustadora de veterinarios que vai sair...todos os anos sairão mais que nos ultimos 20 anos juntos...mas enfim, eu é que sou pessimista e não sei do que falo... amor e uma cabana vale a pena...mesmo que implique viver com os papás até aos 40 anos e se calhar depois do casamento
TheGreatDane, tem razão para ser pessimista, e eu sei disso, em nenhum momento disse que essa área é o que está a dar, ou disse? Só me parece que todos falam como se só alguem muito ingénuo pudesse escolher veterinária. É que se seguirmos esse raciocínio, praticamente se pode dizer que quem concorre ao ensino superior é ingénuo, uma vez que, infelizmente, são muito poucos os cursos em que há garantia de estabilidade financeira a curto ou até a médio prazo (garantia não é o termo correcto, mas antes uma alta probabilidade, porque garantias só as tem verdadeiramente quem tem "amigos" 8) )

Quem dera a muitos que se formaram há pouco noutras áreas (inúmeras áreas!!) poder ganhar 600 euros a fazer algo relacionado com aquilo em que se formaram. Todos sabemos que tantos licenciados ficam-se por um salário ainda mais ridículo a trabalhar numa loja ou supermercado... E durante vários anos. Se todos decidirem que estudar o que gostam é atitude de adolescente romântico e procurarem cursos que ainda tenham saída (se é que há algum em que seja assim tão fácil obter rapidamente a estabilidade para "constituir família" antes dos 35... :roll: ) isso traria duas consequências: formar maus profissionais e acabar com a empregabilidade dessa áreas... E andaríamos assim, todos a perseguir os cursos que de momento dão dinheiro no curto prazo.

E fala em salários médios. Uns ganham mais porque tiveram sorte ou porque se esforçaram mais. Outros ganham menos porque não lutaram tanto ou porque tiveram azar. Na medicina veterinária e praticamente em qualquer outro curso... Não é assim? É triste, mas é a realidade. Vamos mas é todos para Austrália, que lá pelos vistos é que há reconhecimento para quem se mata a estudar :wink:

Uns preferem a cabana e o amor. Outros preferem uma mansão às custas da sua sanidade mental.. Cada um sabe de si.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 13, 2009 10:11 am

Eu acho que todos os conselhos são preciosos na altura de se escolher a profissão principalmente quando se é jovem e pouco experiente na vida e ainda dependente dos pais.

Se é verdade o que a Chloe diz, que nem todos os que escolhem veterinária são naives, não deixa de ser verdade que lendo os posts deste tópico se fica com a sensação de que algumas pessoas o serão e que encaram a profissão de uma forma demasiado "romântica" ou cor-de-rosa e que isso lhes vai trazer muitas decepções no futuro.
Por muito duros que os posts do Pifo e do GD sejam são abre-olhos e seria bom se as pessoas os encarassem como conselhos de quem está por dentro da realidade e não posts de mero "bota abaixo".
Evidentemente que quem está ALERTADO sobre estas dificuldades e mesmo assim decide ir avante para seguir a sua profissão de sonho merece apoio e incentivo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

segunda abr 13, 2009 12:12 pm

dinodane Escreveu:Por muito duros que os posts do Pifo e do GD sejam são abre-olhos e seria bom se as pessoas os encarassem como conselhos de quem está por dentro da realidade e não posts de mero "bota abaixo".
Muito sinceramente, os posts dos users em causa podem não ser de mero bota-abaixo, mas que o são em parte, são, e é isso que acho desnecessário. Que quem sabe alerte para as dificuldades acho muito positivo, mas quase ridicularizar quem quer estudar um curso porque é difícil, quando em quase todas as áreas há imensas dificuldades, acho excessivo. Há cursos bem piores do que este...


dinodane Escreveu:Evidentemente que quem está ALERTADO sobre estas dificuldades e mesmo assim decide ir avante para seguir a sua profissão de sonho merece apoio e incentivo.
Ora aí está, é essa a sua posição e a minha também.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”