Podengo Ibicenco

Podengo Ibicenco

Curiosidades

Este cão tem uma esperança média de via notável, que pode alcançar os 17 anos de idade. Não se registam doenças comuns à espécie, pelo que ela é considerada extremamente saudável.

O seu pêlo necessita de uma escovagem diária, e convém limpar ocasionalmente o interior das suas orelhas, por forma a evitar infecções futuras.

O Podenco Ibicenco adapta-se bem a viver num apartamento, mas é preferível que tenha acesso a um jardim cercado. Note-se que a cerca deverá ser alta, porque estes cães conseguem saltar até 2,5 m de uma posição parada!

Necessitam de bastante exercício físico, aproximadamente duas horas por dia.

Temperamento

Este é um cão de companhia dócil, amigo das crianças, e muito obediente aos seus donos. São cães limpos, calmos e gentis que apreciam muito a companhia da família e necessitam de ser integrados nela.

Possuem uma audição sensível e reagem mal a tons de voz severos, porque não têm uma natureza agressiva e são, aliás, algo sensíveis.

Perante estranhos são reservados, pelo que é aconselhável que durante o seu crescimento sejam socializados o mais possível por forma a perderem esta “timidez”.

São brincalhões e alegres e adoram participar em jogos ou desafios. Preservam ainda os instintos de cão de caça que utilizam para localizar pequenos animais e, se possível, persegui-los insistentemente.

Descrição

Este atlético cão mede entre 59-69cm (machos) na cernelha e entre 56 e os 65 cm (fêmeas), e o seu peso ronda os 22,7 kg, nos machos e cerca de 20,2 kg nas fêmeas.

A sua pelagem difere porque existem três variedades desta raça: pêlo macio, áspero e comprido. As cores permitidas para as três são o branco uniforme, castanho ou leão. A cabeça é comprida e fina e o crânio é achatado com occipital saliente. O chanfro é pouco pronunciando e o focinho é longo.

Os olhos oblíquos são de cor âmbar claro e as orelhas são grandes, finas, rijas e muito móveis. A sua silhueta elegante e nobre, revela agilidade física e robustez de construção. O pescoço é ligeiramente arqueado e musculoso, e o peito é profundo, estreito e longo. A cernelha é bem cinzelada e o dorso é nivelado. A garupa é magra e os membros são verticais e simétricos e a cauda é fina de inserção baixa.

História

Natural de Ibiza, o Podenco Ibicenco é igualmente conhecido pelo nome Ibizan Hound ou ca Eivessenc. Não se sabe ao certo qual a data da sua origem, mas os artefactos egípcios encontrados nos túmulos dos faraós, e as gravuras descobertas nas paredes das pirâmides, assemelham-se muito ao Podenco Ibicenco. A alguns historiadores são da opinião que este cão é o “Anubis”, “O Cão de Guarda dos Mortos”, representado numa estátua encontrada no túmulo do Tutankhamon, em 1922. De facto, ou esta é uma linhagem ancestral que gozou de particular prestígio, ou descendeu do Pharaod Hound, ou Cão dos Faraós. As semelhanças entre os dois são evidentes, se bem que o Podenco é maior e a coloração da sua pelagem é variada.

Muitos autores consideram-no uma das raças mais antigas que existe, mas as datas que propõem para o seu aparecimento variam. A mais aceite aponta para 3400 a.C.

A sua existência na ilha de Ibiza tem provavelmente lugar quando os comerciantes Fenícios levaram estes cães para a região onde eram utilizados para a caça miúda (coelhos, etc), uma vez que eram rápidos e capazes de trilhar qualquer terreno acidentado.

Naqueles tempo, as populações locais precisavam deste tipo de cães para garantir a sua subsistência, pelo que ele rapidamente se difundiu nas ilhas Baleares.

Esta raça desenvolveu-se naturalmente tendo sido importada pelos EUA por volta de 1956, para Rhode Island, onde se desenvolveu consideravelmente.

Foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Club americano em 1979