O Cachorro na Rotunda...

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jul 24, 2011 1:34 am

Uma da manhã. Eu e o companheiro regressávamos a casa depois de um cafezinho de fim de semana, seguidos por um amigo noutro carro, que passava por nossa casa para levar a máquina fotográfica emprestada.
Quase a chegar a casa, na rotunda maior, somos obrigados a travar para não atropelar um cachorro castanho, assustadíssimo, com ar de cocker.
Seguimos viagem mas o pensamento vai crescendo. "Aquele cachorro, ali assim, vai acabar por ser atropelado."
Chegados a casa, damos a máquina ao nosso amigo, despedimo-nos... e voltamos ao carro. As probabilidades são poucas, mas vamos voltar à rotunda, só por descargo de consciência.

Chegádos à rotunda, a dúvida. Por que estrada terá seguido o cachorro? Andamos às voltas pensando, até reparar numa mancha castanha, ali mesmo na rotundo, no sítio de há pouco.
Paramos o carro, saio, abaixo-me, falo mansinho... o cão assustadíssimo ladra, não deixa chegar perto. Deixo-me estar abaixada falando meigamente... lá se levanta o cachorro, parece que vai fugir mas não, dá meia volta, vem ter comigo, cheira-me a mão, deixa-me afagá-lo, em poucos minutos está ao meu colo, tentando lamber-me a cara.

Lá voltamos nós para casa, com um cachorro lindíssimo, cor de chocolate, com olhos âmbar e orelhas enormes. Mas um cachorro que é um esqueleto, tenho medo de o magoar só ao segurá-lo, está cheio de feridas, o pelo uma lástima...

Vai o meu companheiro à frente para trancar a cadela e o gato num quarto, para não terem acesso a este estranho, que sabe-se lá se terá doenças... Pomos uma tigela de ração e comida de lata à frente do cachorro. É ve-lo comer e beber durante longo tempo...
O cachorro tresanda mesmo, a banhoca não espera muito tempo. Depois da banhoca come mais, bebe mais, limpam-se as feridas com betadine, quando estiver bem seco há-de levar uma pipeta. O cachorro tem falhas de pelo, escamas, feridas... será isto tudo o resultado da subnutrição ou terá alguma doença?

O pequenino não saiu daquela rotunda. A nossa aposta é que terá sido abandonado ali. Não tem mais de três, quatro meses e é de uma meiguice extrema, mas está muito subnutrido e assustado.

Conclusão.
Tenho um cachorro trancado na casa do forno. Tem uma caixa com mantinha, comida, água, sossego. Daqui a bocadinho vou ver como ele está.

Não estou a criar este tópico para pedir qualquer tipo de ajuda monetária.
Segunda feira ele vai ao vet, e a partir do que o vet disser, se farão decisões.

Mas também não temos meios para adoptar mais nenhum cão, ainda mais um cão que pode estar doente e precisar de despesas veterinárias.
Por outro lado, o cão também ainda não está em condições de ser adoptado, por isso este tópico não esta (ainda) no fórum das adopções.

O que eu queria era tão somente... conselhos!
Que cuidados ter com um animal em estado tão debilitado? O que fazer para o aliviar até ele ir ao vet segunda feira? Os sintomas que ele aparenta assemelham-se a alguma doença comum? Que cuidados de higiene devo ter ao alternar contacto com ele e os meus animais? Etc.

Desde já obrigada.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jul 24, 2011 2:50 am

Marianamar, o que pede, conselhos, não tenho para lhe dar. A não ser reforçar o que já fez: que mantenha o cachorro como o tem agora, abrigado, resguardado, nutrido, até à consulta de segunda-feira.

Nestes estranhos tempos que correm, não se pode dizer bem-hajam, parabéns pela vossa atitude, etc., etc. É mal-visto. Soa a lamechice. Tresanda a sentimentalismo. Mas o que fizeram, pouca gente faz. Por isso, vou dizer que fizeram bem em voltar para trás. Para esse cachorro, fez toda a diferença. Para vocês, também. Ficamos a aguardar notícias.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jul 24, 2011 3:06 am

Obrigada Tassebem. Tínhamos de voltar atrás. Conhecendo-me, se não o fizesse ia ficar a pensar nisso a semana toda. Ficar mais de dez minutos a ver aquele bicho comer, já valeu a pena.

