Aceito Sugestões

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Perdigueiro Português! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: I_Pereira, FAbarm

Responder
CarpemDiem
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm

sexta fev 26, 2010 1:21 pm

Olá a todos,

Este natal decidi ir à Ass. Protecção de animais da minha zona adoptar mais um amigo de 4 patas.

Tenho já um cão de 4 anos que adoro mas achei que necessitava de companhia para não sofrer tanto com as minhas ausências e então lá fui.

Não estava à espera de raça especifica, nem idade mas tinha preferência por uma cadela.

Depois de ver, infelizmente, muitas deparei-me com uma cadela super meiga que, por um acaso, é uma perdigueira e que me conquistou ao 1.º contacto.

Sei que tomei a decisão de uma forma emotiva e, se calhar, sem pensar muito bem nas especificidades da raça que não conheço.

É aqui que preciso da vossa ajuda, caso a possam e queiram dar.

A Kika, é assim o seu nome, é uma cadela super meiga. O meu filho de 2 anos é um apaixonado por ela. No entano, é um pouco destrutiva.

Temos quintal mas eles dormem dentro de casa e tem destruido algumas coisas, para além de fazer xixi em sitios indevidos à noite.

O pior é que já é adulta, tem 6 anos, pelo que não sei o que fazer para a educar de forma a mudar alguns comportamentos. Poderiam ajudar-me a perceber a raça que, tipicamente é um cão de caça

Estou muito satisfeita com a opção que tomei. Só gostaria de melhorar alguns comportamentos. Podem ajudar-me?

Desculpem o testamento para era para enquadrar o pedido.

Bjs
mmcm1977
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: quinta fev 24, 2011 10:23 am

quarta jan 11, 2012 4:21 pm

Se calhar o melhor é passar a dormir no quintal. A minha cadela também faz xixi em todo o lado, mas na rua. Ainda lhe fiz um tratamento no início de a ter porque poderia ser alguma infecção urinária, mas conclui que não, deve ser mesmo para marcar o território. Quanto à destruição, o meu quintal tb está cheio de buracos e de vez enquando lá vai uma peça de roupa do estendal parar ao chão. Como não a apanho em "flagrante delito" não consigo fazer-lhe ver que é errado fazer isso.
Coloque o tópico no forum geral dos cães.
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta jan 11, 2012 5:17 pm

Vi o que transcrevo a seguir, no site http://www.perdigueiroportugues.com/home/default.htm
BREVE RESUMO HISTÓRICO
O Perdigueiro Português tem origem na Península Ibérica a partir do antigo Perdigueiro Peninsular, tronco comum a outras raças de cães de parar; resulta da conjugação de um processo de adaptação ao clima, terreno e tipo de caça e de factores de selecção introduzidos pela especificidade sociocultural do povo português, que o vem criando com fins venatórios há séculos.
A sua existência está documentada em Portugal pelo menos desde o século XII. No século XIV era conhecido como "podengo de mostra" evidenciando já a possibilidade de parar perante a caça; era criado nos canis reais e da nobreza e utilizado na caça de altanaria. No século XVI, já designado como perdigueiro, era comum o seu uso pelas classes populares.
A fixação das actuais características e sua difusão por parte de um grupo de criadores e caçadores tem início no primeiro quartel do século XX.

Comportamento - Carácter: Extremamente meigo e afectivo, resistente, dotado de grande capacidade de sofrimento e entrega. Calmo e bastante sociável mas um tanto petulante para os da sua igualha. Curioso por natureza, trabalha com persistência e vivacidade. Nada egoísta, tem sempre em vista servir o caçador, com o qual mantém permanente contacto.
não sei se responde às suas dúvidas mas talvez seja uma ajuda
CarpemDiem
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm

quarta jan 11, 2012 7:10 pm

Olá a todos,

Em 1.º lugar quero agradecer a quem respondeu ao meu pedido tentando ajudar.

Quero informar que com a Kika está tudo bem :D

Se inicialmente estava preocupada com certos comportamentos dela, posso dizer que agora já são passado.

É uma cadela super, hiper meiga, muito calma e, de uma forma geral, obediente pelo que estou muito satisfeita com a opção que tomei. :)

No momento, pensei mais com o coração do que com a razão mas agora verifico que o coração fala sempre mais alto. :)

Obrigado a todos e ADOPTEM SEMPRE!

Eles merecem e nós ganhamos um amigo para a vida :P

Bjs
Responder

Voltar para “Perdigueiro Português”