Ele comeu mais do dobro da dose diária de ração que costumo dar à minha cadela em menos de uma hora... Deixei mais um bocadinho de ração mas não quero exagerar, sei lá...
Comida a mais, assim de repente, depois de tão longo período de fome, também lhe pode fazer mal, não é?

O betadine líquido será a melhor coisa para lhe limpar as feridas?
Não parecem ser feridas infrigidas, parece simplesmente que a pele secou, rachou e sangrou.

Coisa estranha, o cachorro não parece ter uma única pulga ou carraça. Ainda assim meti a pipeta de Frontline.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jul 24, 2011 3:26 am

Marianamar, só posso repetir como minhas as palavras da Tassebem.

E acrescento qualquer coisa de mais imediato: não dê comida em excesso ao cachorro. Vá-lhe dando pequenas quantidades ao longo do dia, três vezes. E sempre muita água à disposição, claro.

Estou em crer que essas feridas que ele apresenta serão as que um cão faz quando vive em péssimas condições e sem comida capaz à disposição, mas só o veterinário poderá dizer do que se trata, evidentemente. Como pode haver aí algum tipo de sarna, será melhor lavar bem as mãos depois de tratar do cachorro e usar um avental ou uma bata que possa tirar quando sair de junto dele.

E como me estou borrifando para o "parece mal" e quero lá saber que me chamem lamechas e sentimental, bem-hajam por terem ouvido o vosso coração. Se o mal desse cachorro for só fome e falta de amor, ele retribuir-vos-á multiplicado tudo o que lhe derem agora. Pode crer.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
havana
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm
Localização: 1 cadela, 2 gatas, 2 tartarugas

domingo jul 24, 2011 10:00 am

Pois como foi dito atras não há muito mais a fazer, só o vet poderá dizer se o que lhe falta é conforto, amor, comida e água ou se é mais alguma coisa.
E como eu tb me estou a barimbar, aqui vai, ainda bem que o fizeram, o bichinho mais tarde ou mais tarde ou mais cedo seria atropelado.
Agora em questão da comida tb concordo pouco de cada vez que o estomago não está preparado para receber tanta comida ao mesmo tempo.
De resto é deixá-lo descansar e dar carinho.
E claro que queremos noticias do rapaz assim que possível. :wink:
perapado
Membro Veterano
Mensagens: 4001
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

domingo jul 24, 2011 10:03 am

Enfim... é só tristezas :|

Obrigada Marianamar.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jul 24, 2011 11:26 am

E pronto. Esta amanhã abri a porta da casa do forno (que para quem não sabe, é um quarto com forno e utensílios de madeira próprios para cozinhar pão ou um bom leitão à Bairrada) para encontrar um cachorrão matulão de olhos amarelos postos em mim.
Eu vou pra cozinha, ele vai pra cozinha. Vou à casa de banho, ele vai à casa de banho. Sento-me, ele senta-se pasmado a olhar pra mim. Ai isto vai ser lindo vai...

E encontrei um cachorro barrigudo. Foi um erro, mas acho que exagerámos na dose ontem... A magreza ainda se nota pelo corpo todo, mas naquela barriguinha não cabe mais nada! A taça cheia de água também foi toda durante a noite, e mais deixei, mais bebeu... pobre bichinho.

Já fez "assuntos sérios" no jornal que deixei no chão, pareceram-me bem mas podiam ser um bocadinho mais sólidos, hoje já não come tanta latinha como ontem.

Ele tem muita comichão nas feridas, e há uma na orelha que está em sangue. Será o betadine o mais indicado para a limpar?

De resto é um cachorro muito engraçado, muito peralta, de patas gigantes e focinho comprido, com orelhas grandes caídas. Tem uma maneira muito particular de ganir quando o deixamos sozinho, com voz grave em vez de aguda, parece murmurar. É brincalhão, simpático, mas parece também muito calmo.

Escondeu-se da vassoura quando me viu com ela na mão, por isso aposto que já teve uma família, e que já conheceu uma vassourada nas costas... Da minha parte, ia só mesmo varrer o espacinho dele.

A Tuchinha anda numa roda viva a cheirar tudo, corre para cima e para baixo, agitada. Por mais habituada que estivesse a viver com outros cães no canil, agora é a princesa da casa, e todos os membros do seu reino têm de ser devidamente inspecionados e aprovados.

O cachorro ainda não tem nome...
O aspecto geral dele lembra imenso um cão de caça de grande porte.
Logo à noite vamos buscar a máquina fotográfica que emprestamos ao nosso amigo, e depois fotografamos esse patudo fofo.
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

domingo jul 24, 2011 11:42 am

Ficamos à espera das fotos, somos todos uns cuscos 8)
Marianamar: É lamechas mas cá vai: Parabéns pela sua boa acção :D
S&oacute;nia
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jul 24, 2011 11:57 am

Essas feridas e as orelhas em sangue podem ser de leishmaniose. :( Vá limpando como até aqui e amanhã o veterinário logo lhe indicará o que fazer e como.

Já agora: que idade aparenta o cachorro?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Mensagens: 2096
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

domingo jul 24, 2011 3:36 pm

Mariana, só agora vi este tópico e, como sou uma "ganda" lamechas, parabéns pelo teu gesto. :wink:

Deus queira que o rapaz esteja bem de saúde e tudo não passe de sub-nutrição e "abandono". Queremos umas fotos do rapaz e ... claro que notícias. :D

Boa sorte. :D
havana
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm
Localização: 1 cadela, 2 gatas, 2 tartarugas

domingo jul 24, 2011 5:48 pm

Marianamar, o betadine não lhe faz mal nenhum, mesmo que ele consiga lamber não há problema, vamos fazer figas que esteja bem, afinal ainda tem muita vida pela frente.
Ficamos então à espera das fotos.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jul 24, 2011 6:13 pm

LuluB, eu diria que não tem muito mais de três meses. É um matulão mas parece ser muito novinho. Espero mesmo que não seja isso... espero que seja uma sarna, mas não isso...

Fotos só à noite, quando formos buscar a máguina. O garoto é demais. Já falei com o canil/associação local (a tal de onde trouxe a Tuchinha) que me vão ajudar com o vet e pôr o cachorro para adopção quando chegar o momento mas... vai doer x)
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jul 24, 2011 6:27 pm

É a descrição exacta do aspecto dele :?

Sobre a leishmaniose:

"Quais são os sinais clínicos mais comuns?

O primeiro sinal clínico mais habitual é a perda de pêlo, sobretudo em redor dos olhos, nariz, boca e orelhas. À medida que a doença progride, o cão perde peso. É habitual o desenvolvimento de uma dermatite ulcerativa que se pode dissemniar por toda a superfície corporal do cão. São também habituais feridas da pele, na cabeça e membros, principalmente nas áreas que contactam com o chão quando o cão está sentado ou deitado. Numa fase mais avançada, começam a observar-se sinais relacionados com a insuficiência renal crónica, que entretanto se desenvolve."

in http://www.scalibor.pt/leishmaniose/preguntas.asp


Caso se confirme e ele tenha mesmo leishmaniose, há o risco de a transmitir à minha cadela? Tenho lavado as mãos e desinfectado com álcool depois de mexer nele... será suficiente?

Mal posso esperar pela consulta de amanhã...
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jul 24, 2011 6:36 pm

Por outro lado, também não é assim tão diferente disto...

Sobre a sarna demodécica:

"4 – TIPOS DE DEMODICOSE: A doença manifesta-se sob duas formas clínicas:

a) Demodicose localizada: Caracteriza-se por uma ou duas áreas alopécicas delimitadas, pequenas, com graus variados de eritema, escamosas e hiperpigmentadas. Não são frequentes o prurido e a piodermite secundária. As lesões situam-se normalmente na cabeça, pescoço e membros anteriores, mas podem eventualmente aparecer noutras regiões do corpo do animal.

b) Demodicose generalizada: Surge, em princípio, em animais de raça pura com idade inferior a um ano e meio. Aproximadamente 10% das lesões de demodicose localizada podem, gradualmente ou rapidamente, dar origem a um quadro de demodicose generalizada.

Observa-se alopécia difusa, eritema, edema, seborreia, crostas e piodermite secundária. A piodermite pode apresentar-se moderada e superficial ou severa e profunda com furunculose e celulite. Prurido e linfadenopatia generalizada estão normalmente associados."

http://www.hvp.pt/2010/01/25/sarna-demodecica-canina/


Bom, estou-me a torturar para nada. Só as análises e avaliação do veterinário poderão dizer alguma coisa. Vou lá abaixo ver como ele está e aproveitar o prazer de o ver comer.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jul 24, 2011 6:48 pm

marianamar Escreveu:...Bom, estou-me a torturar para nada. Só as análises e avaliação do veterinário poderão dizer alguma coisa. Vou lá abaixo ver como ele está e aproveitar o prazer de o ver comer.
Exactamente. :) Não vale a pena sofrer por antecipação.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”